Após meses de trabalho nas fábricas, o circo da F1 se prepara para desembarcar no inicio do próximo mês (1 a 3) no circuito Ricardo Tormo,
em Valência.
E será em terras espanholas, com os primeiros três dias de testes coletivos de que a temporada 2011 dará seu "pontapé" inicial.
É evidente que nestes três dias será impossivel fazer qualquer previsão sobre a futura divisão de forças da categoria. Será apenas o primeiro contato da maioria dos times com os novos equipamentos.
Das chamadas grandes, apenas a McLaren não estará com o novo modelo na pista espanhola. Os ingleses optaram por utilizar um modelo hibrido, ou seja, o carro do ano passado equipado com os desenvolvimentos aerodinâmicos e inovações tecnológicas que serão utilizados em 2011. O modelo novo, MP4-26 será conhecido apenas no dia 04/02, em Berlim.
Estratégia? É possivel, pois assim ganham mais tempo para desenvolver o modelo em seu túnel de vento. De qualquer modo, o time prateado não pode ser descartado da luta por vitórias.
Ainda que tenhamos muitas mudanças para a temporada 2011, certamente o novo modelo da Red Bull, o RB7, será o carro a ser batido. Mas nesse ano, em tese, a vida dos rubrotaurinos deverá ser bem mais complicada.
A Ferrari que não consegue esquecer o vexame de última corrida do ano passado, trabalhou muito em sua nova cria. Os italianos esperam que o novo modelo seja capaz de lutar pelo campeonato.
Outro time que não pode ser esquecido é a Mercedes. Os alemães que tiveram uma temporada de estréia muito ruim, estão trabalhando no novo modelo desde meados do ano passado. A pressão por resultados será grande em 2011, além disso Ross Brawn está por trás do projeto.
Apesar do "Know-How" dos principais times, existe uma incerteza no ar. As mudanças para essa temporada podem trazer novos contornos à categoria.
Os pneus serão diferentes, agora serão fornecidos pela italiana Pirelli que substitui a japonesa Bridgestone. A distribuição de peso no carro será fixa, com 46% na frente e 54% na traseira. Os engenheiros não poderão mais alterar essa configuração a seu bel prazer.
Também há o retorno do KERS, além da controversa asa móvel na traseira que ,aliás, é onde reside a maior incerteza, já que o mecanismo comandado pelo piloto, será liberado nos treinos e classificações, mas nas corridas só poderá ser utilizado segundo critérios tecnicos.( sei não...)
Quanto aos primeiros testes em Valência, penso que as escuderias irão esconder o "leite". Ninguém vai querer revelar informações para os adversários. Será um jogo de estudos, com um time tentando entender o outro, enquanto os pilotos buscarão compreeder as mudanças e todo o funcionamento dos novos carros.
Como no ano passado, a temporada só começará para valer no Bahrein.
Um comentário:
Não estou gostando do começo da Pirelli não...
Disseram que vão fazer pneu que obriga a mais pitstop.
Poxa, eu gosto é de corrida e não de parada.
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