27 de julho de 2015

GP da Hungria - 41

Fazia tempo que a categoria não produzia uma corrida como essa. E logo na Hungria, vejam só...

Foi uma bela prova, repleta de alternativas e com brigas por todos os cantos.

Sem dúvida alguma foi uma corrida marcante, por tudo o que aconteceu na última semana, com o falecimento de Jules Bianchi.

Foi emocionante ver pilotos abraçados em circulo, com os capacetes no centro, antes da largada em referência ao colega falecido. Uma morte estúpida, diga-se. Desde 1994, naquele fatídico final de semana em Imola, não morria ninguém na F-1. Isso posto, sigamos.

Vettel mais uma vez calou seus críticos de plantão. A chance se apresentou e Tião alemão não desperdiçou. Com uma tocada irretocável o jovem alemão cravou o segundo triunfo na temporada e atingiu a marca mística de 41 vitórias, igualando Ayrton Senna. Vettel se torna assim o terceiro maior vencedor na história da categoria, o que não é pouco. A sua frente estão Alain Prost (51) e Michael Schumacher (91). E tem gente que duvida do talento desse moleque.

Tudo bem, concordo que os tempos são outros, até porque a quantidade de corridas numa temporada é muito superior. Mas isso não diminui a conquista. Superar as 51 vitórias do professor é perfeitamente possível. Já a marca de Schumacher, essa meus amigos, não creio que viveremos para ver alguém supera-la.

O pódio foi completado pela Red Bull. Kvyat e Ricciardo fizeram um belo trabalho e chegaram lá, segundo e terceiro respectivamente.  Contaram com a sorte é verdade, mas faz parte do jogo.

Quem teve um final de semana para esquecer foi a Mercedes. Fazia tempo que os alemães não ficavam fora do pódio. A sequência de 28 corridas levando uma taça pra casa, acabou neste domingo.

Rosberg acabou tocado por Ricciardo, numa disputa normal de corrida e perdeu um segundo lugar que parecia certo, acabou em oitavo. Já Hamilton teve uma sorte danada. Pela quantidade de cagadas que cometeu o sexto lugar caiu do céu.

Com relação aos brasileiros, Felipe Nasr lutou muito, mas com o carro que tem nas mãos não há como fazer milagre. O brasiliense terminou em 11º.

Felipe Massa cometeu um erro juvenil ao errar o posicionamento no grid e comprometeu a sua corrida. Ainda que a Williams não se encaixe ao circuito, beliscar alguns pontos era mais que obrigação. Mas com a punição, o que já não era bom, ficou pior.

7 comentários:

Anônimo disse...



A ha ! Apareceu !


. Verdade. Tô alegre com a corrida da Hungria.

. Verdade. Até conseguimos ver as Tárussas !

. O Bianchi. Aaaah, se fosse em Interlagos...

. Não sigo ainda. Teve Piquet de motorista e Tio Bernie de carona num lindo Rolls Royce Corniche. A mais linda ultrapassagem da F1 foi lá. E ainda teve aquele dedinho levantado de Limão Azedo para saudoso Tiozão. Na derrapagem controlada...

. O Vettelino tem críticos ? Não é a Ferrari a criticada ? Com criticar um
tetrampeão ?
Vettelino chegou primeiro na disputa das 41 e saudoso tiozão será ultrapassado em breve por ele e GH-2. Mas nada a ver as comparações. As 14 vitórias do Bicampeão Fittirato
seriam quantas, hoje ?

. E motor não quebra mais como antigamente. Estes moleques de hoje, numa Lotus 72, o motor não aguentaria 10 voltas... 51 ? GH-2 tem chances de chegar na frente. Prost será primeiro ultrapassado por GH-2.

. Não, sorte, não. Kvyat fez bela corrida e confirma ser bom piloto o que disse no início de 2014. Já, o Riccardo, você foi econômico com ele ! Sensacional ! Não te conto o que ele fez. Na corrida. Depois, não sei.

. Mais econômico possível, Marcelonso. Sinto, nas suas palavras, estar desapontado com algo. Acho que você perdeu a tentativa de ultrapassagem do super Canguru risonho ! Sei lá, deu vontade de ir ao banheiro...

. Pô, a dor de barriga se deu no início da corrida, não, Marcelonso ? E passou toda a manhã no troninho. A quantidade de cagada, pelo visto, não foi só dele. A graça da corrida está também no que GH-2 fez ! Largada( que foi correto), saída de pista( errou. Errou ?), ultrapassagens( Zacarias, linda em cima do pindoramense). Aí, a sorte sorriu para ele. No banheiro, você não viu a asa dianteira da Força, Índia ! se desprender do bólido ! Na reta. Todo mundo junto de novo, estava GH-2 colado no Penélope e atrás do Vodka( com problemas) - com Vettelino na mira. Mas se esqueceu do superCanguru risonho que estava inspirado !
GH-2 com sorte de bicampeão.
Não te conto mais e só vou receitar muita banana e maçã procê.

