21 de abril de 2013

Bahrenitas (2) - Pitacos da corrida

- Sebastian Vettel venceu a corrida em terras bahrenitas com o pé nas costas. É verdade que tudo ficou mais fácil quando Alonso teve problemas com a asa móvel, fato esse que obrigou o espanhol a duas visitas inesperadas aos boxes. Sem o espanhol pelo caminho, tudo ficou muito fácil para o jovem alemonzinho

- Tiãozinho conquistou a segunda vitória na temporada, 28ª da carreira. Com o triunfo, o jovem alemão consolida a liderança do Mundial e de quebra supera o recorde de vitórias de Sir Jackie Stewart. Vettel passa a ser o sexto maior vencedor na história da F1. Raikkonen e Grosjean completaram o pódio, segundo e terceiro respectivamente.

- Lembro quando comecei a acompanhar a F1. As 27 vitórias de Stewart parecia ser um número difícil de ser batido. Sim, é verdade que hoje existem mais corridas durante a temporada, mesmo assim, ainda é um número respeitável. Se olharmos as estatísticas da categoria, apenas 15 pilotos chegaram a duas dezenas de vitórias ou mais, em 63 anos de história...

- A corrida em sí, foi bem movimentada. Aconteceram boas disputas desde o inicio em todos os pelotões. Um dos duelo mais interessantes aconteceu entre Button e Perez. A dupla da McLaren bateu roda e quase acabou fora da prova. Com a avalanche de criticas que recebeu pelas três primeiras corridas abaixo da crítica, hoje o mexicano resolveu tirar o atraso. Pérez tentou passar o parceiro de qualquer modo, não importando se era mais difícil ou perigoso.  No fim das contas, Pérez superou Button e o clima na equipe inglesa esquentou...

- A verdade é que ele passou um pouco da conta, mas e daí? Não é essa F1 que queremos ver, com neguinho tentanto passar onde é mais complicado? Ou vocês preferem assistir piloto esperando pela reta, asa móvel e KERS para ultrapassar? Sinceramente não curto isso. É evidente que é melhor assistir essa artificialidade ao invés de trenzinhos. No entanto, acredito que a categoria não precisa mais dessa trapizonga. Observe o que fez Alonso hoje - mesmo com quatro paradas e sem a asa móvel, conseguiu recuperar terreno, superando seus adversários. A meu ver, se o comando na Ferrari fosse um pouco melhor, teria dito ao espanhol para não usar mais a asa móvel, logo após a primeira parada. Com certeza teria terminado mais a frente.

- E por falar em Ferrari, a corrida foi complicada para a equipe. Além dos problemas no carro do espanhol, Felipe Massa teve dois pneus traseiros furados. Tudo bem, pneu furado atrasa a vida de qualquer um. Ainda assim, não consegui entender porque alguém que classifica com pneus duros só consegue dar 10 voltas com eles, quando a lógica indica que o tempo de permanência na pista deveria ser maior. Não adianta, o piloto até pode ter uma boa estratégia, mas se não souber fazer funcionar, não adianta nada....

- No Mundial, Tiãozinho  anota na liderança 77 pontos, contra 67 de Raikkonen. Hamilton, quem diria, é o terceiro com 50, seguido de Alonso com 47. Trinta pontos entre Vettel e Alonso é sem dúvida alguma uma margem considerável...

- Ah sim, a querida equipe Williams, infelizmente segue zerada no Mundial...

3 comentários:

WAR disse...

Se o problema da asa tivesse ocorrido com Vettel, ao invés de Alonso, ele teria chegado em segundo ou terceiro.

Eis a diferença entre eles. Alonso, quando tem um carro competitivo se vangloria (e a imprensa junto) de sua destreza inigualável..o bom é ele, não o carro.

Vettel, quando sofre um revés, mostra que o piloto no grid com destreza inigualável, é ele.

Jaime Boueri disse...

Você não entendeu, eu não entendi... Nem o Massa entendeu como os pneus duros ele tiveram o mesmo tempo de vida do que os macios da concorrência.

E mais. Quem em sã consciência ia parar junto com a galera dos macios para pôr pneus de pau novamente? QUEM?!

Assim como não acredito que nenhum gênio tinha pensado que, se a asa do Alonso travou aberta da primeira vez, era ÓBVIO que travaria aberta de novo, caso ele usasse.

Ficou claro que a Ferrari tem sim, um piloto super competente, e um segundo piloto bastante bom também. Mas esse corpo técnico viu?! Bando de incompetentes...

Saudades do Ross Brawn (com todos os seus defeitos) por lá.

Anônimo disse...

Pilotos como Alonso e Hamilton se garantem no braço.Hamilton aliás,está provando pra quem ainda tinha dúvidas de que é o cara,ele e Perez estavam encapetados nessa corrida.Falando no mexicano,além de dar um chega pra lá no Alonso não teve medo de peitar o limitado Jenson Button a quem só restou dar piti pelo rádio.Abre o olho Button,se não mostrar serviço na pista vai continuar com a vaga de segundo piloto da equipe.Aí não adianta chorar.

Rogerio