28 de março de 2010

GP da Austrália - A corrida em pitacos


Uma corrida surpreendente,com muita emoção repleta de alternativas,com batidas,cheia de ultrapassagens com disputas até o fim,assim foi o GP da Austrália que terminou com a vitória inesperada de Jenson Button

Essa prova pagou com juros e correção tudo que a categoria ficou devendo na primeira prova no Bahrein,o que nos remete aquela velha questão,teria sido a chuva no inicio da corrida o grande diferencial ou seria o fato dos carros andarem num circuito que apesar de ser de rua,é de longe superior aquela porcaria do  Bahrein.

Jenson Button arriscou no momento chave da prova calçando sapatos lisos em sua McLaren,o que inicialmente parecia ser um erro,na verdade foi o pulo do gato,além disso contou com uma ajuda da sorte com a saída de Vettel.

Os destaques da prova foram muitos,mas o meu voto vai para Robert Kubica,que com aquele caminhão da Renault conseguiu suportar a pressão de Hamilton por várias voltas conquistando um excelente segundo lugar,foi surreal!
Mais uma vez ele tirou leite de pedra,e volto a insistir o polaco merece uma estátua na Cracóvia!

Na Ferrari o brasileiro Felipe Massa conseguiu uma bela largada e com o enrosco de Alonso logo na saida ficou em vantagem.Talvez tivesse chegado mais a frente se o time fosse mais eficente na substituição dos pneus,mas por outro lado passou a corrida inteira lutando com o carro que sofria muito com os pneus,chegou inclusive a ser superado em algumas oportunidades,só que hoje a sorte esteve ao seu lado e acabou no pódio.

Já Alonso fez uma bela prova de recuperação,conseguiu reverter uma situação que parecia perdida,soma pontos importantes no campeonato permanecendo na liderança.
Protagonizou uma disputa interessante com Hamilton nas ultimas sete ou oito voltas,resistindo a todo custo às investidas do piloto da McLaren,no fim teve a ajuda de Webber que acabou acertando Hamilton e acabando com a brincadeira.

Pelas bandas da Mercedes,Rosberguinho teve uma prova burocrática, foi mais um que contou com a sorte e acabou herdando no minimo duas posições.
Michael Schumacher não teve a mesma sorte,com a asa dianteira danificada no enrosco da primeira curva,sua prova acabou comprometida,penou quase 40 voltas para superar a Toro Rosso de Alguersuari em busca da 10ºcolocação,o que só conseguiu forçando a barra na penultima volta.

Outro que fez uma prova espetacular foi Lewis Hamilton,o cara estava elétrico partindo para cima de todo mundo,chegou a lembrar Nigel Mansel pela sua performance hoje,no final acabou sendo tocado por Webber quando partia para cima de Alonso,ainda assim merece aplausos.

Outros dois que agradecem a Webber são Luzzi e Barrichello,se não fizeram uma corrida de encher os olhos,foram constantes somando pontos importantes para suas escuderias.

E na Red Bull hein?Uma vitória que parecia mais do que certa acabou ruindo quando Vettel teve problemas com os freios,pelo menos foi o que ele disse.Sei não,me pareceu mais um erro de quem tentava imprir um ritmo muito forte,faz parte.
Agora se teve um trapalhão na prova esse foi Webber,com uma sucessão de erros durante a maior parte da corrida acabou jogando pela janela a chance de obter um melhor resultado,quem sabe até a vitória.

Enfim,nossos pedidos foram atendidos com uma  corrida que valeu a pena,teve de tudo um pouco muitas ultrapassagens,acidentes,estratégias diferenciadas e principalmente muita emoção,essa é a F1 que desejamos assistir,pena que ainda restam alguns circuitos enfadonhos por vir,mas essa é uma outra história.

2 comentários:

Anderson Nascimento disse...

Umna corrida incrível. Superou muito a do Bahrein. Foi cheia de emoção, ultrapassagens e mostrou que Vettel poderá ter um ano de azar e que Alonso é o piloto da vez!

Lee Moy disse...

Na hora de ultrapassar um piloto de verdade, o Hamilton simplesmente não deu conta. E ele tinha a favor um carro infinitamente mais rápido e a condição da pista que lhe mais agrada.