. Sei não. tem uma proposta de patrocínio para a Williams e para a Sauber pro ano que vem. A LV-Jbr ! Lava Jato Justice - BR ! Zacarias e ele, tomem cuidado ! Tão atirando prá todos os lados, lá, de Curitiba ! Tá pertinho de você, Marcelonso. Umas 2 horas e meia de carro ?

. Sinceramente ? Desconfio desses erros infantis. Bottas já foi para a Ferrari ? A nova asa dianteira foi o finlândes que testou...

Agora eu acelero. Você fala do Vettelino, dos críticos dele. Não sei quem tanto critica o alemão mas sei que faz critica 'morde assopra' com Hamilton e ver as vozes de bunda dos três globetes quando do pneu traseiro furado do Rosberg, não teve preço ! Ri pacas e filmei com meu zélular.
E você estava muito mau mesmo. Sentindo calafrios ! branquinho, branquinho. Ostras de Floripa ?
E Mclonso ? E a MacMac ? 5º lugar !
E não é que a sra. Williams é uma tremenda gata ? Sir prof.Xavier tem uma filhota balzaquiana(?) totosa...


HA !

Não apaga. É só brincadeirinha. Tenha senso de humor, alegria!, porque GP da Hungria provocou isso para quem ama F1.

Grande GP ! Fiquei fã de Hungahorroring ! Hoje, o saquinho maior é Pingapura, seguido de Mônaco e... ué ? Coréia do Sul foi-se ? Que bão !


M.C.


Marcelonso disse...

Genial M.C.



abs

Anônimo disse...


Obrigado, Marcelonso, mas acho que continuas triste.
Pô, recessão é flórida e não tem jeito. 16/8, vai prá rua ! Santa Catarina é o estado mais empreendedor do Brasil e o que mais sofre com ideias socialistas. O Rio é que uma merda ! Penso em me mudar para o Espírito Santo já que o estado, também afetado - ninguém escapa de incomPTência, corrupção e arrogância -, vem seguindo os passos de seu estado. Tenho medo de uma coisa. O Brasil acabar mas isso não será para agora. Talvez, se continuarmos colocando a igualdade na frente da liberdade e, pior, sem ordem e justiça BOA !, acredito que SC, PR, SP, MT do Sul dariam um belíssimo país num futuro que talvez não vejamos! Claro que poderia se juntar a este país de primeiro mundo o RJ e ES mas, o Rio de Janeiro e seu populismo - lançamos moda, sempre. Aqui começou tudo. Bri...izola ! - mais bem difícil será de aceitar. Temos petróleo. Tomem a gente e levem o ES junto ! MG e RG do Sul. Casos perdidos. Melhor os gaúchos se juntarem com o Uruguai. Sonho deles. E Minas, com o Nordeste. Bom... Vai para rua, marcelonso ! De verde amarelo ou de azul. Por enquanto, a F1 nos deu uma pequenina felicidade.

Sabe qual é a nova ?

Uma música do Chic de Paris para estes tempos de malfeitos generalizados.

' Acorda, amor
Eu tive um pesadelo agora
Sonhei que tinha gente lá fora
Batendo no portão, que aflição
Era a dura, numa muito escura viatura
Minha nossa santa criatura
Chame, chame, chame lá
Chame, chame o ladrão, chame o ladrão...'

Tradução: 'amor' = Mari Eta ou esposas dos envolvidos no Petrolão.
'gente lá fora' = transeuntes, curiosos. Pior ! Vizinhos.
'Era a dura'= Lava Jato, Polícia Federal.
'viatura muito escura' = os Pajeros Dakar da PF. Têm 'dourados'.
'O ladrão' = HAAAAAAAA ! Adivinha ! O amigo dele.

Não está tocando nas rádios não sei por quê...
A Radioatividade dos malfeitos chegou na Dilllllllllma !




M.C.

Thomas disse...

Uns alegres outros nem tanto.

Não me iludo, pois a verdade é que essa corrida da Hungria, não foi, e não é o retrato da atual F1.

A F1 de hoje, está vivendo um grande questionamento criado pela enorme dificuldade financeira imposta pela FOM e pela FIA. "Ambas as duas" (como sempre diz um amigo meu) estão simplesmente estrangulando a categoria.

A FOM, eleva os custos dos GPs a tal patamar, que muitos desistiram de organizar corridas, caso da França... Holanda e a tão poderosa potência tanto esportiva como econômica Alemanha a desistir da festa... e olha que a Alemanha faz parte da história da F1 desde 1950! e, além do mais, é o país que mais colecionou vitórias, e hoje, conta com Vetel... Nico....Mercedes...

A FIA por seu lado, cria um regulamento maluco com tantos "parangoles" que fizeram do motor, uma parte complicada e caríssima, que simplesmente acabou com a competitividade.

Portanto (pra mim é bem verdade), as corridas estão vivendo tão somente da briga pela pole, e da briga na corrida pela dupla da Mercedes. O resto são proezas efêmeras como aconteceu nessa corrida... a liderança do Massa na corrida passada...e outras raras ocasiões da qual agora não me recordo... que também não me interessa.

