16 de abril de 2018

CHINA 2018 - PITACOS PÓS GP

A corrida em terras chinesas parecia fadada ao tédio.

Com mais da metade da prova transcorrida, tudo indicava que o vencedor seria Bottas. O jovem finlandês assumiu a liderança na rodada de pitstops, e seguia rumo a vitória. Seus perseguidores aquela altura: Vettel, Verstappen, Hamilton e Ricciardo estavam conformados com suas respectivas posições e seguiam completando tabela. Até porque, todos estavam na mesma estratégia de apenas uma parada.

Mas o que ninguém contava era com o enrosco entre os dois carros da Toro Rosso. Consta que a equipe teria ordenado a inversão de posição entre Gasly e Hartley. O problema é que Hartley não teria entendido, e quando Gasly mergulhou para passar, seu companheiro fechou a porta e deu no que deu. Resultado Safety Car foi acionado.

E a partir desse momento, a corrida mudou completamente com a sacada da Red Bull em chamar sua dupla de pilotos imediatamente para a troca de pneus. Já a Mercedes, mais uma vez bobeou e não chamou Hamilton.

Verstappen e Ricciardo com pneus novos voavam na pista. No entanto, Verstappen não soube aproveitar a chance que se apresentou. Primeiro forçou onde não devia quando tentou superar Hamilton e escapou da pista, deixando o caminho livre para Ricciardo. Depois, quando tentava se recuperar, em busca do pódio, tocou em Vettel e acabou com  a corrida do alemão e a sua própria. Atirou pela janela uma vitória certa e com dobradinha...

Por outro lado, Ricciardo soube extrair tudo de sua máquina. Com uma atuação de gala, recheada de belas ultrapassagens, o sorridente australiano superou um a um os pilotos a sua frente. Primeiro Hamilton, depois Raikkonen, Vettel na sequência e finalmente Bottas. 

Ainda que a prova não tenha sido espetacular do inicio ao fim, a belíssima atuação de Ricciardo na segunda parte da corrida, foi daquelas que entram para a história do esporte a motor.


Nenhum comentário: