21 de fevereiro de 2014

Retrô - Alfa Romeo


A equipe Alfa Romeo tem uma história curiosa na F1.

Nos primórdios da categoria, mesmo após conquistar dois titulos seguidos- Nino Farina (1950) e Juan Manuel Fangio (1951) a equipe se retirou da F1, em 1952.

Nove anos depois, os italianos decidem regressar a categoria máxima do esporte a motor, dessa vez apenas fornecendo motores para algumas escuderias, entre elas a Cooper. No entanto, os propulsores não eram competitivos, e assim durante praticamente uma década, os italianos foram relegados ao segundo plano. Sem resultados positivos, a Alfa Romeo novamente se retira.

Até que em 1976 regressa novamente ao esporte, dessa vez fornecendo motor exclusivamente para a Brabham. Dois anos depois, a parceria renderia o vice-campeonato de construtores aos italianos.

Conquista essa que motiva a Alfa Romeo a voltar como equipe no ano seguinte, em 1979. No entanto, a escuderia não conseguiu somar nenhum ponto em sua temporada de regresso...

Os italianos insistiram por mais seis temporadas, mas como os bons resultados jamais apareceram, decidem então abandonar a idéia de equipe própria na F1, ao final da temporada 1985.

Ainda assim a Alfa Romeo permaneceu por mais três anos fornecendo motores para modesta equipe Osella, sem sucesso. A publicidade negativa gerada pela falta de resultados, fez com que os italianos resolvessem deixar a categoria de forma definitiva, em 1988.

6 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, muito estranho. Acho que tem a ver com a FIAT e a Ferrari. Nos primeiros anos( 1950 e 1951), não acredito que seja por este motivo que direi daqui a poucas palavras. Mas, na volta, em 1979, sim. A FIAT já era dona da ALFA e, se não me engano, dona da Ferrari. Bom... é dona desde 1969. Então, cai muito bem com a minha teoria. 1976, quem mandava na F1 ? Ferrari. Vamos colocar outra marca do grupo nas F1 ? Vamos ! 1979, vamos sozinhos nesta parada( anos depois, a Honda também 'se achou' e se deu muito mal. BMW... Toyota... )! Aí, aí... Crise econômica e dona Ferrari entrou no inferno astral formulaúnico e a ALFA foi junto. 'Qual a cabeça cortamos de prima ' ?, disse o saudoso Agnelli neto. Dois mitos. Um mitão e outro mitinho. Foi-se o mitinho. Poderiam voltar. Dava show na DTM ! AAAAAALLLLFA !

Esta, da foto, linda ! De Cesaris, cruz credo, meu Pai eterno !, rilotando.


OBS: toda teoria tem o seu furo e, por isso mesmo, em 1982, Ferrari foi campeã de construtores.



M.ito C.arcomido

Ron Groo disse...

Eu confundia com a McLata e tinha que perguntar pro meu pai.

Rubs disse...

Belo carro.
Interessante, a Alfa perdeu mercado entre os esportivos. Hoje, depois da Ferrari, quem manda é a Maserati.
Vc compra uma pela bagatela de 105 mil dólares. Um Fiat 500 Abarth turbo por 20 mil. Preço de popular.
Abs.

Anônimo disse...

Não sei, não. Tudo bem, Maserati é duca, mas, e a Lamborghini ? Vende pacas nos E.U.A. e, para não ficar mal com as italianas, é minha marca preferida na Botália ! Lambo !


M.urciélago C.ountach

Por Dentro dos Boxes disse...

Marcelonso,

no texto diz que a Alfa se retirou da F1 em 1952, retornando 9 anos depois, em 1961 apenas fornecendo motores para algumas escuderias, entre elas a COPERSUCAR, se retirando depois de uma década.

Retornaram em 1976...

o que me intriga é: a COPERSUCAR só estreou na F1 em 1975 e, que eu saiba, só utilizou motores Ford Cosworth entre os 1975-1979...

como teria sido esse "fornecimento" de motores à equipe Copersucar??

abs...

Marcelonso disse...

André,

Esse fornecimento foi para a equipe Cooper e não Copersucar.

Além disso, no texto está escrito praticamente uma DÉCADA e não uma década..

"Entre 1962 e 1972, foi fornecedora de motores para equipes Cooper, LDS, McLaren e March. Durante esses anos o motor Alfa Romeo não se mostrava competitivo, e só voltou a fornecer motores em 1976, desta vez para a equipe Brabham"