5 de dezembro de 2017

HEINZ-HARALD

A história é conhecida...

Quando Schumacher apareceu, diziam que havia um piloto ainda melhor, forjado no mesmo Programa de Desenvolvimento de Jovens Pilotos da Mercedes. Seu nome: Heinz-Harald Frentzen. No entanto, Frentzen nunca conseguiu repetir o mesmo desempenho na F1.

Frentzen como é sabido teve sua oportunidade na Williams(1997), mas não vingou. Enquanto seu parceiro de equipe Villeneuve conquistou o título com sete vitórias, o jovem alemão terminou em terceiro, com metade da pontuação e apenas uma vitória na temporada. No fim das contas, com a desclassificação de Schumacher, foi alçado a vice-campeão. 

Em 1999 Frentzen se transferiu para a Jordan, na época uma equipe mediana. E foi justamente onde o alemão alcançou a sua melhor fase na categoria. Numa temporada consistente, com duas vitórias ele chegou a lutar pelo campeonato e fez a Jordan sonhar em ser grande. O título chegou a parecer uma possibilidade real... 

A explicação talvez tenha sido a ausência da obrigação de vencer, ou a ausência de Schumacher, que havia quebrado as pernas num acidente em Silverstone, ou talvez nenhum deles. O fato é que em 1999, Frentzen fez uma bela temporada.


2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia !

. Ele pegou em cheio a 'era Schumacher'.
. Era piloto, no índice molequechatteano, considerado 'técnico'. Tomo o índice para mim porque não vejo ninguém mais falar dele.
técnico - técnico-arrojado - arrojado. Para ser mais sucinto e usando-o, respectivamente: Prost - Piquet - Senna. Óbvio que este índice não é rígido. Uma ultrapassagem sobre Senna, de Piquet, coloca o capacete da gota aerodinâmica como ultrarrojado. Você precisa ter a sensibilidade de ver a carreira toda do piloto. O genial Niki Lauda ficaria onde ? Caramba ! Técnico-arrojado mas mais para arrojado ? Quem viu o filme pode pender para mais técnico porém muito arrojado. HA ! Prost odiava chuva. Piquet, Mônaco. Só para morar. Motivo$ tinha e eu os teria também se fosse rico. E moraria em iate, também.
. Adoro pilotos assim, que cuidam bem da máquina. Os técnicos. Os engenheiros os idolatram ! Como não tenho ouvido de penico, Gagálvão me irritava profundamente falando mal de Prost, um ultra técnico veloz. Dizem as más línguas que Senna, no 'on board' histórico, falou a verdade. Precisava de Prost, na realidade. Sentia a falta dele por não entender o funcionamento da Williams. Não entender a máquina... O bumbum 'técnico' do Lauda que Prost e Piquet tinham e um Mansell nunca terá.
. Frentzen era este cara. Como conseguiu levar a Jordan, em 1999, com Mugen-Honda( tádeOnda da época) ? Mas, acho, se desligou aos poucos. Não reconheceram o talento e era fechadão. Vendia pouco. Verstappadinho vende para manés, não ? É por aí mas, hoje, os engenheiros tomaram conta de tudo. O 'técnico', arrisco a dizer, não existe mais. Não precisam mais dele.
1999 foi uma temporada que fico feliz pela vitória de Mika, para mim, o melhor piloto finlandês de todos os tempos apesar de, para um finlandês, os melhores pilotos de corridas estarem no Rali ! Rá raiii...
A Ferrari, no seu belo estilo 'só primeirão vence', e o primeirão estava machucadinho, crocodilou prá cima do Eddie Irvine tanto que, em 2000, o primeiro segundão da história pindoramense aparece em Caramello e nos( me) enrola até Áustria 2002 com aquele blabláblá educado que é peculiar dos segundões ferradinos. Dele, principalmente... Educadíssimo !
Prefiro a 'educação' tricampeã de Piquet.
E fez escola, o Barrobello ! Felizmente, um jeca tatu se aposentou agorinha mesmo e Deus queira fiquemos longe da Ferrari por 50 anos pelo menos, se é que ela não esteja arquitetando passar as coisas para ALFA Romeo e se mandar da F1... Sempre, quando não vence, chia mas pode ser verdade desta vez.
Quem manda é a FIAT e Ferrari, hoje, no mundo dos ricos anda meio demodê. Bugatti reina.
E viva Frentzen !


M.C.

joaoleopires disse...

Dizem as lendas que Schumacher roubou a namorada de Frentzen, e esta por sua vez viria a ser a esposa e companheira do heptacampeão da F1!!!