1 de agosto de 2013

MUTANTE





A história da Red Bull começou lá atrás, com Sir Jackie Stewart, fundando a própria escuderia, a Stewart Grand Prix. O time idealizado por Stewart teve uma breve e bela história - Em 49 GPs , conquistou uma vitória e uma pole position. Terminou a sua última temporada (1999), na honrosa 4ª posição.

Animada pelos bons resultados, a Ford, então fornecedora de motores, resolveu comprar tudo, fundando assim a Jaguar. Pois é, mas o tiro saiu pela culatra. Em 85 GPs, o time alviverde não conseguiu repetir o sucesso de sua antecessora. As vitórias e poles idealizadas não aconteceram, o time fazia apenas figuração no Mundial. Era pouco, muito pouco para as pretensões da Ford. Sem resultados satisfatórios e queimando dinheiro de acionistas, logo veio a ordem para abandonar o barco...

Quando tudo parecia perdido, um certo milionário austríaco percebeu a oportunidade e resolveu comprar todo o espólio da Ford. Nascia então a Red Bull. Uma equipe inicialmente observada com desconfiança. Parecia ser apenas mais uma jogada de marketing da companhia das latinhas energéticas, mas não era...

Até aqui, foram praticamente nove temporadas desde a estréia. A equipe rubrotaurina acumula 38 vitórias, 49 poles,com três Mundiais de Pilotos e Construtores. De quebra, está em vias de conquistar o quarto Mundial de forma consecutiva, tanto de Pilotos quanto de Construtores. A Red Bull pode não ser a maior, nem a mais endinheirada equipe da F1, mas é certamente a melhor nesse momento da história.

24 comentários:

Rafael Schelb disse...

Tô de volta aos comentários... hehehehe

Sobre o tema: um pouco de ousadia não faz mal a ninguém, né...

Marcelonso disse...

Schelb,

Welcome back!

Ron Groo disse...

Se fosse pokemón, diriamos que apenas a última evolução seria capaz de bater no Charmander..

Anônimo disse...

... Schelb, Schelb...

Marcelonso, o cara entrou com muita grana e montou um time beirando a perfeição. Fez ótimas escolhas. Investiu mesmo. Trabalhou. Sou fã do dono da Red Bull. Tô louco que lancem o livro da Red Bull, só prá tentar saber o segredo deles. Só latinhas - na minha cabeça genial - geram milhões, bilhões de dólares em investimentos em vários eventos esportivos por todo o planeta e, de quebra, a melhor equipe de F1 ? Tudo bem, no caso da corrida aérea, no Rio, "de grátis", a prefeitura bancando, mas como é a parada toda ? Pensava que o Sir Jack Stewart, com todo prestígio dele, viesse com algo fantástico. Nada... e a Jaguar foi uma tremenda decepção. Com a Jaguar, o M.C. aqui ficou todo todo... Pensei que a Ford fosse fazer mais. Sou fã do fundador e da montadora. Rico fosse, Mustang Schel... o Mustang Shelby GT 500 seria o primeiro na minha garagem. Dos esportivos. E o Jaguar é um felino inglês de responsa. E foi aquilo lá. O verde era lindo quando era todo verdão ! Mas o último tipo que vi rodando nas ruas me decepcionou. Parece um oriental, um Omega australiano mais bonitinho...

Senhor Groo, abriu o bloguinho ou não ?


obs: A Red Bull copiou a Jaguar pelo menos numa coisa. O jaguarzão no duto de ar... e o tourão também... HA !


M.C.

Anônimo disse...

... mudou tudo pelo mesmo mas ficou mais legal. Se fosse o gremista amigo, diria: "trilegal" ! Seria tetralegal poder medir os bólidos já que, no olhometro, acho que o Red Bull é o maior, pelo menos em comprimento. Mas há regras para isto. Severas, dizem, menos para o Ross. O Brawn. Pentalegal também, suas velocidades mas isto acho poder achá-las.

