23 de junho de 2015

Volvo Ocean Race - Final


Reprodução: Portal O Sol Diário

A última etapa da Volvo Ocean Race teve um vencedor inédito. Nesta segunda-feira, oTeam Alvimedica (Turquia/EUA) foi o primeiro a cruzar a linha de chegada após concluir o percurso entre Lorient - Haia - Gotemburgo em quatro dias e nove horas. Muita festa para o time mais jovem da competição, com média de idade de 32,5 anos.
— Claro que estamos muito felizes por essa vitória. Foi um ótimo resultado, pois conseguimos segurar a liderança obtida antes do pit-stop de Haia. Vamos aproveitar o momento e depois pensar na última regata in-port — disse o norte-americano Charles Enright, comandante do Team Alvimedica.

O barco turco terminou a prova de 1.544 quilômetros com vantagem de 23 minutos para Team Brunel (Holanda), segundo colocado. O MAPFRE (Espanha) e o Dongfeng Race Team (China) cruzaram a linha minutos depois. Os últimos a fechar a nona etapa foram Abu Dhabi Ocean Racing (Emirados Árabes Unidos), Team Vestas Wind (Dinamarca) e Team SCA (Suécia). A diferença do primeiro ao sétimo não superou duas horas.
Todas as equipes, com exceção do Team Vestas Wind (Dinamarca), que perdeu mais da metade das etapas por um incidente no Oceano Índico, ganharam pelo menos uma perna na edição 2014-15 da regata. O resultado mostra que os modelos Volvo Ocean 65 — barcos rigorosamente iguais — deram certo.
A equipe do Alvimedica terá mais um desafio. Disputar um desempate na in-port race do próximo sábado contra o MAPFRE, do brasileiro André Fonseca, o Bochecha. Ambos somam 34 pontos perdidos e a regata local de Gotemburgo vai definir quem fica em quarto e em quinto lugares.
— Foi uma regata bastante difícil e a parada em Haia praticamente definiu a etapa. O Alvimedica foi melhor, méritos para eles! Cometemos alguns erros que nos tiraram a vitória. Agora resta a disputa pelo quarto lugar. Vamos fazer a nossa regata sem nos importar com um match race contra o Alvimedica — disse André Fonseca.
O pódio
O resultado da manhã desta segunda-feira em Gotemburgo também confirmou o pódio final da Volvo Ocean Race 2014-15. O Abu Dhabi Ocean Race (Emirados Árabes Unidos) fica com o ouro, o Team Brunel (Holanda) com a prata e o Dongfeng RaceTeam com o bronze (China). 

O britânico Ian Walker, comandante do time árabe, entra para um seleto grupo de medalhistas olímpicos e vencedores da Volta ao Mundo, como o brasileiro Torben Grael. O Abu Dhabi conta também com o espanhol Chunny Bermudez, integrante do Brasil 1 na campanha de 2005-06.
Ainda no píer sueco, a tripulação recebeu o troféu erguido pelo emocionado Ian Walker. A bandeira dos Emirados Árabes Unidos vai tremular na Volvo Ocean Race até a edição 2017-18.
O próximo e último compromisso das equipes é a regata in-port sueca, que fecha a maior competição de vela oceânica no próximo sábado. As provas fazem parte de um campeonato à parte da Volta ao Mundo e são realizadas em todas as cidades-sede e servem como critério de desempate. O Abu Dhabi também é o líder provisório dessa série.
Conheça os vencedores das nove etapas
Etapa 1: Alicante (Espanha) até Cidade do Cabo (África do Sul)
Vencedor: Abu Dhabi Ocean Racing
Etapa 2: Cidade do Cabo (África do Sul) até Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)
Vencedor: Team Brunel
Etapa 3: Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) até Sanya (China) 
Vencedor: Dongfeng Race Team
Etapa 4: Sanya (China) até Auckland (Nova Zelândia)
Vencedor: MAPFRE
Etapa 5: Auckland (Nova Zelândia) até Itajaí (Brasil)
Vencedor: Abu Dhabi Ocean Racing
Etapa 6: Itajaí (Brasil) até Newport (EUA)
Vencedor: Dongfeng Race Team
Etapa 7: Newport (EUA) até Lisboa (Portugal)
Vencedor: Team Brunel
Etapa 8: Lisboa (Portugal) até Lorient (França)
Vencedor: Team SCA
Etapa 9: Lorient (França) - Haia (Holanda) - Gotemburgo (Suécia)
Vencedor: Team Alvimedica
Classificação geral:1º Abu Dhabi Ocean Racing: 24 pontos
2º Team Brunel: 29 pontos
3º Dongfeng Race Team: 33 pontos
4º Team Mapfre: 34 pontos
5º Team Alvimedica: 34 pontos
6º Team SCA: 51 pontos
7º Team Vestas Wind: 60 pontos 

3 comentários:

Anônimo disse...

Cê ainda não explicou a pontuação, Marcelonso. Parece Rali de Regularidade que 'testa a capacidade de dirigir dentro de um trecho( perna, no caso ) e tempo pré-determinados' mas com um detalhe: quanto mais para trás cê fica mais pontos ganha ! Eu, hein...
Vou pedir ajuda aos universitários... Seeeeeeeth !
Pede pro Marcelonso que ele te explica ! Você tem fé na casa...



M.C.

Marcelonso disse...

M.C.

*Quem tiver o menor número de pontos vence. Isto porque a pontuação corresponde à ordem de chegada. Quem chega em 1º lugar recebe um ponto e quem chega em 6º, seis pontos. Pontuação essa aferida a cada etapa.


abs

Anônimo disse...

Obrigado.

Sabe da última ?


'Dono do Miami Dolphins e grupo do Qatar querem comprar a F-1, diz jornal...'

Negócio de quase R$ 24 bilhões !


'Alô, seu Golfinho ? Pense em levar, se comprar, uma bagatela R$ 24 bilhões... sinceramente... Pechinche, porém. Bom, pense em levar o GP de Brasil para Santa Catarina. Sim, sim senhor... Ótimo lugar. Aprazível, siiimmm, prá onde o senhor olhar ! Praia, serra. Povo educado, bonito. Potencial turístico gigantesco e ainda recebe uruguaios, paraguaios, argentinos, paranaenses, mineiros paulistas e riograndenses do sul.
Cariocas ? Estão tão durebas que nem à Niterói estão conseguindo ir. Aeroporto Internacional para pouso de grandes jatos ? Deixácomigu... os zemanés gastaram e mamaram das tetas do povão zilhões com Copa do Mundo e ainda tem Olimpíadas ! Um aeroportozinho internacional sai no mij... quer dizer, sai 'facinho, facinho', com diz a Ana Maria Praga.
Quem ? Seth Rogen ? O maléfico blogueiro ? Ele já telefonou ? 1% na comissão ele pediu para manter o GP naquela cidade chata, sem graça e violenta chamada Sampa ?
Eu e o Marcelonso fazemos por menos. Meu parceiro irá aceitar. 0,5% ! Fique tranquilo. Ah, dá um lance de 10 bi e fecha por 15. Tio Bernie aceita uma, huuuummmm, 'gorjeta'...
Manda um abração pro seu sócio, o Xeique Vait Katar ! Tchau...'


Utopia, seu Marcelonso, os 0,5% em 10 bi, mas uma luz no final do túnel acendeu para F1 !
E não é, como no nosso caso, um trem desgovernado vindo na nossa direção com Dilmamá e Lullalá no comando e Seth Rogen gritando 'piiiiiuuuu íííííí' !





M.C.