8 de abril de 2017

CHINA - 17 - PITACOS DA CLASSIFICAÇÃO

Como se esperava Lewis Hamilton vai largar na frente no GP da China. O jovem inglês anotou a 63ª pole da carreira.

Se consideramos as últimas quatro etapas do ano passado, Hamilton chega a sexta pole seguida. Com mais duas iguala dois recordes de Ayrton Senna. Entre 1988 e 1989, o piloto brasileiro marcou oito poles seguidas, marca essa ainda não superada, nem mesmo por Michael Schumacher. 

E falando em números, a Mercedes segue colecionando marcas emblemáticas. O time alemão conquistou a 16ª pole consecutiva. Em 150 GPs, o time prateado marcou 75 poles. Média respeitável, diga-se.

Ainda que a Mercedes siga como o melhor carro, a vantagem esmagadora de outrora não é mais a mesma. A Ferrari está muito próxima. Tanto que Sebastian Vettel liderou as duas primeiras fases da classificação e no fim das contas, terminou a sessão com a segunda melhor marca a 0s186 de Hamilton. 

Assim como em Melbourne, Bottas e Raikkonen formam a segunda fila. Ricciardo e Massa aparecem a seguir, fechando a terceira fila.

As surpresas do dia foram duas. A Renault e Lance Stroll figurando na última fase da classificação, no chamado Q3. Nico Hulkenberg marcou a sétima melhor marca e por mais incrível que possa parecer, Lance Stroll foi o décimo.

A corrida acontecerá de qualquer jeito amanhã, mesmo com chuva e neblina. A FIA credenciou um hospital mais próximo do autódromo e em conjunto com organizadores e a policia local, armou um esquema para garantir que a ambulância chegue ao destino em 20 minutos, caso seja necessário e o helicóptero não possa decolar.

A previsão continua indicando chuva para o domingo. É importante lembrar que foram poucos os pilotos que conseguiram treinar nessa condição. Aquele que mais andou não conseguiu dar mais de seis voltas cronometradas. Além disso, essa deverá ser a primeira corrida com os novos carros em piso molhado.

O detalhe interessante é que a classificação foi realizada com pista seca e conforme determina a regra, as equipes não poderão realizar mudanças no acerto das suas máquinas. A única alteração permitida é a regulagem no aerofólio dianteiro. É claro que algumas equipes antevendo as condições climáticas provavelmente optaram por um meio termo, deixando o carro um pouco mais alto em relação ao solo. De todo modo a corrida promete ser interessante.


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