4 de agosto de 2013

A Lenda


Tazio Giorgio Nuvolari, também conhecido como Nivola é uma lenda do automobilismo. Seu estilo arrojado tanto nas duas quanto nas quatro rodas chamava a atenção. Nuvolari iniciou sua trajetória no esporte a motor aos 28 anos nas motos, em 1920. Quatro anos mais tarde, decidiu enveredar pelas quatro rodas, mas sem abandonar as motos. Entre as várias histórias sobre o estilo arrojado e maluco de Nivola, duas são particularmente interessantes.

A primeira delas, talvez a mais conhecida, foi quando o piloto italiano caiu feio e quebrou as duas pernas nos treinos livres para o GP de Monza de Motociclismo. Os médicos engessaram as duas pernas e logo avisaram que seria necessário um mês de recuperação para voltar a andar, pilotar motos estava fora de cogitação. Não para Nivola. No dia seguinte pediu aos seus mecânicos para que o amarrassem na moto e o agarrassem na chegada, o resto era com ele. Nuvolari não só ganhou a corrida, como também sagrou-se campeão.

A outra foi numa corrida contra seu maior adversário nas quatro rodas, Achille Varzi, na Mille Miglia, em 1930. Varzi liderava a prova à noite, controlando todos os seus adversários pelos faróis, tudo indicava que a vitória estava decidida, mas Nuvolari decidiu fazer mais uma das suas maluquices. O italiano desligou os faróis e passou a guiar as escuras. O truque deu certo, a pouco menos de 3 km da chegada, Nivola deixou Varzi para trás, acendeu os faróis e conta a lenda que ainda acenou para o rival...

6 comentários:

Ron Groo disse...

Esta dos faróis eu não conhecia.
Ri muito.

Anônimo disse...

... não conhecia a história de nenhuma das duas aí. A primeira eu acreditei porque um GP todos viram. Mas esta segunda... Mille Miglia... se colocassem, na segunda história, " O italiano desligou os faróis e passou a guiar as escuras... mas a noite estava clara, era de lua cheia ", aí dava para acreditar até porque, numa noite, huuummm, viajando rio-sampa - sentido Sampa para o Rio - meu pai ficou entusiasmado com o brilho do luar na estrada e, com segurança, desligou os faróis do Mavericão azul e por uns bons quilômetros andou as escuras. Lá, pelos lados de Cruzeiro e Queluz. O cara, Nuvolari, tinha olhos de felino se fosse noite de lua nova ?




M.C.

Marcelonso disse...

Bom, como alguém já disse : Se não é proibido é permitido.

Anônimo disse...

... Respostas estranhas.
Para o Lobisomem aí em cima, veja que coisa estranha. Lobisomem deveria aparecer, sim, na Lua Nova já que tudo fica mais escuro ! Pô, hoje em dia, com aqueles binóculos infravermelhos, visão noturna, mais uma AK-47 e as tradicionais balas de prata, tu tava ferrado, mermão ! Áuuuu !, Prá mim ! Começava só nos quartos traseiros e no traseiro.
Á Á Á uuuuuu ! Bang ! Bang ! Á uuu Ai ! Ai ! Á uuuu ! Ai !

resposta estranha 2. Marcelonso... É permitido não é proibido mas quem já leu um pouquinho sobre a corrida, e, principalmente, naquela época, era perigosíssima ! Chances de um sujeito passar por outro, à noite, de farol apagado, na Mille Miglia, das duas uma. Ou lua cheia com céu estrelado ou o carro da frente estava bem devagarinho, paquerando umas gatas perdidas na noite, sabe ? - coisa típica de italianos - . Por fim, para mim, que não sou curumim, inventaram para fazer crescer o mito do senhor Nivola.


M.C.

Marcelonso disse...

Who knows...

Anônimo disse...

http://www.conceptcarz.com/vehicle/z13395/Alfa-Romeo-8C-2900-Mille-Miglia.aspx


Taí a fera ! Ralph Lauren Collection. Um pouco de glamour na vida...

Valeu, Urtigão. Urtigão ? Pô... tu é véio... Gostava do Zé Buscapé. Era muito engraçado. Muito engraçado ! Um ótimo caipira.


http://www.youtube.com/watch?v=e3MFM3JScVw


M.C.