26 de agosto de 2012

Chegando a hora...

A cada ano a sensação se repete. Após o período de férias na F1, a ansiedade pelo regresso da categoria só faz aumentar nessa semana  que antecede uma das mais belas e melhores pistas do atual calendário da categoria, Spa-Francorchamps.

A pista belga é repleta de desafios.  A mistura de curvas de alta com curvas de baixa, fazem do circuito um verdadeiro quebra cabeça para pilotos e engenheiros. Sem contar que nesse quadrante do planeta, o tempo é completamente maluco. Não é raro encontrar chuva numa parte da pista e tempo seco em outra...

Além de toda sua tradição e mistérios, Spa Francorchamps abriga uma das mais desafiadoras curvas da F1, a famosa curva Eau Rouge.  Um esse longo feito ladeira acima. Uma curva tinhosa feita a 300 km/h - uma puxada para a esquerda, e outra para a direita, em meio a uma subida precedida por uma descida ao estilo "faca nos dentes". Há alguns anos, em face da absurda força da aerodinâmica, contorná-la com o pé cravado é comum para a imensa maioria dos pilotos, mas nem por isso ela deixa de ser desafiadora.

Ano passado, Mark Webber fez uma ultrapassagem antológica em ninguém menos que Fernando Alonso no mergulho para a Eua Rouge, foi uma linda manobra, e olha que não sou fã desse australiano.




5 comentários:

Faez disse...

Esta pista é clássica, preferida por boa parte dos pilotos.
Espero que não retirem do calendário, ou a mutilem, a exemplo do que vem sendo comum nos últimos anos.

Anônimo disse...

Essa curva tem muita história. Dessa vez Webber fez bonito.

André

Ron Groo disse...

Já tava na secura... Já tava.

Que venha Spa, Eau Rouge, Radillion... e tudo de lindo que tem lá.

André A. S. disse...

Legal a reação que a equipe esboçou! Hahaha

TW disse...

É a melhor corrida do ano, sem dúvidas.
e quanto à ultrapassagem de Webber sobre Alonso, me surpreendeu na hora, visto que o australiano não é de arriscar tanto.