17 de julho de 2012

Tedescas (1) - Curiosidades


Hockenheim 1991

- Neste final de semana acontecerá a 59 ª edição do GP da Alemanha.
Os tedescos sediam a F1 desde 1951. Nesse período três circuitos alemães receberam a categoria: Nurburgring, Avus e Hockenheim. Desde então, os alemães só ficaram de fora do calendário em três oportunidades - 1955, 1960 e 2007.

- Michael Schumacher, com quatro vitórias é o maior vencedor. Ayrton Senna, Nélson Piquet, Jackie Stewart e Juan Manuel Fangio aparecem logo atrás, com três vitórias cada um. No total, trinta e oito pilotos diferentes já venceram em terras alemãs.

- A corrida em Terras Tedescas marcou a primeira vitória de quatro pilotos na categoria: Alberto Ascari, John Surtees, Patrick Tambay e Rubens Barrichello. O fato curioso é que todos eles guiavam uma Ferrari.

- Entre as equipes, a Ferrari com 20 vitórias, é de longe a maior vencedora na Alemanha. Williams e McLaren aparecem logo a seguir, com nove e oito vitórias, respectivamente.

- Quando o assunto é pole position, o dominio também é vermelho. O time de Maranello largou na posição de honra em 18 oportunidades. McLaren tem 12.

- Os pilotos brasileiros conquistaram sete vitórias na Alemanha - três com Senna, três com Piquet e uma com Barrichello. Entre 1986 e 1990 só deu Brasil. Piquet venceu em 86 e 87, e Senna nos anos seguintes 88,89,90. Bons tempos...

3 comentários:

Por Dentro dos Boxes disse...

Marcelonso,

legal ver as estatísticas... e o curioso é que o Emerson nunca venceu na Alemanha...

quanto aos circuitos eu fico com o Hockenheim antes das modificações...

abs...

TW disse...

Marcelonso,

parabéns pelo tópico. Essas estatísticas são sempre boas para nos dar um panorama da situação histórica.

Como o André lembrou acima, dá saudade daqueles tempos das corridas em Hockenheim com as longas retas!!

abs

TW disse...

ps: em 2007, apesar de não ter havido GP da Alemanha, o país se fez presente na F1 com a sede do GP da Europa, em Nürburgring.

Foi a famosa corrida do toque entre Fernando Alonso e Felipe Massa com direito a um "vá cagare" do brasileiro para o espanhol ao final da corrida.