14 de julho de 2011

FIA volta atrás e libera difusor soprado

Finalmente a sessão pastelão chegou ao final. Após todo o imbróglio gerado pela proibição do chamado difusor soprado, decretado pela FIA na última corrida em Silverstone, as equipes chegaram a um denominador comum e o artifício está liberado para voltar a ser utilizado.

Na reunião realizada em Paris, inicialmente Ferrari e Sauber eram as duas únicas equipes que não aceitavam o retorno do sistema.
No entanto, as duas escuderias acabaram voltando atrás e decidiram acatar a decisão da maioria. Vale lembrar que é necessário unanimidade entre as escuderias para que qualquer mudança tenha validade.

Ficou acordado que as regras utilizadas na corrida em Valência (GP da Europa), terá validade até o final da temporada. Assim, o mapeamento do motor entre a classificação e a corrida permanece proibido, mas o difusor soprado está liberado.

2 comentários:

orlando disse...

A saída do escape é um verdadeiro maçarico..

TW disse...

Marcelo,

essa discussão nem era para ter existido. Se a FIArrari aceitou o sistema no início do ano, deveria manter o regulamento para toda a temporada. Isso só prejudica ainda mais a imagem da F1 e mancha uma bela temporada.

Mas como diz Coulthard: "“O problema é que a F1 é muito negócio para ser um esporte e muito esporte para ser um negócio". Ainda bem que decidiram pelo mais sensato.

abs