6 de fevereiro de 2014
Retrô - A história por trás da foto
Largada para o GP da França de 1989, circuito de Paul Ricard. O brasileiro Mauricio Gugelmim foi o protagonista dessa corrida.
Antes da primeira curva, o March do brasileiro é tocado na traseira, bate no carro da frente e decola num vôo sobre outros dez bólidos - assustador e espetacular ao mesmo tempo...
O carro havia virado sucata, mas o piloto estava vivo. Gugelmim não conseguia acreditar no que havia acontecido...
O brasileiro correu até os boxes, pegou o carro carro reserva e saiu para nova largada que aconteceria minutos depois...No fim das contas, Gugelmin acabou realizando uma bela corrida, com direito a melhor volta da prova, mas abandonou a oito voltas do final.
O carro de ponta cabeça acabou revelando um detalhe interessante, havia uma entrada de ar sob o bico. Dispositivo esse que permitia um down force extra ao carro. Uma idéia simples e ao mesmo tempo genial. Evidentemente logo copiada pelas demais equipes. O projetista desse carro? Ele mesmo, o genial Adrian Newey.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Tenho uma revista, que vinha com a Quatro Rodas e depois passou a ser vendida sempre após um GP, com a 1ª foto na capa só que mais 'em foco'. O paranaense entrou para a história. Bom, de memória: Mansell passando sem ' a asa que não abria e muito menos fechava' e Berger assustado. Boutsen, de Williams ? Quem aprontou a cagada ? Eu não me lembro. Podemos colocar no hall dos suspeitos o próprio Gugelmin. Algo láááá nm canto empoeirado da memória molequechatteana está dizendo que um toquinho não faz tudo isso. Tá coçando... Tá coçando... o dedinho ! Google ! Vou desvendar o mistério ! Bom, sinto informar que o causador foi o próprio Gugelmin. Perdeu o controle do carro. Deu uma de Grosjean versão 1989.
Marcelonso, leu a declaração do Button ? Xiiiiiiii...
M.emória C.alibrada
( com fosfosol ! )
Relativo a velocidade dos carros nesse ano? Sim, eu li.
Daqui a pouco acostuma e ninguém mais liga...
abs
Muito bom, o seu post.
Eu não sabia que o projetista era o Newey. Foi uma das cenas mais impressionantes que eu já vi na F1.
Se vc comparar os tempos de treino, no momento a F1 está mais lenta do que a GP2.
Foi um corridão.
Ele deve ter agradecido tanto depois dessa...
Postar um comentário