5 de outubro de 2015

Formula Grand Prix

Ciro Basadonna a bordo da Maserati.

Nascido em 1906 em Turim, Ciro Basadonna foi um piloto de corridas italiano, como gostava de ser lembrado, apesar de ter iniciado sua trajetória no automobilismo em 1928, com uma licença suíça. Já avisa o amigo deste escriba, Lorenzo Caio Basadonna, filho de Ciro. 

Ciro participou de diversos rallyes, correu na categoria embrionária da atual F-1, contra monstros do esporte a motor, como: Fangio, Nuvolari, Ascari entre outros...

Suas paixões eram duas: Maserati e Bugati.

Seus resultados marcantes foram as  grandes vitórias de 1954 do Rallye Automobile Monte-Carlo com Louis Chiron e 1958 Acropolis Rally com Luigi Villoresi, dois resultados obtidos a bordo de um Lancia Aurelia GT.

Segundo relatos do amigo Lorenzo, seu pai que acompanhou atentamente todo o desenvolvimento da categoria máxima do esporte a motor, nutria profunda admiração por um piloto em especial, um brasileiro que chamou sua atenção quando desembarcou na Europa. Seu nome? Ayrton Senna da Silva.

Ciro Basadonna faleceu em 2009, com 103 anos, na Suiça.

4 comentários:

Ron Groo disse...

Poxa, mais uma que aprendo... Tem bibliografia pra gente correr atrás?

Marcelonso disse...

Groo,

Na internet tem pouca coisa a respeito. Mas o filho dele que mora aqui em Itajai tem muita informação guardada na memória. Ele teve o privilégio de conviver com Enzo Ferrari, Fangio e tantos outros.



abs

Anônimo disse...

Bom. As únicas vitórias foram com Lancia Aurelia GT.

'Pô, fio mio ! Eu amava a Lanxia também '!

HA !

Aliás, belíssimo carro. Vai aí um 'inglês'. Verdão e com o volante do lado errado. E de corrida...

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6d/Lancia_Aurelia_GT_-_Flickr_-_exfordy_(1).jpg



M.C.

Marcelonso disse...

Belíssima máquina M.C;


abs