25 de fevereiro de 2014

Retrô - Origem

Em "tempos turbinados", eis o primeiro carro de F1 a utilizar um motor turbo. O modelo concebido pela Renault, batizado RS01, nascia com o objetivo de revolucionar a F1. No entanto, devido a série de problemas apresentados, o carro logo recebeu a alcunha de "bule de chá amarelo", em função das constantes explosões do revolucionário propulsor francês...

3 comentários:

Ron Groo disse...

Deste jeito ai não aquece. Será que o Newey não pensou nisto?

Douglas disse...

E esse bico lembrou a atual Ferrari.

Anônimo disse...

Vamos lá. 1977. Nenhuma equipe arriscou usar turbo. Só ela. Era revolucionário para aqueles anos. Equipe de fábrica, piloto francês. Terminou o campeonato em 18° com 'zeríssimo' ponto. Mas a Renault acreditava. 1978. ôpa ! 3 pontinhos e 12° lugar ! Uma droga mas valeu a pena. 1979. êpa ! Dois anos após a estréia, primeira vitória e 6° no mundial de construtores. Motor, sempre o V6 turbo. 1980. 4ª no mundial de construtores e 3 vitórias. 1981. 3ª no mundial. Não contava com um gênio que derrotou a Williams e a Renault com uma Brabham. Mas tinha outro no gênio no seu cockpit. Prost. 1982. 4 vitórias e terceira no mundial. Ferrari vai de V6 turbo e leva o mundial de construtores. BMW turbo 4 cil em linha estréia na Brabham e a Tolemam vem também de Hart turbo. Paciência começa a se esgotar. 1983. Gênio Piquet leva o título com BMW 4 cil em linha turbo. ATS também tem o BMW turbo. 2ª no mundial de construtores e 2ª no mundial de pilotos com Prost, evidentemente, a paciência se esgota. Lotus usa o turbo Renault. Williams usa o Honda turbo, o FW09. Até ALFA leva um turbão V8. Toleman de Hart turbo. 1984. Maioria usa turbo. Tchau, Ford-Cosworth. Bichão começa a sua entrada para a história. McLaren leva com Porsche turbo V6( que tive o privilégio de ver de perto graças ao fiscal 'amigo' e minha pentelhice, o GP inteiro indo encher o saco do cara. Voando na curva sul com o francês nariz torto pilotando e vencendo em Jacarepaguá, a primeira da temporada ). 1° e 2° lugares no mundial de pilotos. Lauda e Prost. Renault desce a ladeira. 5ª no mundial. 1985. Todos os bons vão de turbo. Renault é sétima nos construtores mas... A 1ª vitória de Senna foi com que motor mesmo ? RENAULT V6 TURBO ! 1986. Renault só fornece motores, uma das equipes a Lotus de... Senna ! 1987. Some mas os turbos mandam. Japas da Honda. 1988. Os turbos continuam dominando. E como ! O carro de outra galáxia ! McLaren ! 1989. Tchau, turbos. Até 2014. Não notaram nada. Quem começou com os turbos ? Apostou mesmo ! Foram 9 anos na pista !

Não menosprezo o atual motor campeão. Renault é fantástica ! A equipe foi bem na era turbo. Mas devo lembrar que os japoneses da Honda e da Toyota não chegaram nem perto do sucesso da Renault como equipe em outras épocas ! òvio, como fornecedoras, sim. Porsche nem se atreve a colocar um bólido da marca. Coragem.

M.uito C.orajosa( esta Renault )