7 de setembro de 2013

Monza





Essa é mais uma daquelas poucas pistas que faz parte das minhas preferidas na F1 atual. Assim como Spa Francorchamps, é uma pista que exala história.

O circuito de Monza (Autodromo Nazionale di Monza) foi construído em 1922,é sem dúvida alguma o templo da F1. Com exceção da temporada de 1980, esteve presente em todas as outras edições do Mundial de F1 desde 1950.

Uma pista extremamente rápida,onde os bólidos permanecem durante 76% da volta com a aceleração a pleno. 


O circuito foi idealizado e projetado para concorrer com Indianápolis - há muito tempo atrás, foi um oval super veloz. No entanto, a F1 jamais utilizou essa configuração, optando por substituir uma curva com 40 graus de inclinação pela fantástica Parabólica que juntamente com a Curva de Lesmo estão entre as preferidas dos pilotos.

Pelas caracteristicas da pista, aconteceram inúmeros acidentes graves, e muitos foram fatais. O mais terrivel aconteceu em 1961, no qual morreram o piloto Wolfgang Von Trips e treze espectadores.


Anos depois, aconteceu outra tragédia. O piloto Jochen Rindt morreu nos treinos de sábado. Também perderam a vida nesta pista Alberto Ascari em 1955, e Ronnie Peterson em 1978.A partir da morte de Rindt, teve inicio um movimento pela diminuição da velocidade, com a criação de uma chicane no ano de 1972 - no final da reta dos boxes. Atualmente são três.

Ainda assim, Monza é uma das mais velozes pistas do atual calendário. No circuito italiano, a potência do motor e o menor arrasto aerodinâmico são fundamentais para uma boa performance.

5 comentários:

Beto disse...

Como é bom poder estar aqui e não encontrar comentários ridiculos daquele chato MC


Anônimo disse...

Concordo.

Baduga disse...

Pra nós brasileiros torcedores da Formula 1 , esse GP tem valor histórico , pois foi nele que um brasileiro - Emerson - conquistou seu primeiro título mundial .

Ainda me lembro como se fosse hoje da única vitória por sinal apertadíssima de Peter Gethin sobre Peterson em 71 ( se não me engano ) quando eu acompanhava as corridas pelas revistas Auto-Esporte e Quatro Rodas .

Por Dentro dos Boxes disse...

Marcelonso,

com bem disse, Monza é um dos "templos sagrados" do automobilismo...

e nós, brasileiros, temos ótimas recordações desse circuito fantástico...

na prova de domingo, durante a transmissão, foi possível ver, várias vezes o antigo traçado com as curvas inclinadas...

abs...

TW disse...

Pena que é a corrida com menor tempo na temporada