Posto isso, estou na esperança por novas emoções, talvez aí... com um novo regulamento para o ano que vem com eventos mais "baratos", com motores mais econômicos, além é claro de devolver pra todos nós aquele ronco bacana dos motores "dos antigamente".

Marcelonso disse...

Thomas,corroboro em gênero, número e grau.

Mas sabe como é, a esperança é a última que morre, mas morre...


M.C., muito trabalho por aqui.


abs

Anônimo disse...


Thomas.
Escrevi sobre o assunto 1 mês atrás ou mais e sei disso há anos.
Regrinhas, regrinhas e regrinhas. Mudança da composição de pneus e de marcas e não a competição entre estas. Pit stop com abastecimento e sem abastecimento. Motores... V10, V8, V6 turbo. Aerodinâmica. 'Asinha que abre e fecha', a maior enrolação do mundo automobilístico. Antes, as ultrapassagens era quase 'dentro' da curva. Hoje, asinha aberta, no meio da reta, na esmagadora maioria das vezes. Uma passagem e sem ultra ! E muito mais ! Política, todos os esportes tem. Nem mexo neste vespeiro. O Brasil entrou no circuito da F1 com um PIB de 11%. os pilotos fantásticos que nós tivemos cresceram num país do futuro( bom, a turma que tomava conta daqui era menos ladra). Somente isso. Com um PIB de -2%... e viramos o país do faturo há 13 anos ou mais ! Vamos de Barrobello, Zaca e bbNasr não à toa. A Argentina já era faz tempo e o populismo entrou em cena justamente quando o GP estava prestes a sair do país.
Ásia foi crescendo no mundo tiobernieano porquê ? Política ! Tio Bernie tira fotos ao lado do novo Czar Eurasiano, o tárusso Putin nho. Dind din populista é tão bão... Até Dilmamá vem criando confusão com a Ucrânia por causa dele mas isso é outra história e bem pior. Política, ideologia e corrup... FomFOM e máFIA ? Tá. máFIFA, Comitê Olímpico...
Levantei, aqui, a seguinte constatação que ninguém se colocou contra já que não escreveram nadica de nada sobre. A F1 tem pensamento progressista( sociedade fabiana ?) e o Futebol, inglês de nascença também, é conservador. Não falemos de corrupção porque, nas duas entidades, elas existem. Falemos dos esportes somente. São do início do século passado. Inovações e regras foram necessárias mais ainda no automobilismo. Mas as grandes mudanças no jogo do Futebol pararam nos anos 1970. Ajustes surgiram. regra do impedimento, posicionamento dos jogadores, a mias importante.
F1, Deus do céu ! E, pior, prejudicando o arrojo do nosso herói, o piloto !
Todo ano, mudanças fórmula únicas acontecem. Os jovens, e até os adultos, não aguentam. Só mesmo quem ama a coisa. Eu mesmo só sei que, hoje, o piloto vencedor leva 25 pontos. o resto ? Segundão leva... 20 ? 15 ? Terceiro, 10 ? Público em queda.
Daí a comemoração do GP da Hungria ! Acho que o circuito, prá lá de ultrapassado, ajudou ! Quem diria ! E eu mesmo, em dois momentos da corrida, temi pela a prejudicial participação dos fiscais. Regrinhas...
Gagá e sua trupe - lei-ase jornalistas - adoram as 'regrinhas' e já disse o motivo. Por que Barrobello foi jogado para fora ? Era show ! Na pista, segundão. Nos comentários e análises, campeão ! Pelo menos, em duas ocasiões, botou Gagá e Reginau da Proa, amantes das regrinhas e do blábláblá tecnológico, no pédechinello ! Dá um verniz de conhecimento para aqueles burros bláblázeiros. A punição dada a GH-2 na Áustria, hiláááááária ! Nenhum carro passava e ele não teria nenhum ganho com aquilo. 5s ! e Gagá tocou no assunto no domingo mostrando tooooooodo o seu conhêssimentu !
Nem mostraram o Zaca, no domingo, como ele se posicionou na pista, na largada, originando mais uma volta, notou ? Tomou 5s.
Futebol. Os velhinhos da máFIFA. Eles não deixam mexer nas regras assim tão facilmente. Duas novas modificações sumiram, assim, assim, sem deixar vestígios. Juízes atrás do gols e chip nas bolas e nas traves. Onde estão as inovações ? No lixo. Ah se Tio Bernie fosse cartola futebolístico...
Golzinho que abre e fecha, sobe e desce teríamos.


M.C.

Anônimo disse...

'São do início do século passado' está um pouquinho errado. O futebol é de 1863 e o automobilismo esportivo bem do iniciozinho do século passado mas se firmaram nos anos 1900-1910, mais ou menos.
Na Belle Époque ! 1871 até BUM ! 1914...
FORD T é um dos símbolo da época.



M.C.