29 de março de 2009

Pitacos Australianos,a corrida


Uma prova histórica,de tirar o folego,decida pelos pilotos e não mais na estratégia de boxes,repleta de disputas,ultrapassagens,enroscos e com uma inversão de forças jamais vista nos anais da F1.
A Brawn sobrou,com Button diga-se,o ingles controlou a corrida,andou na ponta com propriedade e equilibrio,ele foi perfeito,o carro se mostrou além de rápido,muito consistente e muito forte fisicamente,Barrichello que o diga.A equipe fez história hoje com a dobradinha.

Button,mostrou que sabe andar na frente mais uma vez,que tem talento para conduzir um bom carro sem fazer bobagens.Para muitos era carta fora do baralho,estava apagado pela estrela de seu patricio Hamilton,agora sacode a poeira e dá a volta por cima.
Além disso deve ser vidente,porque permance nesse time desde que chamava-se BAR,uma cigana deve ter dito "Meu filho fique onde está,porque um dia tudo vai dar certo".

Barrichello
,o piloto 1B cometeu todas as bobagens possiveis,bobeou na largada,provocou um enrosco na primeira curva,quase tirou Raikkonen da prova,sua sorte foi o carro ser muito forte,num golpe de sorte voltou ao pódio com a batida dos juvenis Vettel e Kubica.

Trulli,que corrida foi essa,partiu dos boxes e foi subindo,o conjunto carro piloto estavam perfeitos,provavelmente sem a punição brigaria em igual condições com Button pela vítória.Hoje sua atuação merece nota 10,voltou aos bons tempos,e o carro da Toyota prova que é muito bom.

Hamilton,foi mais um que fez uma bela corrida,partiu do fundo e mesmo não tendo um carro equilibrado,foi passando um a um com uma ajudazinha do KERS.Provou para os mais céticos que sabe partir do fundo e subir com um equipamento inferior.
Seu quarto posto teve claro uma ajuda com a batida entre BMW e Red Bull,mas hoje ele compensou a inferioridade no braço.

Glock
,mais uma prova do bom carro da Toyota,cometeu algumas bobagens com alguns enroscos.Como seu companheiro partiu dos boxes e cresceu na prova,volto a destacar,largando na frente as Toyotas brigariam pela vitória.

Alonso,o bicampeão fez o que pode,afinal o carro se mostrou muito ruim.Lutou a prova inteira,sendo pressionado durante um bom tempo,pelo menos o KERS ajudou a segurar a posição em muitas ocasiões.Alonso merece bem mais que isso,mas por hora era o que dava para fazer.
Já seu companheiro Nelsinho Pirueta Piquet,até que vinha bem,mas na primeira relargada conseguiu rodar na reta,parece que foi o freio com problemas,eu ainda digo que foi aquela peça que apertou o pedal de freio.A imprensa européia está fazendo chacota do brasileiro.

Rosberg,confesso que não consegui compreender ainda o que aconteceu,o carro parecia muito rápido e equilibrado nos dois primeiros trechos da prova,mas no final mesmo fazendo a melhor volta da corrida,seu rendimento foi caindo,caindo...,uma pena.
Provavelmente foi o pneu utilizado no ultimo trecho que não aguentou.

Buemi,olha o cara ae,novamente um estreante pontua pela Toro Rosso.O suiço fez tudo direitinho,não cometeu erros e soube aproveitar as oportunidades.Será mais um ano de pesadelos para Bourdais.

E a Ferrari hein?Tudo bem que o time dificilmente vai bem nessa pista,mas o que se viu foram trenzinhos comandados pelos seus carros,ficou fora dos pontos e parece perdida no acerto de seus bólidos.Massa foi combativo,lutou com as armas que estavam a disposição,mas o carro sofre um problema sério de consumo de pneus,os traseiros acabam rapidamente,comprometendo o equilibrio do conjunto.

