12 de julho de 2012

Hockenheim, ontem e hoje

Os organizadores do GP da Alemanha em Hockenheim receberam no inicio dessa década um pedido de Bernie Ecclestone  para remodelar o mistico circuito alemão. Na verdade era uma ameaça velada, ou o circuito se adequava aos novos padrões ou estaria fora do calendário, não havia opção. Ecclestone queria reduzir o tamanho da pista para torná-la mais atrativa para a TV e para o público.

Evidentemente o pedido de Ecclestone foi aceito e para tristeza dos amantes do esporte a motor, o tradicional circuito alemão foi mutilado e acabou reduzido para 4.574 metros. A pista germânica sem as suas longas retas que rasgavam a floresta negra perdeu completamente sua identidade. O crime foi cometido por Herman Tilke, o tal arquiteto alemão que adora fazer pista para Hamsters...


Este era o lendário circuito que cortava a floresta negra alemã,o verdadeiro...


    Hoje isso é o que sobrou, uma arena para Hamsters...

Antigo traçado (cinza) sobre o atual (preto) - Pista perdeu mais de 2 km de extensão e média de velocidade caiu de 250km/h para 215km/h




9 comentários:

Anônimo disse...

...uma digníssima porcaria o que fizeram ! Tudo para não perderem um detalhe dos patrocinadores... Uma PORCARIA ! assim como pioraram Silverstone ! Interlagos... Que mais... tem vários aí ! Se mexerem com Monza, eu pego o avião e vou até lá protestar. Eu, Rubs, senhor Groo, Dedé Candreva, Schelb( vai na asa por que fuma ), ô du Volante !, Priscila do Bar, Oiquetetas... e você !



M.C.

Fernando disse...

Uma pena hoje só é possível correr nele em simuladores como Rfactor e GTR2. Belo Post!!!

Faez disse...

Tilke, o tal arquiteto alemão que "adora fazer pista para Hamsters".

Falou tudo. Quando não construiu as tais pistas pra hamsters, mutilou os circuitos de verdade, lamentável. E Bernie tirando de cena os circuitos tradicionais.

Rafael Schelb disse...

Porra M.C., sacanagem me mandar pra asa, hein!! Mas eu concordo com a ideia do protesto! E ainda levo um cartaz bem grande escrito "DIE, TILKE!"

carlos disse...

Estão acabando aos poucos um publico que gosta de ver a F1 verdadeida. Culpa do mostro Ecclestone com seu vicio de ganancia.

Ron Groo disse...

Mutilaram e tiraram a graça do maior templo dos motores que a F1 tinha... Ai era aceleração pura.

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Marcelo:

Excelente sua escolha de tema, fiquei muito triste com a amputação do trecho da floresta. Pelo menos, o novo traçado promoveu boas disputas nos anos que a corrida foi lá (reveza com Nürburgring).

TW disse...

Comparada às provas que tinha por lá antigamente, hoje não se trata mais da F1 correndo nessa pista alemã. Daqui a pouco é capaz de alterarem Monza por questões de 'segurança'.

Juanh disse...

El Hokenheim viejo, era junto a Nurburgring, Monza y Spá-Francorchamps, uno de los más bellos circuitos del mundo.
Malditos tiempos modernos...
Abrazos!