Marcelonso. Tutá induzindo ao erro a moçada mais jovem que chegar a cá por caminos tortuosos pasando pelo señor Groo, Manu eee TW. Pero si pero que no, é necessário dizer que a Red Bull já andava pelas pistas pela e com a sócia Sauber. 1995. Red Bull Sauber Ford. Ford ECA Zetec-R 3.0 V8...
o famoso Zétecnico. Foi feito por um amigo meu, na oficina dele, em Jacarepaguá. A Red Bull era partnership( mas como sou chiiiique, meu Deus !)

Frentzen, gostava dele. Bom piloto... pilotava umazinha, azulzinha, com o tourinho e o "sol" amarelo, em 1995. nº30. Correu todas pela equipe.

Depois tento achar as médias dos três carangos aí para comparar mas estou meio Baduga, hoje. Como a capacildis do Ascari, acho que vou ficar devendo essa.



M.C.

PH Miniaturas disse...

Ia falar que o patrocínio da Red Bull na F1 era mais antigo, datado dos anos 90, mas o colega MC já deu as cartas aí.

Inclusive a pintura do Sauber C14 de 1995 era de um sólido azul marinho bem parecido com o que a Red Bull Racing veio adotar no RB1, na sua estreia em 2005.

Já tenho impressa essa pintura. Em sua homenagem, farei uma miniatura dele em breve.

Abraço, visita-me quando puder!

Marcelonso disse...

Com relação ao patrocinio é verdade, começou bem antes, na Sauber.

No entanto, me refiro como equipe, a origem...se é que me entedem.


abs

Marcelonso disse...

errata- entendem...

PH Miniaturas disse...

Com certeza entendemos!

Aproveitando, você é mestre no GP4, certo? Eu estava procurando o módulo da F3000 do ano 2000 do GP2, para poder extrair umas pinturas. Não encontro mods dessa classe e dessa temporada para rFactor nem qualquer outro simulador.

Saberia dizer se ele funcionaria no GP4? Porque eu instalei o GP2 e funcionou, mas deixou de funcionar depois que apliquei o mod em cima. Segui tutoriais à risca, usando o GP2edit, rodando o jogo no DOSBox, mesmo assim falhou.

Grato!

Marcelonso disse...

Raphael,

Olha, se tem alguém que pode responder suas questões é o Gustavo Lampert, o mestre. Esse sabe muito...

Tenta nos endereços abaixo, o cara é gente fina.

http://ricardolampert.wordpress.com

http://www.drivingitalia.net/forum/index.php?showforum=76

abs

Anônimo disse...

... você não entendeu e faz aquilo que no jormaulismo é "praxe": uma resposta, para quem não leu o que foi escrito antes( e por quem), parecer ser a correta.
Aquele " MC, ..." estranhamente não aparece na resposta das 12:10 como "Schelb,..." ou "Raphael,...". Esquecimentos, Marcelonso, acontecem.

Mas, vai por imi. A Red Bull era sócia da Sauber. Equipe era.

Zéfini.


M.C.

Marcelonso disse...

M.C,


Tranquilo camarada! Tranquilo!

abs

Anônimo disse...

pra mim M.C. e Baduga são a mesma pessoa!

Prof. Aristóbulo Camargo

joaoleopires disse...

De Barrichelo à Vettel, passando por Irvine e Coulthard...belíssima história!

Marcelonso disse...

Prof,

Não mesmo, pode apostar!

abs

Anônimo disse...

... cruzes, Aristóbulo. Sou muito mais inteligente e piloto muito mais que o Baduga ! Ele levou 3 voltas do Senna. Eu, uma só. E "Aristóbulo Camargo" é coisa do Rubs... adora uma novela o comentarista do Blig Groo.



M.C.

Anônimo disse...

" ...O clima da Ferrari com o espanhol Fernando Alonso não é dos melhores. Presidente da escuderia italiana, Luca di Montezemolo voltou a cornetar o bicampeão mundial por suas reclamações sobre o desempenho do carro nesta temporada da Fórmula 1."

Não tô dizendo. Só uma fotinho do Alonso no joguinho "shell lego challenge" disse tudo pro M.C.