E para finalizar como não falar do enrosco juvenil entre Kubica e Vettel,o polaco estava com o carro em melhor condições e fez o que deveria,ou seja tentar superar o alemão,que com pneus em frangalhos perdia rendimento.
Mas os dois erraram,Kubica por não esperar o momento mais oportuno e Vettel por não usar a cabeça,vinha numa corrida perfeita um pódio estaria perfeito aquela altura.No final das contas os dois ficaram de fora.

Atualização: Truli foi punido por uma ultrapassagem sobre Hamilton durante o trabalho do Safety Car,desse modo acresce em seu tempo 25 segundos e despenca para o 12º posto.



Resultado do GP da Austrália 2009
melhor volta: Nico Rosberg (Williams) - 1m27s706

1 J. Button (ING) Brawn 58 voltas em 1h34m15s784
2 R. Barrichello (BRA) Brawn a 0s807
3 L. Hamilton (ING) McLaren a 2s914
4 T. Glock (ALE) Toyota a 4s435
5 F. Alonso (ESP) Renault a 4s879
6 N. Rosberg (ALE) Williams a 5s722
7 S. Buemi (SUI) STR a 6s004
8 S. Bourdais (FRA) STR a 6s298
9 A. Sutil (ALE) Force India a 6s335
10 N. Heidfeld (ALE) BMW Sauber a 7s085
11 G. Fisichella (ITA) Force India a 7s374
12 J. Trulli (ITA) Toyota a 26s604 (punido)
13 M. Webber (AUS) RBR a 1 volta
14 S. Vettel (ALE) RBR a 2 voltas
15 R. Kubica (POL) BMW Sauber a 3 voltas
16 K. Raikkonen (FIN) Ferrari a 3 voltas
17 F. Massa (BRA) Ferrari a 12 voltas/mecânico
18 N. Piquet (BRA) Renault a 33 voltas/acidente
19 K. Nakajima (JAP) Williams a 40 voltas/acidente
20 H. Kovalainen (FIN) McLaren a 58 voltas/acidente

16 comentários:

Unknown disse...

realmente esse enrosco de Vettel e Kubica parece de duas mulheres correndo de Kart. você nom imagina o bravo que fiquei

vou te contar que Trulli foi sancionado com 10 posições por sobrepasar a Hamilton en safety car. então temos que esse podio REALMENTE ERA DE HAMILTON e por incrível que seja, o carro da mclaren não era todo o que o povo falava

Net Esportes disse...

Hamilton deu muita sorte, a Toyota andou muito bem e a Brawn está muito a frente dos demais, ou seja, o equilíbrio ficou do 3º em diante..... aliás o Barrichello também acabou dando muita sorte !!!

Anselmo Coyote disse...

Corrida maluca!

Anônimo disse...

CAra

Voce decidamente detesta o Rubens, teve um monte de cagadas de vários pilotos e voce só ve as do rubens.
É mole ???
A do Veteel e o Kubica, enrosco juvenil ,,, tá bom
Grato
Antonio
Outinhos SP

Anselmo Coyote disse...

Marcelo e amigos.
Agora sim, acordado e lembrando da corrida. Ok!

Excelente corrida.

Tomara que a coisa continue assim. Curti muito o banquete de mendigos, com toda aquela alternância de posições atrás do Button, seja pelas performances dos pilotos ou pelas características dos carros.

Meu preferidos (Kimi e Piquet) saíram por problemas nos carros, mas estou satisfeito mesmo assim. Eles são pilotos e não mecânicos.

O Nelsinho foi perfeito e fez uma excelente corrida, enquanto dependeu dele. Largou em 14o, pulou para nono, deixou para trás o Alonso bi-campeão comendo pó de asfalto e chegou a ficar em 4o. Isso foi SENSACIONAL!!!! Mas, como era de se esperar, a sua carroça feita com os restos do carro do Alonso, não aguentou, o que não é novidade, claro.
Ah! ia-me esquecendo:
Imprensa européia...deixe eu ver...
Quem liga para a imprensa européia?

Anselmo Coyote disse...

Marcelão,
Como eu poderia esquecer? Perdão (ainda estou meio sonolento). Só para constar, dada à normalidade do ocorrido.

