11 de fevereiro de 2013

Passando a régua


(O tempo anda curto...) Para ficar devidamente registrado no blog, algumas linhas sobre a primeira semana de treinos da pré-temporada em Jerez.

Acumular milhagem foi a tônica desses primeiros quatro dias de ensaios. Equipes e pilotos trabalharam incessantemente para obter uma série de dados sobre as mais distintas configurações, testando uma infinidade de soluções. De um modo geral, essa primeira semana foi muito boa para todos os times. Até mesmo para a Mercedes, que conseguiu recuperar terreno nos últimos dois dias.

O ponto chave, apesar da estabilidade da regra, foi buscar compreender melhor o novo pacote aerodinâmico. Afinal de contas, ainda que pequenas, mudanças aconteceram. Os times procuraram entender como o novo modelo reagia a cada alteração no setup. O efeito Coanda também esteve em alta, foi sem dúvida alguma mais um ponto bem explorado.

Com relação aos pneus, devido a alta abrasividade do circuito espanhol, bem diferente dos demais circuitos do atual calendário, muitas dúvidas ainda precisam ser respondidas. As escuderias trabalharam a maior parte do tempo calçando pneus duros e médios.

E foi justamente nesse quesito que a McLaren chamou a atenção. Além de virar bons tempos logo de saída com pneus duros, os stints realizados por Button, com tempos de voltas constantes, demonstram que o time de Ron Dennis está no caminho certo.  A meu ver, será o carro a ser batido nas provas iniciais.

De uma forma geral, tudo indica que a relação de forças para a atual temporada será muito próxima à do ano passado. A luta pelo titulo deverá ficar restrita ao chamado trio de ferro - McLaren, Red Bull e Ferrari. Lotus e Mercedes correm por fora, sonhando em fechar o ano entre as três melhores, salvo milagre.

Force India e provavelmente Williams deverão brigar no pelotão intermediário com a Sauber, sonhando com pelo menos uma vitória na temporada...O resto fará apenas figuração.

Agora é esperar pelo próximo ensaio que acontecerá na Catalunha, no próximo dia 19/02.

Nenhum comentário: