19 de março de 2010

No Tunel do Tempo Especial - 50 Anos de Ayrton Senna

Se estivesse vivo,Ayrton Senna completaria 50 anos no próximo dia 21 e relembrando essa data marcante que tal conhecer alguns episódios interessantes da carreira do piloto desconhecidos da grande maioria?


No dia 27 de outubro de 1983,a ultima corrida no circuito inglês de Thruxton definiria o titulo da F3 inglesa  entre Senna e aquele que foi seu maior adversário na categoria,o piloto inglês Martin Brundle.
Senna partia na pole,e para melhorar sua performance havia bolado um plano para acelerar o aquecimento do motor nas voltas iniciais,a idéia era simples,ele basicamente tapou a entrada de ar que refrigerava o tanque de óleo com fita adesiva,e a unica coisa que precisaria fazer era depois de algumas voltas arranca-las pelas pontas que havia deixado numa posição onde pudesse alcançar de dentro do cockpit.

Tudo começou como o planejado,Senna disparou na ponta e seu motor Toyota já rendia o esperado,em poucas voltas o aquecimento era pleno,coisa que aconteceria normalmente entre oito ou nove voltas,então Ayrton se preparou para arrancar os adesivos,esticou o braço para fora durante a reta,mas para sua surpresa a fita havia se colado a carenagem devido ao vento,se não conseguisse arrancá-los o risco do superaquecimento era eminente.

O jeito era improvisar partindo para o tal plano B,soltar os cintos durante a reta,arrancar o adesivo e voltar a afivelar os cintos antes da chicane.
 Na entrada da  reta Senna soltou o apertadissimo cinto arrancou a fita,só que não conseguiu conectar o cinto a tempo "Quando vi, já tinha chegado a curva. De repente, não era mais parte do carro. Fiquei completamente solto", contou Ayrton mais tarde.

Ele precisou esperar até a próxima reta para voltar a conectar o cinto. Com os adesivos retirados e a manutenção da liderança, Senna apenas precisou administrar a vitória,e assim  acabou conquistando o título da Fórmula 3 Inglesa e desse modo abrindo a porta para a tão sonhada F 1.

3 comentários:

Ron Groo disse...

Uma das histórias fantásticas do Senna.

Jean Corauci disse...

Ótima matéia Marcelo, fiz um video em homenagem ao Ayrton e coloquei no youtube da uma olhada o endereço é: http://www.youtube.com/watch?v=L5vQS6o_9RU&feature=player_embedded&hd=1

Gustavo disse...

belo post marcelo, não sabia dessa história do ayrton.