11 de maio de 2012

Catalunycas (2) - Pitacos Livres

Os treinos começaram em Barcelona com a Ferrari de volta a ponta, vejam só. Depois de um intenso e árduo trabalho, a equipe italiana finalmente conseguiu tornar sua máquina veloz, capaz de lutar pela vitória, certo? Errado.

O primeiro tempo de Fernandinho na sessão matutina, não disse absolutamente nada. Sabe quando os caras fazem aquele "H" pra torcida? Pois é, apenas isso.

A tarde é que tudo voltou ao normal. Button, Vettel, Rosberg, Hamilton e Raikkonen foram os cinco mais rápidos. Ou seja, a distribuição de forças na F1 continua a mesma. E o que é melhor, o equilibrio pelo visto continua. Os cinco primeiros marcaram tempos muito próximos, separados por menos de meio segundo.

O assunto em voga em Montmeló, é o desgaste de pneus. Com o calor intenso que está fazendo na região, o asfalto chega fácil na casa de 45 graus. E com tanto calor na pista, a borracha vai pro "vinagre" bem cedo. O que leva muita gente a fazer contas.

Em 2011 foram realizados 77 pitstops durante a corrida. Tiãozinho, o vencedor, fez quatro paradas. Acredito que nesse ano não será muito diferente. A chave mais uma vez estará nos pneus. Quem souber aproveitar melhor a borracha, levará vantagem.

É bem possivel que muitos daqueles pilotos que passarem para o Q3, tentarão apenas uma volta rápida. Tudo para "salvar" pneus para a corrida. Sem contar aqueles que poderão até sacrificar a classificação de olho na corrida. Exatamente como Kimi Raikkonen fez na corrida passada, no Bahrein.

Ainda que seja apenas sexta-feira, a briga do final de semana aponta para McLaren e Red Bull, com a Lotus correndo por fora. Como diria aquele grande pensador: " Tudo certo e nada resolvido!"

4 comentários:

Ron Groo disse...

Treino de sexta, as coisas são meio desconexas...

Anônimo disse...

..e eu vou ficar cansado de tanto repetir: que a Ferrada se exploooda ! Sozinha, num canto do autódromo, para não ferir ninguém. Um foguinho nas bundas de Fofonso e Zaca. Prá gente rir um pouquinho...

M.C.

TW disse...

E a Pirelli fez bem em levar os pneus duros para lá. A combinação dos amarelinhos com os médios não funcionaria.

Será interessante ver estratégias bem diferentes! Haja trabalhos para os engenheiros!

André Candreva disse...

Marcelonso,

são esses fatores (calor, desgaste de pneus, ajustes dos carros) que irão determinar que sairá na frente...

e continuo na torcida pela Lotus...

vejamos o que acontece no domingo...

abs...