1 de junho de 2012

Wallpaper - Ferrari

Nos anos 90 as equipes tinham três opções de motorização V8, V10 ou V12 e obviamente o peso do motor variava conforme a potência.

Nessa época, a Ferrari por tradição, utilizava propulsores V12, extremamente potentes, porém muito pesados. E por conta disso, os modelos da equipe italiana eram projetados com aerofólios muito baixos e com entradas de ar enormes para os radiadores. Por conta disso, os carros italianos eram muito velozes nas retas, mas desequilibrados nas curvas...

Os carros mais equilibrados desse periodo eram aqueles que utilizavam motores V10. Eram modelos mais compactos e com um desenho aerodinâmico mais ousado.

Foi o periodo em que os carros da categoria tinham linhas mais harmônicas e belas. Pra mim, foi o tempo dos mais belos bólidos já produzidos, independente da motorização utilizada...

Na imagem acima, Jean Alesi em Spa francorchamps, Bélgica - 1991

                                                    clique na imagem para ampliar

9 comentários:

Anônimo disse...

... boa noite, quer dizer, bom dia ! Marcelonso, acho que esta "tradição" está mais ligada as vendas dos bibis caros da marca do que tradiçããããoooo ! Até 1995 a Ferrari usou estes motores pesadões. Aí, começou a pegar pro lado dela... Cobrança de resultaods pois a cisa tava indo pros quintos dos infernos - aqui, a coisa agora é 2/5 dos infernos. Faça a conta 40% do PIB em impostos - trocou em 1996 pelo V10. Ah...importantíssimo: E um certo alemão chegou com a trupe inglesa... mandando uma boa dúzia de macarrones prá ponte que partiu.


M.C.

Anônimo disse...

Cobrança de resultaods pois a cisa tava indo pros quintos dos infernos - aqui, a coisa agora é 2/5 dos infernos. Faça a conta 40% do PIB em impostos - trocou em 1996 pelo V10.

Mardito Chivas !

Cobrança de resultados pois a coisa tava indo pros quintos dos infernos - aqui, a coisa agora é 2/5 dos infernos. Faça a conta 40% do PIB em impostos PTelhos - trocou em 1996 pelo V10.

Valeu. Amanhã eu volto. Tá chovendo aí, em Itajaí ? Aqui tá um calor duca ! Manda mais chuva daí ! Faz a dança do vento pro amigo M.C. ! Que daqui eu já fiz a dança da chuva na praia da Barra da Tijuca ! HA !


M.C.

Anônimo disse...

Detalhe na foto é a faísca que sai atrás do carro, era muito charmoso ver isso nas pistas, hoje não me recordo mais de ver...

Luiz Paulo Knop
www.resenhaesportiva.com

Ron Groo disse...

Linda foto, só não vira wallpaper porque é ferrari... se fose Williams era diferente...

TW disse...

Perfeito Marcelonso.
Isso sim eram Fórmulas 1.

E com a chegada do V6 em 2014, haverá uma mutilação na categoria!

Por Dentro dos Boxes disse...

Marcelonso,

foto show...

valeu...

Por Dentro dos Boxes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Knop, Knop...


M.C.

Faez disse...

Compare a lagura das suspensões dos carros de hoje com os daquela época, hoje são muito estreitas.