Lewis Hamilton começou muito bem a temporada. O jovem piloto inglês simplesmente pulverizou a concorrência no circuito de Albert Park, anotando com facilidade, a primeira pole da temporada, e a 50ª da carreira. Marca emblemática, diga-se.
Hamilton é o terceiro piloto na história da categoria, a atingir meia centena de poles. Antes dele, somente Senna (65) e Schumacher(68) realizaram tal feito. Pelo andar da carruagem, não será nenhuma surpresa assistir Hamilton romper a marca de 60 poles, ao longo da atual temporada.
A categoria máxima do esporte a motor, estreou neste final de semana, novo sistema classificatório com eliminações progressivas dos pilotos ao longo das três fases do treino. A princípio, esperava-se muita confusão, principalmente com a previsão de chuva apontada pelos meteorologistas locais, mas como ela não apareceu, o que se viu na pista, foi mais do mesmo.
A ideia do treino é interessante. Até porque, as duas primeiras fases foram bem movimentadas. Em contrapartida, a fase final, a cereja do bolo, foi uma verdadeira merda, com o perdão da palavra. A repercussão do novo formato não foi boa no padock. "Lixo" foi a palavra mais amável proferida por dirigentes e pilotos.
Isso posto, sigamos. Se alguém tinha dúvidas sobre o nível de competitividade da Mercedes, acredito que foram completamente dissipadas. Os alemães estão mais fortes do que nunca.
Ainda que Rosberg não tenha realizado um bom treino, garantiu facilmente o segundo posto. Só para ilustrar, Lewis Hamilton enfiou 0s838 em Sebastian Vettel, o terceiro colocado. Um verdadeiro abismo...
Apesar da grande distância em relação a Mercedes, a Ferrari segue como a segunda força, com praticamente a mesma vantagem para seus perseguidores. Toro Rosso e Williams. Isso mesmo, Toro Rosso...
O time satélite da Red Bull foi a grande surpresa até aqui. Os taurinos confirmaram a previsão da matriz e aparecem como postulante a terceira força da categoria neste início de Mundial. O motor Ferrari encaixou muito bem nesse carro. Foi surpreendente. Mas é bom que se diga, ao longo da temporada a equipe Toro Rosso não deverá ter a mesma evolução que Red Bull e Williams, por exemplo. Até porque, utiliza a versão de motor de 2015.
E por falar na equipe Willliams, o time de Grove parece estar em situação semelhante ao ano passado. Ou seja, com um pouco de sorte, poderá beliscar um pódio aqui e outro ali. Qualquer coisa além disso, será surpresa.
A Red Bull fecha o grupo das cinco melhores. O motor continua sendo o calcanhar de Aquiles do time das latinhas energéticas. Mesmo preparado pela Ilmor, o sistema de motorização ainda está longe do ideal. De todo modo, os rubro-taurinos deverão evoluir, mas em condições normais, não deverão lutar por vitórias. Com sorte, um pódio, vez ou outra.
A equipe Force India foi a grande decepção até aqui. O time indiano indicava durante a pré-tempoerada, estar mais forte. Nos treinos livres em Melbourne, chegou a andar mais a frente, porém, na hora do vamos ver, ficou devendo.
Pelas bandas da McLaren a situação melhorou em relação a temporada passada, é verdade. No entanto, ainda está muito longe do tamanho da equipe. Pelo que se viu até aqui, o time de Woking está a frente apenas da Renault, Sauber, Hass e Manor. Fico imaginando até onde irá a paciência de Fernando Alonso com a equipe...
Amanhã, Lewis Hamilton é franco favorito a vitória. No entanto, cabe ressaltar que largar na pole em Melbourne não significa necessariamente vitória. Em 21 Gps realizados, o pole venceu somente nove vezes. Os muros em Albert Park são traiçoeiros...
Minha aposta para amanhã: Hamilton, Rosberg e Vettel.
3 comentários:
Está começando a continuação do campeonato de 2105.
E vai ficar exatamente igual como no ano passado. Pole, volta mais rápida, e vitória de Hamilton, seguido de Rosberg e Wettel respectivamente.
A única coisa diferente, é que não vai ter um Giedo van der Garde para acionar a Sauber. De resto, vai ser tudo igual ao ano passado.
Thomas,
É verdade, teremos mais uma temporada de mais do mesmo. Dessa vez Hamilton não venceu porque largou muito mal. De todo modo, fica claro que a Mercedes caminha a passos largos rumo aos dois campeonatos.
abs
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