23 de julho de 2009

Aerodinâmica na F1



Na F1 a preocupação com a aerodinâmica começou com o lendário Colin Chapman no inicio da decada de 70.
Buscando um modo de superar a Ferrari com seu Torpedo V-12,o ingles notou que o unico modo de supera-los,estava justamente em ser mais rápido e eficiente nas curvas,foi nesse momento que nasceu a famosa Lotus 72D e toda a preocupação com a aerodinamica.

Os projetistas da F1 perseguem uma fórmula inversa à dos engenheiros aeronáuticos buscando obter apoio aerodinâmico com uma força vertical, de cima para baixo, que pressiona o bólido contra o chão, criando zonas de depressão sobre as asas e, em simultâneo, minimizando a resistência ao ar que funciona como um bloqueio.

Cada detalhe do carro é analizado com extremo cuidado neste quesito,para se ter uma idéia,o perfil do bico com um diametro excessivo pode resultar numa perda de 10 cv de potencia do motor,e se tratando de um F1 é muito significativo.






E não é a toa que as duas equipes que lutam pelo campeonato contam com duas feras neste assunto,Brawn e Newey,ambos fizeram carros que furam o bloqueio do vento,pregam no chão e contornam curvas com uma eficiencia invejável.

As demais equipes,resta apenas sonhar com o proximo ano.

4 comentários:

Felipão disse...

Bem lembrado, Marcelo. Com as pesquisas aerodinamicas, o Chapman foi atrás do dinheiro das tabaqueiras, dando início a uma nova era no esporte

Unknown disse...

logo de colin procurar dinheiro pra tunel de vento, a historia da F1 nunca mais foi a mesma. agora, até parece meio estranho isso de restringir aerodinámica

Ron Groo disse...

É... Foi com Chapman que se deu o ponta pé nesta coisa de correria aerodinamica. Só que ele também pensava no estilo, na aparencia do carro.

Marcos Antonio disse...

é chapman abriu a porteira mas relamente ele prexzava mto a estética.os últimos carros cheios de penduricalhos é que eram tristes...