10 de junho de 2014

Retrô - Stewart e Cévert


Durante três temporadas ( 1971 a 1973), Jackie Stewart e François Cévert formaram uma bela dupla na saudosa equipe Tyrrel.

O piloto francês tinha muito respeito e lealdade a Stewart. Nesse período, Stewart conquistou dois campeonatos (1971 e 1973), enquanto Cévert venceu apenas uma única corrida em 1971, no circuito de Watkins Glen (EUA).

Após a conquista do tricampeonato em 1973, Jackie Stewart estava decidido a abandonar a categoria. A decisão estava tomada e seria anunciada na última corrida da temporada. Corrida essa que marcaria a 100ª corrida do escocês voador.


Pois bem, na última prova da categoria, em Watkins Glen, a festa de despedida de Stewart estava preparada. Tudo indicava que o caminho estaria aberto para Cévert...

Mas nos treinos livres, durante uma volta rápida, Cévert perdeu o controle de seu carro, decolou e acertou o guard-rail a mais de 250km/h - foi um dos piores acidentes já vistos na F-1. O piloto francês morreu degolado.

No dia seguinte, em sinal de luto, a equipe Tyrrel retirou seus carros da corrida, e Jackie Stewart anunciou que não correria mais na F1.

Um comentário:

Thomas disse...

PQP! Que época espetacular essa dos anos 70. Pra mim, umas das melhores senão a melhor! Mas, não é essa a pauta.

E que temporada fabulosa da Tyrrel essa ai de 71 na conquista dos títulos de pilotos e construtores? Simplesmente genial!

Existia uma brincadeira no paddock a respeito da "aposentadoria" do Stewart. Onde Stewart, dizia que Cevert, estava "espalhando" inverdades sobre sua suposta "aposentadoria", pois essa, era a única forma de Cervert ser campeão. E Cevert contra-argumentava dizendo que, mesmo com ou sem Stewart, ele seria campeão.

Ai aconteceu esse acidente aqui relatado e, mais um piloto que não teve tempo de mostrar todo o seu talento. Lamentável.