6 de março de 2018

LOW RIDER (9)

Na seção Low Rider, a vez de Riccardo Patrese e a Brabham BT55, nas ruas do Principado Monegasco, 1986.

Esse carro tem uma história curiosa. O projeto idealizado por Gordon Murray, foi um dos maiores fracassos da escuderia britânica. Talvez tenha sido o começo do fim da Brabham. 

O lado irônico é que mesmo projeto que fracassou na escuderia capitaneada por Bernie Ecclestone, deu origem ao melhor carro de todos os tempos, a McLaren MP4/4. Modelo esse, vencedor de 15 dos 16 GPs da temporada de 1988. Considerado o melhor F1 de todos os tempos.

Um comentário:

Anônimo disse...

O problema foi o biêmevê. Mandaram os engenheiros da excelente montadora se virarem em tempo demasiadamente curto para criarem um motor...

Tio M.C. contará uma historinha ilustrada.

https://static.carthrottle.com/workspace/uploads/posts/2016/02/a4a26c4e32d80e59060a62a13c1d3562.jpg

http://iforsports.com/wp-content/uploads/2017/08/mclaren-2.jpg


Bom. A 'corcova' da MacMac denuncia tudo.

Gordon Murray queria um motor 'absurdamente baixo'. Boxster ao extremo. Antes, era alto. Aí inês é( estava) morta. Fracasso dos fracassos.

“Tive uma abordagem demasiado ambiciosa em relação ao carro. O motor era demasiado alto para aquilo que queremos e quando baixamos o motor, não funcionava tão eficazmente quanto queríamos. Para além disso, tivemos demasiados problemas com o Turbo, com incontáveis falhas de óleo, e uma má distribuição de peso.” Comissário Gordon.
Este batmóvel não deu certo. Poxa, porque não chamaram a Porsche ? Aaaah, ela estava na MacMac. Contratos, contratos.

Mas, em 1988, na MacMacHonda com motor de 'média altura' deu certo. Óbvio, com mais estudo$ e com Prost que entende do babado assim como Piquet e Lauda.


OBS. Não, não foi por causa do motor. Foi porque tio Bernie deu uma banana para a Brabham já que tinha um negócio mui maior e mui mais lucrativo em vista. A própria F1.


M.C.