" Troca troca, troca troca
Quero vê trocááá áh !
Se não troca, o(s) homem(ns) troca(m)
É melhóóóó trocááááá ! "

do flamenguista gente boa Jorge Ben Jor para Francisco Horta, presidente do Fluzão na época da "Máquina", mas que serve muito bem para Montezemolo e Ghosn. HA !


M.C.

Anônimo disse...

... esse não entende nada de futebol. Só de "paixão". Todo técnico tem seu clube do coração. No Rio, prá tú aprendê, é a dupla Fla-Flu e a outra é a Vasco-Botafogo. Fla e Vasco, suas torcidas se odeiam. Aí, sim, o bicho pega. Fla nasceu do Flu, um filho desnaturado mas o quê fazer ? A mídia flamenguista ( igual a da Ferrari...) fez crescer a torcida anti-flamenguista da qual faço parte mas pelo motivo do panis et circenses, nosso velho conhecido. Sendo assim sou Cruzeiro, São Paulo e Internacional. Se não entendeu o bololô, não é para entender mesmo meu amigo mas, se eu cavucar, vou encontrar técnico gaymista que já dirigiu o Internacioanal ou vice-versa.
Ou seja, besteira. Só "apaixonados" discutem isso. Luxemburro é bom técnico. Flamenguista é. E o Telê santana era fluzão doente e dirigiu o Flamengo. Mas aí a mídia comprada e populista se esquece, né ? Mas, depois que Ronaldeco virou casaca e é torcedor do timal deixando o urubulino de lado, já era para pararem com essa besteira. Se troca de casa, de carro, de mulher, de marido, de religião e até de país mas do "time do coração" não... coisa de viado. Aliás, Ronalducho foi muito macho nessa.
Por isso eu grito: ROOOOOOOOMA ! Veeeeeelez ! Liverpool ! Pool ! Pool ! Liiiiiver ! Não sei o grito de guerra do time da terra dos Beatles e o time tá uma draga danada... Ah, São Pauuulo ! O time, por favor, Sampa tá mal das pernas. Precisamos fechar o país novamente e dependermos do Estadão mais uma vez para seus moradores ficarem novamente orgulhosos. Põe carvão na locomotiva, meus ! Bom, o dólar já está subindo...



M.C.

Rubs disse...

Segundo Emerson, o ciclo de evolução da Red Bull está no fim. Será?
M.C. Eu nunca sou anônimo e nem mudo a identidade.
Abs.

Anônimo disse...

... Rubs é meu amigão. E chaveirinho do senhor Groo.
Os caras não entendem o anonimato, Jovelino Sabonete... deixa eu ver... Bandeira Dois ! Não assisti a novela mas o Felipe Carone era bom ator. HA ! Marcelonso, esse anônimo é engraçado. Não perca o cara, não. Precisamos de alegria no blog. Qual será o próximo personagem que ele inventará ?



M.C.

Anônimo disse...

oi M.C.,

você tem toda razão. vamos alegrar o espaço que anda meio entendiante.

e botando de lado os entretantos e partindo pros finalmentes, vamos que vamos!

vamos direto prafrentemente ante os pratrasmente!

Odorico Paraguaçu!

Anônimo disse...

... HA ! Amanhã tem corrida ! Odorico, formula truque, com Jéo Toséééé ! Bandeidantes...

8 a zero o Prantos levou,
deve estar uma fera o senhor Groo.


M.C.

Anônimo disse...

Ave M.C.

putz, 8 a zero tomou o time da Vila?

nem nas 'peladas' aqui do bairro isso acontece.

bizarro!

Miro!

TW disse...

ótima recapitulação, muitas das vezes esquecemos quem foi o antecessor e como foram os anos destes na F1 - nossos costume é só lembrar o momento de ápice ou de total fracasso.

E a Red Bull, ainda que tenha entrado com uma certa desconfiança do público, não é acostumada a fazer só figuração. Eles querem mandar no show! Foram se acostumando com o esporte nos primeiros anos, investindo em tecnologias e pessoal para montarem esse belo time vencedor que têm hoje.