3 de outubro de 2012

Ayrton Senna Special


Em 1993, no circuito de Donington Park, na Inglaterra, Ayrton Senna da Silva escreveu um dos mais belos capitulos da história da F1. Foi um verdadeira aula de pilotagem. Houve um momento da corrida em que todos os carros, eu disse todos, estavam uma volta atrás do líder, Ayrton Senna.

11 comentários:

Faez disse...

Sem falar nos erros de Prost nas paradas nos boxes, que mesmo com uma Williams tão superior ficou a ver navios. Excelente corrida. E na época dos videogames Mega Drive/Genesis o patrocínio da Sega e o troféu em forma de Sonic foi um grande atrativo para os gamemaníacos da época.

Anônimo disse...

E que aula foi essa. Sensacional.
Beto

Anônimo disse...

.... carminha aí, carminha aí... Carminha aí ? Não, calminha aí... Lendo isso qui tú escreveu, dá a entender que Tiozão largou no final da fila e veio comendo todo mundo ! Por isso, a necessidade de um Moleque Chatto para dizer as coisas nos limites prescritos pelo Ministério da Saúde Mental Bloguisferística. Assisti a corrida e achei fantástico o que Senna fez. Naquele ano era mais novinho, óbvio. Os berros do Gagálvão surtiam mais efeito ! A verdade chattoneana: Tiozão sai em 4°, cai para quinto já que o agora aposentando pelo I.N.S.S. alemão, Xumi - tinha prazer mórbido de jogar os carros prá cima de companheiros e adversários. Numa dessas, quase Lentinho Pardechinellos "dançou" num muro - vai prá cima do Tiozão tentando jogá-lo prá fora. A manobra idiota, da futura dor de cabeça(êpa...) do Tiozão, abre caminho para a passagem de um embucetado zémané chamado Wendlinger que não tem com frear a marimanuela Sauber-Ilmor. "Ôh, Iiiiilllmôr"!, gritava Fred Flinstones, o construtor do motor da idade da pedra lascada. Caquinha dupla na frente do genial tricampeão que era um feliz peixe dentro d'água( atum) e chovia pacas naquele dia ! Simplesmente o the best em pistas molhadas ! Bota a Tina Turner na caixa, Don Marcelonso ! Aliás... a ultrapassagem em Wendlinger... teve uma tirada de bota do austríaco... Aquela, por fora, foi crucial para a genialidade de todo o lance. Mas, então, o alemão e o austríaco, foram devidamente comidos logo após as 1ª curvas. Aí veio o Hill, que bobeou na aceleração do fortíssimo Williams e depois o seu Prost... que tinha HORROR a pilotar na chuva ! Até GP não correu ! Era um gato de relógio pilotando um Williams naquele aguaceiro. Por favor, não querendo desmerecer pois a história é feita por seus vencedores mas a Williams tinha lá uma estratégia. Deixaram o que parecia ser um show que no final transformou-se em genialidade. Parou de chover ! Prost liderava e voltou a chover forte ! O gato de relógio recuou e foi pros boxes... Tiozão NÃO trocou por pneus de chuva e foi voando com slicks em pista molhada... parou de chover ! E aí... pô, perdi mais uns cerebelos! "Belosceres", os meus... Mas foi a maior volta de todos os tempos. Foi mesmo. Lances mais lindos na F1 existiram ? Claro ! Até em outras categorias... Houve muita manézice pro meu gosto ali, em Donington Park, mas o Garricha pegava os seus joões, então, por quê Tiozão não pegaria os seus manés ? Se se esqueceu de Barrinho Barrobello. Saiu de 12° para 4° lugar ! Cabô em 10°. Tem foto dele na frente do Schummy. HA ! Barrobello ultrapassou oito carros mais rápidos que o seu na primeira volta.

obs: diziam até que a pista era estreita desnecessariamente para aumentar o feito... Graças a Deus, a internet existe.

Acordei tarde... Qual o placar da pelada na Argentina, hein ?


M.C.

Anônimo disse...

Só mesmo o MC pra ver cabelo em ovo. Não sei de onde ele entendeu isso no seu texto Marcelonso.


Anônimo disse...

... isso é que eu acho engraçado.

http://www.youtube.com/watch?v=xDvwxZYoiYw


Ora, cada um vê o que quer. Cabelo em ovo... Eu acho que ele foi fera mas foi beneficiado por tres inexperientes e um genial campeão( do mesmo calibre que ele mas que tinha medo de água !). Mas o Nariz Torto era o queridinho dos engenheiros. " Ô, querridô monsieur ingénieur... Pardón, monâmi. Ganhamô a corridá mas, ali, pértu da rodá traseirá esquerdá, na carrenagê, tem um arranhonzinhô... Acho que foi culpá do mecânicu, na ora do pitístopí... mas non culpe o garotô. Ele é novô na equipi". O engenheiro ia lá, só dar uma checada, e não estava o tal do arranhãozinho ? Passou o macacô mecanicú na latarriá da minhê McLarén ! O Prost percebeu ! Era muito sensível... O carro falava com ele e ele com o carro. Dizem... Mas não gostava de chuva ! Tinha horror...e acho que havia uma estratégia em Donington. Por quê ? Até hoje, vemos "O Narrador" mostrando de onde vem a chuva em Interlagos. As duas Williams eram ainda os carros do outro planeta, não ? "Vai parar de chover... depois a gente passa ele". Pensaram, fizeram, - Prost passou - mas a chuva voltou e Prost entrou no boxe para trocar novamente pneus. E Senna, por se garantir na pista molhada e saber de segredo de Prost... não gostar de chuva - nem com pneus biscoitos( essa é das antiga, "biscoitos")-, ganhou. E, sim, é uma bélissima ultrapassagem, e ficará para História, mas os 4 envolvidos ajudaram e muito.


M.C.

Anônimo disse...

...e tenho aqui uma mostra que não são todos os envolvidos que deixam as coisas assim... tão fáceis. Para refrescar a memória dos brasileiros daqui pois são do lema "sou brasileiro mas não me lembro de nada !". Sou um brasileiro que rema contra a maré...

Dois bicampeões. Aliás, um já é tri. O do carrinho vermelho.


http://www.youtube.com/watch?v=73HG73bHE3c


E com uma pegadinha de pé pro Don Marcelonso...


M.C.


TW disse...

Era o ano da pilotagem mais refinada do tricampeão! Pena que o carro era tão inferior que lhe impediu de brigar pelo mundial.

Até hoje, essa é a prova que mais incomoda Prost. Que dia aquele!

abs

Rafael Schelb disse...

O troféu em formato do Sonic, é icônico!

Anônimo disse...

... TW ! Gostei do logotipo ! "M" ! Só falta o "C"... ha ! Mas, o senhor anda conversando com o Prost, é ? Achava que isso tivesse mais importância para o piloto francês.


http://www.youtube.com/watch?v=wTsHxC3UkcM


Notem no pessoal da McLaren. Ingleses de sorriso amarelo... Principalmente nos japoneses... Era o título... Samurai não gostou... Parecia clima de veló... deixa prá lá...

Ainda bem que Piquet não fez isso. Bem, o Salazar merecia uns bofetes...



M.C.

Anônimo disse...

mereceu...


M.C.

Por Dentro dos Boxes disse...

Marcelonso,

uma prova que ficou eternizada em nossas mentes...

e em um dado momento da prova ver todos os adversários a 1 volta do líder foi sensacional...

um grande feito do Senna...

abs...