18 de dezembro de 2017

IMAGENS HISTÓRICAS

Jacky Ickx guiou pelas principais escuderia da F1. Apesar de ter conquistado poles, vitórias e mais de duas dezenas de pódios, jamais conseguiu vencer o Mundial.

Em 1979, o belga realizou sua última temporada pela saudosa equipe Ligier.

Pra quem não lembra, Ickx foi o diretor de prova do GP de Mônaco em 1984. Na ocasião, preocupado com as condições da pista e também com Prost que seria superado rapidamente pelo novato Ayrton Senna, o belga interrompeu a prova na 32ª volta. O resto da história todos sabem.

2 comentários:

joaoleopires disse...

Belíssima foto!

Anônimo disse...

Boa tarde !

. Se não me engano, substituiu Patrick Depailler em 1979.
Bom, daqui prá frente eu preciso chamar os universiotários !
Foi vice campeão duas vezes, em 1969 e 1970. O ano de 1970 é interessante. Arrá ! Isso que eu queria ver ! Jochen Rindt foi campeão já morto. O GP dos EUA foi crucial e um jovem brasileiro fez de tudo para vence-lo-lo e a soma de pontos ajudou o austríaco( nascido na Alemanha). O jovem brasileiro ? Emerson Fittipaldi.
. Tá. Senistas falam muito desta prova de 1984, em Mônaco. O tempo passa, o tempo voaaa e até a poupança Bamerindus acabou à toaaaa ! Lá, nos meus últimos cerebelos contendo prova tão distante, um 'plim' mais fraco que a da Voyager 1, quase no espaço interestelar, tocou e recorro aos universiotários outra vez porque lembro de uma história que é a realidade da coisa.
Isso aí é conversa do Gagálvão e sua turma. Embarca quem quiser.
Verdade verdadeira é que seu Prost perdeu o título mundial de 1984 por pedir o encerramento da prova já que era o primeiro e via a coisa preta( na chuva, mermão, naquela pista, ensaboada...). Medinho do Senna... tá. Já era um pilotaço e numa máquina voadora ! Já o Saudoso Tiozão estava iniciando sua fantástica carreira querendo sentar na janela e se arriscava demasiadamente( um está vivo por aí prá contar a história...). Seu Ickx atendeu o pedido do compatriota e o aguaceiro não deixa de dar razão aos franceses. Senna, nem de perto, seria campeão da temporada. Chegou em 9° no mundial daí achar este blablazeiro gagalvânico um saquinho. Bom. Se Saudoso Tiozão vencesse a prova, teria o Nariz Torto, vulgo Relógio e Professor, vencido o campeonato! UM CAMPEONATO! Manjam ? E não seria tetra e sim pentacampeão mundial !
O Zeus da F1( para mim), seu Niki Lauda( do bumbum mecânico), seria bicampeão e não tri. A diferença do austríaco para o francês foi de apenas meio ponto adivinhem qual a razão, ai... A prova de Mônaco !
A pontuação cortada ao meio ! Chegasse o senhor Prost em segundo, em Mônaco, 1984, hoje, seria pentacampeão. Gostaram ?
Não caiam na do Gagá, moçada...
Gostou, Mococa ?
Vale um 'excelente' ?


M.C.