5 de março de 2016

Pitacos da pré-temporada

Após oito dias de testes em Barcelona, a pré-temporada é finita. Então, vamos a algumas considerações...
MERCEDES
A equipe alemã será novamente o time a ser batido. Pelo terceiro ano consecutivo, a luta pelo campeonato deverá ficar restrita a sua dupla de pilotos. O carro alemão é tão bom, que a equipe se concentrou em trabalhar a resistência do equipamento ao longo da pré-temporada. Só para ilustrar, a Mercedes não chegou a utilizar o composto mais rápido ofertado pela Pirelli, o pneu ultra macio. Ou seja, o carro está voando e não quebra.

FERRARI
A Ferrari mostrou que está no caminho certo. Por tudo o que apresentou na Catalunya, fica claro que os italianos avançaram em relação a temporada passada. O novo carro é melhor que seu antecessor, no entanto, ainda não é bom o suficiente para desbancar a Mercedes. Por outro lado, é seguramente o segundo carro mais veloz do grid. Deverá anotar algumas vitórias e pódios com frequência.

WILLIAMS
A tradicional escuderia inglesa busca se consolidar como a terceira força na categoria. Apesar da consistência apresentada em Barcelona, terminar a temporada entre as três melhores não deverá ser fácil. Até porque o time inglês deverá estar um pouco mais distante da Ferrari e mais próxima da Force India, Red Bull e quem sabe até da Toro Rosso.

RED BULL
Ainda que o carro projetado pelo mago das pranchetas, Adrian Newey, seja bom, o grande problema será novamente a falta de potência. Fator esse que elimina toda e qualquer de chance de lutar por vitórias em condições normais. Com um pouco de sorte, os taurinos poderão conquistar um pódio aqui e outro ali, nada mais que isso.

FORCE INDIA
A equipe indiana aparece na condição de surpresa da temporada. O carro mostrou uma performance constante durante os oito dias, com todos os tipos de pneus. Chegou inclusive, a anotar a melhor marca, no terceiro dia de ensaios. A Force India tem uma boa dupla de pilotos, um bom carro e um motor que empurra muito. Ano passado, a equipe terminou a temporada na quinta posição, agora sonha em brigar pelo terceiro posto.

TORO ROSSO
A Toro Rosso promete incomodar. Ainda que utilizando motor Ferrari do ano passado, a equipe satélite da Red Bull tem tudo para surpreender. Seguramente será a melhor do terceiro escalão da F-1, com boas chances de surpreender a irmã mais velha, principalmente na primeira parte do campeonato.

MCLAREN
É fato que a McLaren melhorou muito em relação a temporada passada, mas imaginar que possa voltar a andar no pelotão da frente, ainda é um sonho distante. Alonso e Button terão mais um ano difícil pela frente. Não deverá ser tão ruim quanto ano passado, mas não será nenhum mar de rosas. Vamos ver até onde irá a paciência de Alonso.

SAUBER
O time suiço terá um ano duríssimo pela frente Com orçamento limitado, foi a última equipe a apresentar o novo modelo. Os helvéticos estão apostando na confiabilidade do equipamento para somar pontos no início da temporada, porque com o passar do tempo, e sem grana para desenvolver o carro, ficarão para trás. Arriscaria dizer que a Sauber deverá lutar para não terminar a temporada nas ultimas colocações.

RENAULT
Os franceses terão muito trabalho pela frente. Com uma das duplas mais fracas do grid, não há como imaginar que conseguirão sequer repetir o desempenho alcançado pela Lotus em 2015. O calcanhar de Aquiles será novamente o motor.

HASS
A equipe estadunidense aparentemente fez um bom trabalho para a sua primeira temporada na F-1. Conseguiram anotar tempos razoáveis na primeira rodada de testes, mas com o passar dos dias a performance caiu e os problemas apareceram. No entanto, o time norte-americano é de longe, o novato mais estruturado a se aventurar na F-1 em muitos anos. A meta será não terminar em último.

MANOR
A nanica remanescente sonha com dias melhores. Com motor Mercedes deverá melhorar um pouco. A Manor deverá duelar com a Hass e Sauber, no fundo do grid.

 O problema é que o motor é fraco

4 comentários:

Thomas disse...

Bom post. Mas todas essas questões com certeza irão ser respondidas a partir da Austrália. Não é verdade?

Marcelonso disse...

Com certeza Thomas, saberemos em breve. Mas, acredito que não teremos nenhuma surpresa.


abs

Ron Groo disse...

me atenho a Haas.
Parece que chegaram pelo caminho certo.
Dá pra ter esperanças de que vai ser um time sério.

Marcelonso disse...

Groo,

A Hass subestimou a F-1...mas acredito que tem futuro se aguentar o tranco;



abs