12 de março de 2014

Cores Unidas in Rio

Pra começar o dia por aqui,
nada como o colorido da Benetton...

No saudoso circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Uma época onde a categoria era mais alegre e divertida, e bem mais colorida, diga-se.

Naquele tempo existiam pelo menos umas sete equipe competitivas, e praticamente todas consideradas "garagistas", bons tempos...


Mas o mundo começou a mudar. Ficou claro para as equipes que para permanecer lutando de forma competitiva na F1 seria preciso dinheiro, muito dinheiro.

Os carros foram se tornando mais modernos, novas tecnologias foram sendo aplicadas e consequentemente exigindo mais grana para desenvolve-las, não havia como fugir desse circulo vicioso...


E não demorou muito para que os times procurassem investidores, na busca incessante pelo vil metal. Aqueles que não conseguiram, se venderam para investidores que pouco tempo depois revendiam o espólio para novos investidores e assim as escuderias foram mudando seus nomes com o passar dos anos e desaparecendo aos poucos. O período romântico do esporte a motor chegava ao fim...

2 comentários:

Anônimo disse...

Sonhei, numa noite, uns anos atrás antes dos populistas canalhas 'lançarem' a 'pedra picaretal' do fim do autódromo, que o mesmo seria modernizado usando a pista da Indy e mesclando as duas, a antiga e original, mista, esta sendo alargada, com a 'nova' da categoria americana. Ficará na memória até este que escreve se for... Os boxes eram bonitinhos, não ? Antigos, anos 1970. Hoje, se não fizéssemos a idiotice da troca - Automobilismo por Olimpíadas, somos 'péssimos' naquele e 'ótimos' nesta - acho que o arquiteto manteria o desenho dos boxes, marca do autódromo. Teríamos um museu, há espaço... quer dizer, tinha espaço mas fizemos dois parques olímpicos que não servem para porcaria nenhuma ! Acho que temos um velódromo para... para... os cupins comerem madeira alemã. Foram construídos para o morta-vivo jogos panamericanos, o de 2007, aquela PANaquice do César, O Mala ! Legado olimp... ririri... Um museu sobre o automobismo esportivo e um restaurante temático seriam duca na área. Mas tem outra coisa para o motivo de varrerem do mapa o autódromo. Talvez o principal. Área valorizada ! Prédios e mais prédios ! Shopping ! Projac próximo... Entendeu ? Especulação imobiliááária ! Dá um google maps, Marcelonso, e entenderá. Torço para que o autódromo, o novo, vá para Resende. Para o vale fluminense entre as serras do Mar e da Mantiqueira. Tem espaço, fica à 200 km de Sampa com muitas cidades paulistas no caminho( e gente que gosta de corrida) podendo ir e se hospedar por lá ou voltar para casa no mesmo dia após ver uma corridinha. As próprias Resende e Itatiaia com as MAN, Hyundai, PSA Peugeot Citröen, Michelin, Nissan - a chinesa Foton e a Jaguar - Land Rover não sei como anda as coisas - mais Barra do Piraí e Volta Redonda sustentariam um bom autódromo por lá tranquilamente ! Ou áreas próximas à Petrópolis( Itatiaia) e Teresópolis mas são áreas montanhosas... serra do Mar mesmo. Chamem o Hermann Tilke ! HA ! Aqui, no populismo sonso esquerdóide do Rio de Janeiro, não ! Não façam mais mal ao automobilismo fluminense.

OBS. Um campinho de golfe pros executivos... uma boa. Mas, será que os papalvos de lá, do sul fluminense, terão ideia do retorno do automobilismo e golfe pros cofres das cidades ?
Desejo... infelicidade...


M.C.

Ron Groo disse...

A Benetton sempre teve carros bonitos, mesmo sendo uma colcha de retalhos em termos de patrocínio.