25 de setembro de 2011

GP de Cingapura - Pitacos da corrida

Após duas corridas excelentes na Bélgica e na Italia, a F1 realizou neste domingo nas ruas da cidade-estado de Cingapura, uma prova meia boca.
O marasmo só não foi maior porque havia um piloto chamado Lewis Hamilton.

Ainda que muitos critiquem seu estilo de pilotagem, Hamilton faz toda a diferença na pista. Não é o tipo de piloto que fica acomodado - ele quer sempre mais.

É verdade que muitas vezes ele acaba extrapolando - isso faz parte da essência dos pilotos diferenciados.

Também é licito dizer que Luizinho precisa amadurecer, mas que ele faz valer o ingresso, ah isso faz. Mesmo  com quatro paradas. e uma passagem extra pelos boxes como punição, chegou na 5ª posição.

A corrida esteve distante de ser considerada boa. Tião Alemão ganhou com o "pé nas costas", sem dar a mínima chance aos seus pares.
O alemonzinho foi avistado em três oportunidades. Primeiro durante a largada, onde todos os carros estavam parados. Depois foi notado durante a intervenção do Safety Car e mais tarde apareceu no pódio para receber o 19º troféu como primeiro colocado.

Jenson Button vem provando aos seus críticos que é um piloto diferenciado. Ainda que não seja o tipo que dá show a toda corrida, sua pilotagem polida é muito consistente. Não por acaso passou a ocupar a vice-liderança do certame. No final da prova, chegou a colocar uma certa pressão em Vettel.

O australiano Mark Webber precisa fazer um curso intensivo de largadas. Pela enézima vez no ano conseguiu perder posições importantes na partida. Hoje caiu de segundo para quarto.
No fim das contas, conseguiu arrumar um pódio ao deixar El Fódon para trás em três oportunidades. Ainda assim é pouco, muito pouco pelo carro que tem nas mãos.

Por outro lado, Paul di Resta, mostrou porque é apontado como uma das revelações da temporada. Com uma estratégia arriscada de apenas duas paradas, chegou a ocupar a terceira posição.
No fim das contas, levou sua Force India ao sexto lugar. Seu companheiro de equipe, Adrian Sutil, foi o oitavo.

Os brazucas não tem muito para comemorar. Felipe Massa, teve sua corrida prejudicada após ser tocado por Lewis Hamilton. Mas ao contrário do inglês que deu um show de recuperação, o brasileiro seguiu em sua tocada morna e terminou em nono.

Rubens Barrichello bem que tentou levar sua Williams aos pontos. Durante boa parte da prova, Barrichello ocupou a zona de pontos. Mas a poucas voltas do fim, com os pneus desgastados, cedeu passagem. Acabou em 13º, duas posições atrás do companheiro Pastor Maldonado.

Bruno Senna não conseguiu repetir as atuações anteriores. O primeiro-sobrinho que já esperava por dificuldades em Cingapura, terminou apenas na 15ª posição, duas posições à frente do companheiro Vitaly Petrov.

O campeonato, salvo uma zebra monumental, será decidido daqui a quinze dias em Suzuka, no Japão. Tião Alemão, o garoto precoce, será coroado o bicampeão mais novo da história.

3 comentários:

Anselmo Coyote disse...

Grande Marcelonso,

Vc tocou num ponto interessante. Depois do imbrloglio Hamilton/Massa, ambos perderam - tiveram que parar e o Hamilton perdeu mais, pois foi punido. Seria natural o Massa voltar mordido e o Hamilton ficar ressabiado. Algo assim como o Fisichella depois de tirar o título do Schumacher em 2006 em Interlagos.
Mas não foi o que aconteceu. O Hamilton voltou mordido e o Massa conformado. Talvez pensando: esse neguinho salvou meu final de semana; não terei que inventar desculpas, basta apontar o dedo para ele. E ao final da corrida fez mais do que isso: foi tirar satisfações. Sim satisfações, mas nada a ver com aquela que o Piquet tirou com o Eliseo Salazar na Alemanha. Não digo pelo apelo do Piquet às vias de fato, mas pelo aspecto moral das entidades. Piquet é Piquet, Massa é ... Massa é o quê mesmo?
Abs.

Anônimo disse...

Grande Coyote,


Concordo com sua colocação. Massa está transtornado, não é mais aquele piloto que brigou pelo campeonato em 2008.

abs
Marcelonso

Net Esportes disse...

Concordo com o que você falou sobre o Hamilton e também com o comentário do Anselmo Coyote.

Agora com relação ao Vettel, como é que pode ele ter que 'dar respostas aos criticos' ... eu acho que nem chega ser bem esse caso, acho que é mais um 'cala boca' aos que torciam contra seu domínio absoluto, que duvidavam de uma hegemonia em um ano tão agitado por aquelas ultrapassagens todas lá que no fundo não significavam nada ...

A zebra monumental seria o Button ganhar as cinco provas que restam e o Vettel não fazer ponto em nenhuma ..... mais fácil o mundo acabar em 2012. Acho que o Vettel vai ser campeão vencendo a corrida no Japão ..... e arrisco dizer que ele ainda ganha mais algumas até o final do ano.