7 de outubro de 2011

GP do Japão - Treinos Livres em Pitacos


Jenson Button começou cumprindo com o prometido em Suzuka - andar à frente da Red Bull. O piloto inglês, em dia inspiradíssimo, fechou o dia no alto da tabela de tempos. Prenúncio de vitória? Pode ser...

Até porque, Tião Alemão aparenta não estar preocupado em vencer. No primeiro treino escapou e quebrou o bico e na segunda sessão conquistou a terceira marca, ou seja, o cara tá relax. O que ele quer mesmo é liquidar a fatura definitivamente. É obvio que se a vitória vier melhor, mas se não vier tudo bem. Nesse final de semana não há necessidade de arriscar, e ele sabe disso. Seu parceiro Mark Webber aparece na quarta posição.

E além disso tudo, é apenas a sexta-feira. Um dia em que as equipes trabalham muito, coletam informações, testam novos componentes - nesses dois primeiros ensaios o acerto do carro ainda está "bruto". Em resumo, são treinos pouco conclusivos.

Um exemplo disso foi a excelente performance de Fernando Alonso. Mesmo sem atualizações em sua Ferrari, El Fódon fechou o dia na segunda posição. Vale lembrar que em Cingapura foi a mesma situação na sexta-feira, e no fim das contas, levou um banho de McLaren e Red Bull na corrida.
Já Felipe Massa manteve sua posição habitual - terminou o dia com a quinta melhor marca.

O restante foi um pouco de "mais do mesmo". Mercedes com suas posição de praxe - Schumacher em sexto e Rosberguinho em sétimo. Na sequencia, o embate entre  Toro Rosso, Force India e Sauber para ver quem completa a lista dos dez mais. Mas dessa vez, tudo indica que terão a companhia da Lotus Renault.

A única situação que acabou saindo da normalidade foi o treino de Lewis Hamilton. Não pelo posicionamento, mas pela cabeça mais fresca, após a enxurrada de criticas.
O jovem inglês foi atrapalhado em sua volta rápida e fechou o dia com o oitavo tempo, ainda assim estava feliz da vida - com o desempenho alcançado pelo parceiro Button.

Bruno Senna usou a sexta-feira para testar novos componentes, mas eles não funcionaram. Segundo o primeiro-sobrinho, o tempo de volta não corresponde a performance que o carro pode atingir. Aponta que será preciso ainda muito trabalho para buscar uma vaga entre os dez melhores. Terminou o dia na 14ª posição.

Rubens Gonçalves Barrichello segue em seu calvário a bordo da Williams. Para ajudar, o brazuca acabou cometendo um erro - escapou da pista e bateu. Terminou o dia em 18º.






2 comentários:

TW disse...

Marcelonso,

Vettel tem que manter a calma. Creio que a escapada na 1ª sessão dará a ele mais foco para todo o final de semana.

Button tem condições de vencer, mas não creio que o faça. Essa pista favorece demais o time de Milton Keynes. Será um banho de Sebastian domingo,m a meu ver.

Rubinho pode dar adeus à Williams. Lá, creio que não fica. E o primeiro-sobrinho teve um dia difícil, mas acho que amanhã o veremos andando mais próximo de Petrov.

abs

Ron Groo disse...

Lembra daquela frase: "-Eu acredito em gnomos"?

Pois bem, eu uso outra: "-Eu não acredito em treino livre de sexta..."

Hoje as coisas voltam ao normal.