Nessa semana que marca o 18º ano de sua morte, vou recolocar por aqui, algumas imagens postadas a dois ou três anos atrás...
Em 1983, num teste realizado no circuito de Paul Ricard, pela extinta equipe Brabham, Nélson Piquet e Ayrton Senna dividiram um F1 pela primeira e última vez.
Antes de chegar a Brabham, Ayrton havia realizado testes pela Williams (bateu o recorde da pista), McLaren (superou o tempo da dupla titular Lauda/Watson em Silverstone) e na Toleman (derrubou os recordes de Derek Warwick,então titular).
Pelos resultados que Senna havia conseguido em tão pouco tempo, esse último teste era aguardado com enorme expectativa.
Bernie Ecclestone, dono da escuderia procurava um segundo piloto com a saída de Riccardo Patrese, e assim, convidou Ayrton Senna, Mauro Baldi, Roberto Guerrero e Pierluigi Martini para uma sessão de testes.
O carro era a Brabham BT52B, o modelo com o qual Nélson Piquet havia conquistado o bicampeonato em 1983. Ficou acertado que Nélson Piquet seria o primeiro a andar.
O bicampeão faria alguns ajustes no carro, daria algumas voltas e depois passaria o carro para os demais, sem que o acerto fosse alterado - Piquet cravou 1m05s90. Ninguém conseguiu chegar perto da marca.
Senna e Baldi viraram tempos semelhantes, ainda assim, bem distantes do tempo marcado por Nélson.
Mauro Baldi - 1m07s80
Ayrton Senna - 1m07s90
Roberto Guerrero - 1m08s60
Pierluigi Martini - 1m08s90
No fim das contas, segundo versão oficial, por força do patrocinador italiano (Parmalat ), Ecclestone acabou optando por um terceiro italiano, que nem havia participado dos testes - Teo Fabi. Se bem que existe uma outra explicação. Clica aqui.
9 comentários:
... Bom, já sei qual o seu ídolo. E de milhões e milhões de brasileiros. Pelo que li, deixa nas "entrelinhas" que todos temiam Senna ! E assim foi o genial piloto parar na Toleman ! Se o carro tivesse sido ajustado por ele, Senna, adeus Piquet e Patrese ! Hungahorroring 1986... Hungahorroring 1986... Hoje não falam tanto dos pilotos que estão fazendo testes por aí mas, claro, eles estão acontecendo nas grandes equipes. Outra coisa é ter pé pesado no acelerador e dar duas, três, dez voltas rápidas. Outra é entrar um GP e ser consistente em 60 ou mais voltas ! Com neguinho no teu cangote ! Veio na memória um GP em que estava dominando a prova quando, num erro tolo, jogou sua McLaren no guard-rail antes da entrada do túnel do Mônaco. Imagina se ele viesse pilotar uma brbham de um bicampeão em 1984 ! Não chegaria a McLaren ! Òbvio que Senna mostrou ser um gigante com o tempo mas desmerecer dois gigantes, Lauda e Piquet... Tititi(1°). Coisa de framenguista.
M.C.
... e a foto é bacana. Piquet, Senna e Murray... Itiberê é sennista. E, tente saber o que houve com a ida da mcLaren e atravessada de um certo piloto nas negociações de Dennis com um certo tricampeão.
M.C.
Não estou desmerecendo nenhum piloto, cabeção.
E o pior de tudo é que Senna era Corintiano. Fazer o que ninguém é perfeito.
abs
... cabecinha, chamei VOCE de framenguista ! E Senna corintiano é coisa de Gagálvão... São os times blogais ! Curintia, Nemgão e Prantos ! Vemos a Sauber com patrocínio do Chelsea... Povão gosta !
M.C.
Outro dia vi uma entrevista do Reginaldo Leme no Jô e ele comenta sobre esse problema da contratação do Senna pela Brabham. Ele fala que a história do patrocinador é real, não foi pressão do Piquet.
Ele comentou que por ser uma multinacional, era interessante ter os produtos divulgados em outros países... mas a meu ver, a contratação do Teo Fabi pode não ser o que a Parmalat esperava...
Luiz Paulo Knop
www.resenhaesportiva.com
... pressão do Piquet. O Ré estaria doido se falasse isso. E digo mais, foi bom pro Senna. Foi para uma pequena equipe( Toleman ), depois para a Lotus meia-bomba e correu livre, sem preocupações. Imagina entrar a Brabham com Piquet, malandro do jeito que o vascaíno era... E foi mal naquele campeonato. Chegou em 5° ! Imagine o Senna ! Não, nada que Piquet fizesse contra o Senna. Mas a pressão, numa equipe que tem um campeão... Agora, houve atravessada feia na McLaren. O Ré contou essa, Knop ? O motivo de Piquet ficar puto da vida ? De não se falarem mais, os dois pilotos ?
M.C.
Aqui o link da entrevista
http://www.youtube.com/watch?v=Tj-AN1NGdM8
abs
... não estou duvidando da entrevista... Só perguntei se, na entrevista, ele fala da mágoa do Piquê-pai e por quê da mágoa. Nos tempos da McLaren 1987(88)... Aliás, O Ré era muito amigo do vascaíno voador e a amizade esfriou... qual será a razão também ? Mas hoje é dia de recordação e, falando sério, foi neste dia que torci mais por um piloto na vida ! Em vão. Olha lá, todo sorridente... simpático... não aguentou a pressão, Luiz Paulo Knop ? Fechou o bloguinho ? Tititi(2)
ele era de um dom inexplicável! Acompanho todas as recordações que seu blog faz ao longo deste ano. Mas à essa época, e em março, a voz sempre embarga e relembrar isso traz lágrimas aos olhos, mesmo tendo-se passado 18 anos!
abs
Postar um comentário