18 de março de 2013

Pitacos do dia seguinte

- A F1 enfrentou um final de semana atípico nesta época do ano em Melbourne, na Austrália. Chuva e muito vento no sábado, culminando com um domingo cinzento, carregado de nuvens escuras.Um tempo frio que acabou tornando a luta pela vitória uma disputa tática. Nessas condições quem acabou se dando bem foi a Lotus, com Kimi Raikkonen. O time negro arriscou e se deu bem, mas é importante que se diga, Raikkonen fez a estratégia funcionar.

- Na Ferrari o clima é de otimismo. O novo modelo F138 mostrou que em condições de corrida, vai bem obrigado. Porém, assim como a Red Bull, o carro italiano também sofreu com a baixa temperatura da pista e a consequente degradação acentuada dos pneus. Por outro lado, analisando a situação do ponto de vista macro, com os resultados conquistados por Alonso e Massa, a tradicional escuderia italiana volta a liderar o Mundial de Construtores, após longo e tenebroso inverno.

- Pelas bandas do time rubrotaurino, é importante notar o trabalho de Adrian Newey. O mago da aerodinâmica concebeu um modelo muito forte, principalmente em condição de classificação. É natural que em pouco tempo o mago consiga encontrar soluções para reduzir o consumo de pneus. Alguém duvida?

- Merece destaque a bela performance da Force India. Adrian Sutil comprovou mais uma vez seu talento para conduzir um F1 ao terminar a prova na sétima posição. Seu parceiro de equipe, Paul di Resta, apareceu logo a seguir, em oitavo.

- As decepções ficaram por conta da Mercedes, Williams e McLaren.

- Ainda que Hamilton tenha terminado sua corrida de estréia na Mercedes em quinto, esperava-se bem mais. Rosberguinho, parceiro de equipe, ficou pelo caminho com problemas no seu carro.

- Na Williams o novo conceito utilizado no carro, com a renovação de 80%  em relação ao modelo de 2012, principalmente com miniaturização da caixa de câmbio, indica um retrocesso no time de Grove. Para ajudar, Maldonado continua a vaca brava de sempre e Bottas ainda é inexperiente.

- Por fim a decepção na McLaren. Um modelo que indicava ser bem nascido, se mostrou muito deficiente. O nono lugar conquistado por Jenson Button é muito pouco para uma equipe do tamanho da McLaren. É evidente que o time de Woking possui condições financeiras e tecnológicas de buscar a recuperação, no entanto um começo claudicante num campeonato como esse, pode comprometer toda a temporada.

- Para fechar, vale chamar a atenção  para o brilhante desempenho de Jules Bianchi. Mesmo a bordo de uma carroça, o francês além de terminar a corrida uma volta a frente do companheiro de equipe, cravou simplesmente a 11ª melhor volta da prova, um feito e tanto pelo carro que tem a disposição, uma Marussia.

6 comentários:

Diego Trindade disse...

Ainda bem que foi o Kimi que venceu e não o Alonso!
Revista Speed de Março no ar http://speedrevista.wordpress.com/2013/03/12/speed-9-marco-2013/

Ron Groo disse...

Decepção é pouco... Willimas, Mercedes e Mclata foram abaixo de qualquer expectativa ruim.

Apos o treino o Maldonado tinha dito que o carro era mesmo ruim, mas não pensava que era tanto.

Anônimo disse...

Sem duvidas , este final de semana nao da para fazer comparativos ainda sobre as equipes como red bul, ferrari e as outras que lutam por vitorias ,o clima nao favoreceu e ainda e cedo pra analizar , mas red bul , ainda esta um passo a frente das demais , seguida da ferrari , e lotus , mas o que mais impolgou foi o renascimento do massa , outra dispisiçao pra guiar , o que faltou foi estrategia , por parte da ferrari que como sempre favorece , o alonso , mas o massa mostrou que este ano , vai ser osso duro para o espanhol , se a ferrari quisesse teria ganhado aquela corrida com o massa , vamos ver ate aonde isso vai .

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Cade o carro maravilhoso da sauber do ano passado ?

Marcelonso disse...

Pois é Carlos, a Sauber é mais uma que ficou devendo. No entanto será preciso mais algumas corridas para termos uma melhor noção do equilibrio.

Quanto a Massa, concordo que ele está melhor. Mas como disse acima, com Alonso por perto ele não tem chance. É triste, mas é a realidade.


abs