22 de março de 2015

Volvo Ocean Race - Leg 5 - Eles estão voltando (3)


Reprodução: Portal O Sol Diário

As dificuldades do percurso entre a Nova Zelândia e o Brasil parecem ter dado ainda mais velocidade aos barcos da Volvo Ocean Race.

Mesmo enfrentando ventos fortes, grandes ondas e até icebergs, a flotinha avança rápido e a data prevista dachegada a Itajaí foi antecipada do dia 7 para 4 de abril. A informação foi divulgada no fim desta sexta-feira.
Nessa última atualização, a equipe Alvimedica aparecia em primeiro lugar na corrida até Itajaí, seguida pelo Team Brunel, da Holanda. O Mapfre, que tem a bordo o brasileiro André Fonseca — o Bochecha —, é o quarto colocado. E a concorrência está grande. Até quinta-feira, eram os holandeses quem lideravam.
Se as posições mudam a cada dia, as dificuldades do percurso se mostram uma constante. Após um começo tumultuado, um enorme iceberg de mais de um quilômetro de extensão forçou a organização a alterar os limites de navegação na quinta etapa do evento.
Já no Oceano Austral e velejando com média de 22 a 26 nós, as equipes precisam respeitar as zonas de proibição para evitar acidentes. O bloco de gelo, porém, estava se movimentando na direção da flotilha, e a organização optou por mover a atual rota limite mais para o Norte.
O bloco de gelo gigante não é a única preocupação. Os growlers - pedaços de gelo que se partem e flutuam semi-submersos na água gelada - também são uma grave ameaça para a regata. Não bastasse isso, as águas por lá estão em temperatura variando de 10 a -2 graus. Então, não cair no mar é vital para as tripulações. A hipotermia pode matar uma pessoa em 15 minutos.
E a previsão, daqui pra frente, não é das melhores. A bordo do veleiro Mapfre, Antonio Cuervas Mons garante que a coisa vai piorar.
— Vão ser cerca de 10 dias complicados, passando frio e muito vento — disse o espanhol.
Classificação geral da regata*:1º Abu Dhabi Ocean Racing - 8 pontos
1º Dongfeng Race Team - 8 pontos
3º Team Brunel - 14 pontos
4º Team Alvimedica - 16 pontos
5º Mapfre - 16 pontos
6º Team SCA - 24 pontos
7º Team Vestas Wind - 36 pontos
*Quem tiver o menor número de pontos vence. Isto porque a pontuação corresponde à ordem de chegada. Quem chega em 1º lugar recebe um ponto e quem chega em 6º, seis.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bando de coxinhas ! Não disse ?
Um ventinho e ainda ajudou !
Coxinhas !



M.C.