17 de dezembro de 2012

Retrovisor - 2012 - Barcelona

Se alguém falasse que a Williams voltaria a vencer uma corrida nesse ano, seria rotulado de maluco. Afinal de contas, a equipe formada por uma dupla de pilotos apenas mediana, havia realizado a pior temporada da sua história, no ano anterior. Ou seja, vencer nesse ano era até então, uma situação surreal...

Pois é, mas acontece que Pastor Maldonado derrubou todas essas teorias. O venezuelano apesar da má largada, pilotou de forma consistente, soube conversar os pneus e ser rápido quando necessário. Maldonado parecia um veterano quando retomou a ponta, não se abalou nem mesmo com El Fódon em seu cangote. 

Foi uma vitória histórica. Além de ser o primeiro piloto venezuelano a subir no pódio, e logo no degrau mais alto, Maldonado quebrou um jejum de 132 corridas sem vitórias da equipe mais querida da F1, a Williams.

O Mundial desse ano começou de forma espetacular. Com a vitória de Maldonado na Espanha, a F1 assistia a quinta equipe diferente triunfar em cinco etapas. Fato esse que remetia ao ano de 1983, quando Brabham, McLaren, Renault, Ferrari e Williams dividiram as vitórias nas cinco primeiras etapas.

Fernando Alonso e Kimi Raikkonen completaram o pódio, segundo e terceiro respectivamente.

No Mundial de Pilotos Vettel e Alonso dividiam a liderança com 61 pontos. Hamilton ocupava a terceira posição, com 53 e Raikkonen era quarto, com 49 pontos.

4 comentários:

Ron Groo disse...

para mim foi a corrida mais feliz do ano.
mesmo sendo o Pastor a ganhar, o que importou mesmo foi a vitória da Williams.

TW disse...

Foi surpreendente esta corrida mesmo e ótimo voltar a ver a Williams no topo do pódio.

Pena que foi algo pontual na temporada, a equipe jamais esteve sequer próxima de repetir o feito em 2012.

E se tivesse mais algumas voltas, Kimi poderia ter vencido. a festa em Barcelona, porém, ficou manchada pelo incêndio nos boxes da equipe ao final da corrida.

Marcelonso disse...

TW e Groo,


A meu ver faltou piloto na Williams para explorar o potencial desse carro.
Os dois que lá estavam, destruiram tanta coisa que a equipe ao invés de trabalhar em evoluções precisou refazer peças...

abs

Anônimo disse...

... vejamos. Os entendidos falaram, agora vou eu que não entendo nada. GH-1 conseguiu a pole meio segundo à frente de Maldomado. E acabou, o GH-1, sendo excluído da pole por falta de gasolina( ha!) indo parar lá trás no grid, em 24°. Fez corrida de recuperação chegando em 8°( tô esquecido em qual GP foi a trapalhada da McLaren, aquela do trem dianteiro no chão sem as devidas rodinhas... Mais hilário impossível !). E... foi feriado nacional na Chavezuela devido a vitória do matusquela.
Só isso !
Ah... "last but not least"( tô chique hoje), Fofonso começa sua ex-arrancada para ex-tri mundial. como sabemos, ferrou-se. Chegou em 2°. No campeonato e na corrida em casa.



M.C.