O Alonso, largando em 12o, só pra não perder o costume, tomou outro pau do Hamilton que largou em 18o e chegou em 3o. Ah.. e de outro estreante, o Buemi, claro! Normal!

Abraços.

Bruno Aleixo disse...

Olá Marcelo,

sou o Bruno Aleixo, do Grid GP. Meu novo blog é http://velocidadecia.blogspot.com/ se puder adicionar o link aqui. Estou adicionando o seu link na minha página. Abraços!

Loucos por F-1 disse...

Marcelo, corrida sensacional esta hein. Foi uma constância de troca de posições incrível naquele circuito travado da Austrália. Caiu do céu esse segundo lugar para o Barrichello, ele deu monte mole na largada. A Brawn sobrou na pista, andou muito.

O Hamilton voou lá de trás com sua McLaren meio ferradinha. Tem gente ainda que fala que o inglês não pilota nada.

Anselmo, lembrei de vc quando o Nelsinho estava bem na corrida. Quando rodou eu também lembrei...rsrsrs.

Abraço!

Marcos Antonio disse...

Amigo A williams fez a estratégia errada com o Rosberg que o deixou d epneus macios no final da corrida que se desgastaram muito rápido e por isso foi a perda das posições. Mas o carro é rápido ,o Nico podia ter ido pro pódio vamos ver se em Sepang a gente consegue algo melhor.

e a Branw? histórica, fez dois pilotos que são motivo de chacota em pilotos vencedores. São a equipe a ser batida.

abraços!

Bruno disse...

Realmente as expectativas foram alcançadas, muita disputa e emoção na primeira prova, nem precisei tomar café para não cochilar nessa...rsrs.
Os pontos perdidos por Vettel e Kubica, farão muita falta no campeonato, mas o bonito é ver a vontade dos dois, especialmente do Kubica que estava com um carro bem melhor no momento.
Semana que vem já tem mais. Mais emoção a vista.
Abraço.

Ron Groo disse...

Nisto ce tá coberto de razão Marcelo. Histórica a prova.

Pena que a Ana Hickiman, digo, o Nico fez vergonha...

Ovi disse...

Sin duda alguna ha sido un gp muy divertido pero a su vez extraño porque no se han cumplido las espectativas que nos habia deparado esta pretemporada, pero con lo que yo me quedo es con la gran curiosidad de si esta situacion de la clasificacion invertida del año pasado, sera así duratne toda la pretemporada o los demas equipos lograran recuperarse.
Un saludo.

Marcelonso disse...

Olá amigos,


A corrida e as manifestações foram intensas,valeu a participação de cada um.
Duas ressalvas,primeiro para o companheiro Antonio,não é que eu deteste o Rubinho,mas pô meu,com um carro daqueles nas mãos,uma chance de ouro,ele parecia principiante,quando é o mais experiente.Claro que muitos erraram,mas ele não podia ter feito tudo aquilo.

Anselmo vamos deflagar a campanha
"ACORDA ANSELMO",o guri sempre tem uma desculpa,faz um corridaço mas não termina,acorda Anselmo,mais umas cinco assim e adeus assento!(nada pessoal)

abraços a todos

Anselmo Coyote disse...

Rsrsrsrsr...
Então vamos para a próxima.
Retificação: O Kimi assumiu que errou.
Abraços a todos.

GiglioF1 disse...

Marcelo,

Nao faltou emocao!!...Também nao entendi o Rosberg...acho que deve ter errado varias vezes e a TV nao mostrou...
Nao gostei do Piquet..ele nao passa ninguém...sai numa estratégica sempre defensiva e vai mais para a frente quando tem enrosco que ele escapa..é tdo.

Abraco!!!

Anselmo Coyote disse...

Giglio, o Piquezinho é craque, rapaz... rsrsrsrsrs. Chegou a ficar em 3o... qdo ele freou no final da reta só uma roda travou... aí vc sabe, nem o Papa segura um carro nestas condições.
Abs.