27 de julho de 2016

Hockenheimring/16 - Programação


Após a mutilação imposta a Hockenheim, com a destruição do trecho que cortava a mística Floresta Negra, o circuito alemão perdeu seu encanto. O traçado atual, reformado por vocês sabem quem, não tem nada de especial, muito pelo contrário.

Em 2001, no último ano do traçado original, na reta logo após a Ostkurve, os carros chegavam a incríveis 345 km/h...

O antigo traçado guarda algumas histórias...

Jim Clark morreu na pista alemã, em 1968, durante uma corrida de F-2.

Em 1982 Nelson Piquet protagonizou uma da cena de telecatch, ao desferir alguns socos em Eliseo Salazar, após o piloto chileno tira-lo da corrida, quando tomava uma volta do brasileiro que liderava a prova.

Foi em Hockenheim que Senna teve duas experiências nada agradáveis.

A primeira foi em 1984. Buscando compensar a pouca potência de sua Toleman, resolveu apostar na aerodinâmica e foi para a pista com a asa traseiro em zero. No treino a tática funcionou, Senna marcou o nono tempo. Mas na corrida não deu certo. Na quarta volta a asa traseira da Toleman saiu voando e o piloto brasileiro por sorte não sofreu um grave acidente. A segunda foi em 1991, durante uma sessão de testes. O pneu da McLaren explodiu, o carro decolou na zebra e saiu capotando várias vezes. Mais uma vez Senna teve muita sorte...

Por fim, foi justamente no místico Hockenheimring, que Rubens Barrichello conquistou talvez a sua vitória mais emblemática na categoria. Foi seu primeiro triunfo na F-1, e numa prova memorável, diga-se.

De volta aos dias atuais, Lewis Hamilton desembarca na casa do rival de olho na sexta vitória na temporada. O piloto inglês busca entrar em férias com a liderança consolidada.

Já Rosberg precisa vencer para recuperar a confiança, e se for diante do seu público será ainda melhor. A corrida promete ser interessante. Abaixo a programação;






Um comentário:

Ron Groo disse...

que saudade do antigo traçado... que saudade.