23 de junho de 2014

Zeltweg (4) - Pitacos do dia seguinte

Nico Rosberg sprays the champagne onto his Mercedes team below the podium
Ontem em terras austríacas deu a lógica. Mercedes na frente, com Nico Rosberg.

Mas dessa vez não foi tão fácil. Com rendimento similar entre os carros de Mercedes e Williams, os estrategistas de ambas equipes travaram um duelo interessante.

Na primeira parada a Mercedes resolveu arriscar, chamando Nico Rosberg para os boxes três voltas antes dos carros da Williams, que até então seguiam em primeiro e segundo, com Massa e Bottas respectivamente. Logo depois foi a vez de Lewis Hamilton.

A estratégia funcionou. Ao final da primeira rodada de paradas Nico Rosberg pulava para a ponta, e Lewis Hamilton para segundo.

Ainda que os carros seguissem muito próximos durante toda a prova, a corrida acabou decidida nesta primeira parada.

Na Williams, mesmo largando na pole, Felipe Massa novamente ficou devendo. A quarta colocação teve um gosto amargo. Até porque, coube ao parceiro de escuderia Valtteri Bottas, a honra de subir ao pódio, na terceira posição.

É preciso reconhecer, Felipe Massa ainda que seja veloz, não mantém a consistência necessária para quem deseja andar entre os ponteiros, e para piorar encontra uma dificuldade enorme para realizar ultrapassagens rapidamente. Enquanto Rosberg, Hamilton e Bottas superavam rapidamente Sergio Pérez, o piloto brasileiro ficava encaixotado atrás do mexicano. Assim fica difícil...

Por fim quem se deu bem nessa história toda foi Nico Rosberg. O jovem alemão emplaca a terceira vitória na temporada, abre 29 pontos de vantagem para seu parceiro de equipe e de quebra joga mais pressão na cabeça complicada de Lewis Hamilton.

Volto a dizer, a meu ver Hamilton é mais piloto que Rosberg, no entanto, o fato de não saber lidar com a pressão como seu parceiro o faz, compromete a sua performance.


3 comentários:

Richard disse...

Sem teoria da conspiração, mas novamente a Mercedes "deu" a vitória ao Rosberg, pois novamente as paradas do Hamilton foram "lentas" em relação ao Rosberg, onde essa diferença contou e muito, pois equipamentos iguais e uma pista sem pontos de ultrapassagem, ficou muito mais complicado.
Essa é a minha opinião.
Ah Hamilton deu uma entrevista dizendo que deveria melhorar seu posicionamento no pit stop, mas na minha humilde opinião foi somente um pano quente pra não ....

Thomas disse...

Coitadinho do Felipe, é muito fraquinho... tadinho.

Também acho que o Hamilton é mais piloto que o Rosberg... mas não é muito mais não.

Existe agora uma diferença de 29 pontos entre os protagonistas, e Hamilton, talvez tenha que rever a sua declaração no início do campeonato quando disse: "Esse ano só posso perder pra mim mesmo".

A rotina continua e continuará, e, o jeito, é torcer para não assistir mais uma precoce decisão de mais um campeonato.

Rubs disse...

Há algo podre acontecendo no reino da Áustria.
Hulk foi bater na porta da McLaren e o bote pegou na parede. Seus dias na Force Índia estão contados. Os patrocinadores vão se mandar. Por isso, o mexicano virou primeiro piloto. O mesmo anda acontecendo com Raikkonen. Segundo o francês do tomorrownewsf1, o Iceman teria um salário de 30 milhões em 2015. Montezemolo anda minando os resultados do finlandês para se aproveitar de cláusulas de rendimento e forçar o piloto a 1) abrir mão da igualdade de tratamento com Alonso e 2) aceitar um salário mais baixo.
O jornalista francês não menciona Massa, mas não duvido que a Williams queira seus patrocínios e o papel de primeiro piloto fake, mas, na prática, garanta os melhores resultados na pista para Bottas. Só os pit stops do Massarico dão errado...
Nunca fui fã do cara. Quem é bom para dar desculpas, se esquece de ser bom no resto. Mas a coisa anda meio descarada.
Outro que vai cair fora por falta de patrocínio é o Grosjean. A Total avisou ao sabugosa que está fora.
Sutil também está com os dias contados. Aliás, toda a Sauber está.
A coisa tá feia, a coisa tá preta e muita gente já tá nos braços do capeta.
Abs.