18 de novembro de 2011

Honda is back?


Após queimar um caminhão de dinheiro durante três temporadas (2006/2007/2008), e sem conseguir resultados expressivos, os japoneses da Honda decidiram sair de fininho da F1 - o sonho de construir uma vitoriosa equipe na Terra do Sol Nascente morreu na casca...

Por ironia do destino, o espólio da escuderia japonesa acabou dando origem a BrawnGP no ano seguinte, escuderia essa, que empurrada pelos motores Mercedes acabou levando o campeonato com Jenson Button.

No entanto, com a introdução de um novo motor turbo para 2014, a Honda estaria disposta a retornar à F1. Só que desta vez, apenas como fornecedora de motores. 
A fabricante japonesa guarda boas lembranças com os motores turbinados. Primeiro com a Williams, depois com a McLaren - foram anos dourados para os japoneses.

Segundo rumores, tecnicamente a Honda estaria com tudo pronto para retornar a categoria com um motor V6 turbo, bastaria apenas o crivo do conselho da empresa.
O parceiro escolhido seria a McLaren, justamente a equipe com a qual os japoneses tiveram uma parceria pra lá de vitoriosa - em cinco temporadas (1988-1992) foram conquistadas 44 vitórias e quatro campeonatos.

E tudo começa a fazer sentindo nessa história toda. A McLaren em face do acordo de separação com a Mercedes, receberá  os propulsores alemães gratuitamente até o final de 2012, depois disso, passará a ser um cliente normal, ou seja, precisará pagar por eles.

O retorno dos japoneses é bem vindo. Espero que isso aconteça efetivamente, e possa trazer a reboque mais competitividade para a categoria.


5 comentários:

Marcos Antonio disse...

não gostaria que a honda voltasse, ela vai sair no primeiro revés que tiver. eles sempre foram assim. e tem um papo que a McLaren pode vir com motor próprio pra 2014.é aguardar pra ver tb...

TW disse...

Marcelonso,

torço que venham sim, afinal ver de novo essa parceria seria ótimo e sim, creio que trará mais competitividade, num mercado onde a Renault está querendo fazer hegemonia.

abs

Samuka disse...

Não mera para ser 4c turbo ?

Marcelonso disse...

Samuka,

Você colocou bem era pra ser 4c, mas não houve unanimidade entre as escuderias - logo, chegaram a um meio termo e optaram por V6 TURBO

abs

Ron Groo disse...

O que li foi que a maclata quer fazer seu próprio motor. O que não é má ideia, se funcionar, claro.