No dia 27 de outubro de 1983,a ultima corrida no circuito inglês de Thruxton definiria o titulo da F3 inglesa entre Senna e aquele que foi seu maior adversário na categoria,o piloto inglês Martin Brundle.
Senna partia na pole,e para melhorar sua performance havia bolado um plano para acelerar o aquecimento do motor nas voltas iniciais,a idéia era simples,ele basicamente tapou a entrada de ar que refrigerava o tanque de óleo com fita adesiva,e a unica coisa que precisaria fazer era depois de algumas voltas arranca-las pelas pontas que havia deixado numa posição onde pudesse alcançar de dentro do cockpit.
Tudo começou como o planejado,Senna disparou na ponta e seu motor Toyota já rendia o esperado,em poucas voltas o aquecimento era pleno,coisa que aconteceria normalmente entre oito ou nove voltas,então Ayrton se preparou para arrancar os adesivos,esticou o braço para fora durante a reta,mas para sua surpresa a fita havia se colado a carenagem devido ao vento,se não conseguisse arrancá-los o risco do superaquecimento era eminente.
Na entrada da reta Senna soltou o apertadissimo cinto arrancou a fita,só que não conseguiu conectar o cinto a tempo "Quando vi, já tinha chegado a curva. De repente, não era mais parte do carro. Fiquei completamente solto", contou Ayrton mais tarde.
Ele precisou esperar até a próxima reta para voltar a conectar o cinto. Com os adesivos retirados e a manutenção da liderança, Senna apenas precisou administrar a vitória,e assim acabou conquistando o título da Fórmula 3 Inglesa e desse modo abrindo a porta para a tão sonhada F 1.
3 comentários:
Uma das histórias fantásticas do Senna.
Ótima matéia Marcelo, fiz um video em homenagem ao Ayrton e coloquei no youtube da uma olhada o endereço é: http://www.youtube.com/watch?v=L5vQS6o_9RU&feature=player_embedded&hd=1
belo post marcelo, não sabia dessa história do ayrton.
Postar um comentário