22 de junho de 2012

Valencianas (1)











- Na primeira sessão de ensaios realizados em Valência, todos os pilotos foram à pista usando pneus médios. Como de hábito, o primeiro contato serve para estudar a pista, testar a aerodinâmica e por ai vai...e nesse cenário, o mais veloz foi Pastor Maldonado com a Williams.

- Enquanto o GP de Cingapura não acontece, a prova desse domingo tem tudo para levar o título da corrida mais xarope do ano. É uma pista onde ultrapassar é muito difícil. Portanto, largar na ponta é fundamental. Ainda bem que essa deverá ser a última corrida em Valência.

- Voltando ao que interessa, a segunda sessão foi bem movimentada. Até mesmo a Red Bull que costumava esconder o leite as sexta-feiras já não é mais a mesma. Os rubrotaurinos mostraram força a sessão inteira. Sebastian Vettel esteve entre os melhores em tempo integral, tanto que fechou o dia como o mais veloz. Tiãozinho tem uma boa relação com essa pistinha sem vergonha. Afinal de contas, ele  venceu as duas últimas corridas realizadas nas ruas valencianas. Já Mark Webber nem tanto, terminou o dia em nono.

- Mas o que chamou a atenção hoje, foi a boa forma de Force India e Sauber. Nico Hulkenberg terminou a sessão como o segundo mais veloz e, Kamui Kobayashi, veio logo a seguir, em terceiro. Nada que vá mudar os rumos do universo, mas serve para indicar a competitividade das duas escuderias em Valência.

- Outro time para ficar de olho é a Mercedes. Por ora, Michael Schumacher terminou o dia na quarta posição e Nico Rosberg foi apenas o décimo. No entanto, a equipe alemã sonha alto. Os alemães querem a segunda vitória, e desse vez, com Michael Schumacher. Observando a performance das Mercedes em Mônaco, não seria nenhuma insanidade colocá-los como postulantes a vitória.

- Com relação a Ferrari, os italianos usaram a sexta-feira para experimentos. O time Maranello trabalhou muito em cima dos novos componentes aerodinâmicos. Ainda assim, Alonso chegou a liderar a sessão, mas terminou em sexto. Já Felipe Massa foi apenas o 15º.

- Quem também começou bem foi Bruno Senna. Mesmo não participando da sessão matinal, o primeiro-sobrinho terminou o dia entre os cinco melhores. Não significa muito, mas é um bom começo. Aumenta a auto-confiança.

- Na Lotus o ritmo em treino dessa vez parece melhor. Grosjean terminou em oitavo e Raikkonen em 11º.

- Por fim, habemus McLaren. O time de Grove foi discreto hoje. Jenson Button terminou em 12º e Lewis Hamilton em 14º. O interessante é que dessa vez, Button ficou à frente do parceiro de escuderia. Mesmo que os ingleses não tenham feito grande coisa hoje, descartá-los da briga seria insanidade.

 Com a previsão de sol e muito calor para o domingo, saber lidar muito bem com os pneus macios nas ruas espanholas poderá fazer toda a diferença. Por isso, largar na frente e conseguir administrar o ritmo de corrida poderá ser decisivo para aqueles que sonham em vencer.  Nunca é demais lembrar que em quatro corridas realizadas até aqui em Valência, em três vezes o vencedor foi aquele que partiu na primeira fila.

2 comentários:

TW disse...

Marcelonso,

e ainda dizem que a essa pista não é tão ruim de se ultrapassar. Tiraram uma das zonas DRS, agora vai ser a mesmice de 2008, 2009 e 2010.

Fiquei impressionado com Force India principalmente. A Sauber esperava algo já, embora eu acredite que o time esteja um pouco mais atrás, para falar a verdade.

Quanto à Mercedes, tudo está muito sombrio ainda por lá. Mas não consigo imaginá-los comemorando daqui a 48h.

Ferrari e McLaren fizeram muitos testes hoje, estarão forte a partir de amanhã.

abs

Por Dentro dos Boxes disse...

Marcelonso,

preciso me comunicar com você. Envie qualquer mensagem para o meu e-mail: caac_mg@yahoo.com.br

depois eu vou lhe retornar com o assunto desejado.

grato pela atenção

André Candreva
BLOG POR DENTRO DOS BOXES