22 de novembro de 2011

GP do Brasil - Imagem Retrô (4)


Ainda que a Williams fosse "o carro" para a temporada de 1996, as esperanças tupiniquins estavam todas voltadas para Rubens Barrichello, o vazio com a ausência de Senna era imenso...

O piloto brazuca classificou sua Jordan em segundo, uma proeza para a época. Vencer seria impossível, mas um pódio parecia ser possivel.

Ainda mais quando a poucos minutos da largada o céu desabou em Interlagos. Lembro muito bem desse momento. Era meu terceiro GP do Brasil, o segundo em Interlagos.
Em questão de alguns minutos o sol intenso, deu lugar a uma chuva torrencial, daquelas que molham até a alma...

A corrida começou sob uma forte chuva. Damon Hill disparou na ponta, seguido de Jacques Villeneuve e Jean Alesi. Barrichello largou mal e acabou caindo para a quarta posição.

Gonçalves até tentou se recuperar. Foram inúmeras tentativas de ultrapassagem sobre a Benetton de Jean Alesi. Todas elas no "S" do Senna - sem sucesso obviamente.
Barrichello freava mais tarde no final da reta e passava, mas na sequencia tomava o "X" de Alesi - foram tantos que até perdi a conta...o pessoal passou a chamar a curva de "X" do Barrichello.

No fim das contas, com a pista praticamente seca e com Jacques Villeneuve fora, começou a derradeira rodada de pitstops.  Quando tudo se ajeita, Barrichello voltou na quarta posição, dessa vez atrás da Ferrari Michael Schumacher.

Começou nova perseguição, e volta após volta, Gonçalves se aproximava do alemão. Tanto que tentou mais uma daquelas manobras na entrada do "S", e mais uma vez tomou um "X". Na sequencia da volta, justamente no ponto onde Villeneuve escapou - lá se foi o Gonçalves para a brita na descida do lago (naquele tempo, esse trecho não era asfaltado)

A frustação em Interlagos foi geral. Lembro que descemos da arquibancada e fomos tomar algumas geladas, era o que restava...

A corrida foi vencida por Damon Hill. Jean Alesi chegou em segundo e Michael Schumacher completou o pódio em terceiro.

4 comentários:

Renan disse...

Marcelonso,

Gonçalves nunca foi bem em Interlagos: ou ele errava por estar muito pressionado ou tinha muito azar (como em 2003).

Agora, pode ser a última corrida dele. Por causa disso, 1B está fazendo de tudo para conseguir uma vaga na F1 em 2012 e aqui está a solução encontrada por ele.

http://funnyformula1.blogspot.com/2011/11/solucao-de-rubens-barrichello.html

Caso ele não consiga, você já imaginou como será a repercussão? Este blogueiro previu:

http://funnyformula1.blogspot.com/2011/11/uma-noticia-sob-diversos-pontos-de.html

Abraço!

Por Dentro dos Boxes disse...

Marcelonso,

um belo relato da trajetoria de Barrichello neste GP Brasil de 1996. Mas definitivamente ele não se dá muito bem em Interlagos.

Uma pena, pois foi um dos pilotos brasileiros que mais correu ali...

abs...

Ron Groo disse...

Nunca tive esperanças nele não, mas nesta época ai eu ainda o tolerava melhor.

TW disse...

Marcelonso,

mal a gente sabia que não seria a primeira nem a última vez que torceríamos por ele e ele decepcionaria em casa.

abs