17 de março de 2014

Melboure - Pitacos da corrida


- As maiores mudanças no regulamento na história da F-1 introduzidas nesta temporada tinham como objetivo nivelar, equilibrar, equalizar a disputa, não é verdade?

- Pois bem, a categoria mudou e continuou exatamente como estava. O que temíamos aconteceu. O dominio acachapante apenas mudou de cor, antes era azul, agora é prateado. A Mercedes está a quilometros da concorrência. Parece outra categoria, assim como em Le Mans, onde Audi e Toyota disputam uma categoria a parte fazendo miséria com os demais carros na pista.

- A entrada do safety car, provocada por Valteri Bottas, em dia iluminado, no fim das contas, acabou mascarando um pouco a superioridade da Mercedes. Ainda assim Rosberg recebeu a bandeira com a vantagem de 26s7 a frente da concorrência. O que convenhamos, não é pouco.

- Algum desavisado perguntará: Mas o Hamilton não largou na pole? Sim, largou. Só que em "tempos turbinados" seu carro não aguentou mais de cinco voltas. Acontece e acontecerá com frequência nesta temporada...

- A FIA pra variar fez mais uma das suas. Muitas horas depois, desclassificou Daniel Riccardo do segundo posto, por irregularidade no fluxo de combustível da Red Bull. Os rubro-taurinos vão recorrer é obvio. Mas não vai dar em nada.

- Como resultado todos os pilotos abaixo sobem uma posição. Ou seja, o pódio que você assistiu, não valeu. E vejam só, a Red Bull termina fora da zona pontos. Isso não acontecia desde o GP da Itália de 2012. Sim, porque Ricardão era o único carro que restava, após o abandono de Vettel...

- O surpreendente novato, Kevin Magnussen passou para a segunda posição e Jenson Button para o terceiro. Sim, Riccardo terá que entregar o troféu recebido a Magnussen. Como são as coisas, ano passado a McLaren não levou um troféuzinho sequer pra casa. Começa o ano levando dois...

- Na Wiliams, Valtteri Bottas foi surpreendente. O moleque guiou muito. E mesmo punido com cinco posições na largada e um pneu furado após bater no muro, terminou na quinta posição. Diria que foi o nome da corrida. É, Massa não terá aquela vida fácil que se imagina na Williams. E por falar no brasileiro, ele foi abalroado na traseira por Koba-san na primeira curva e ficou fora da corrida

- Pelas bandas da Ferrari, Alonso terá mais um ano duro pela frente. Apesar desta ter sido apenas a primeira corrida da temporada, duvido muito que o espanhol possa lutar pelo campeonato. Nem ele, nem Raikkonen...

- Finda a corrida inaugural  realizada em Albert Park, algumas coisas aconteceram e outras não. O dominio avassalador da Mercedes se confirmou. A McLaren e principalmente a Williams renasceram. Mas é bom que se diga, não lutarão pelo campeonato. A Ferrari ficou na mesma e a Lotus será o fiasco da temporada.

- Por outro lado, a quebradeira generalizada dos novos carros que se imaginava, não aconteceu. Vinte e dois carros largaram e quinze chegaram ao final.

- Na próxima corrida, teremos a oportunidade de comprovar se tudo o que vimos até agora foi pontual ou será regra. Na minha modesta opinião será regra.

Abaixo a classificação,

16NICO ROSBERGALEMERCEDES1:32:58.71056 voltas
220KEVIN MAGNUSSENDINMcLAREN MERCEDES+26.777
322JENSON BUTTONINGMcLAREN MERCEDES+30.027
414FERNANDO ALONSOESPFERRARI+35.284
577VALTTERI BOTTASFINWILLIAMS MERCEDES+47.639
627NICO HÜLKENBERGALEFORCE INDIA MERCEDES+50.718
77KIMI RÄIKKÖNENFINFERRARI+57.675
825JEAN-ÉRIC VERGNEFRATORO ROSSO RENAULT+1:00.441
926DANIIL KVYATRUSTORO ROSSO RENAULT+1:03.585
1011SERGIO PÉREZMEXFORCE INDIA MERCEDES+1:25.916
1199ADRIAN SUTILALESAUBER FERRARI+1 volta
1221ESTEBAN GUTIÉRREZMEXSAUBER FERRARI+1 volta
134MAX CHILTONINGMARUSSIA FERRARI+2 voltas
17JULES BIANCHIFRAMARUSSIA FERRARI+8 voltas
8ROMAIN GROSJEANFRALOTUS RENAULTNC
13PASTOR MALDONADOVENLOTUS RENAULTNC
9MARCUS ERICSSONSUECATERHAM RENAULTNC
1SEBASTIAN VETTELALERED BULL RENAULTNC
44LEWIS HAMILTONINGMERCEDESNC
19FELIPE MASSABRAWILLIAMS MERCEDESNC
10KAMUI KOBAYASHIJAPCATERHAM RENAULTNC
DSC3DANIEL RICCIARDOAUSRED BULL RENAULTNC
MELHOR VOLTANICO ROSBERGALEMERCEDES1:32.478volta 19
RECORDESEBASTIAN VETTELALERED BULL RENAULT RB71:23.52926/03/2011
MELHOR VOLTA MICHAEL SCHUMACHERALEFERRARI F20041:24.12507/03/2004


8 comentários:

Anônimo disse...

A FIA passou o final de semana toda alertando a RED Bull sobre o problema. Ela quis pagar pra ver. Se deu mal!

Marcelonso disse...

Pois é, mas o equipamento da FIA também apresentou inconsistência, dai o rolo.

abs

Unknown disse...

Compartilho da sua opinião, não tenho nada contra os motores turbo, e sim contra um pacote de mudanças exagerado (apesar de antecipado desde 2012, não podemos esquecer que de lá pra cá, a maioria das equipes que brigavam por vitórias utilizavam motores Renault, RBR e Lotus, contra Mercedes e Ferrari, obviamente retardando a produção do motor Renault devido a ter que focar entre o campeonato em disputa e o que viria a ser disputado apenas 2 anos a frente). Ou seja, domínio bem esperado e já antecipado por muitos especialistas da Mercedes, se é apenas pra trocar a equipe dominante, não vejo sentido.

Acredito que para os que estavam se revirando no sofá com as vitórias do Vettel, não vão ficar muitos anos mais sem ve-las, ou quem sabe corridas, pois surpreendemente o Ricciardo mostrou que o CARRO do Newey pra variar é excelente, deve ser o que possui maior pressão aerodinâmica e assim que o motor Renault estiver tinindo novamente, estará na briga.
De positivo pra mim ficou apenas ver que a Williams está com um ótimo carro, com bom ritmo de corrida o que pode ser bem importante, que pode render algumas vitórias pro Massinha, e quem sabe a disputa pelo título, caso Hamilton e Rosberg se matem?! Vale torcer né! hehe

De negativo limitações sem nexo esportivamente ao meu ponto de vista impostas pela FIA, limite de 15000 RPM e o cambio com a mesma relação de marchas pra todas as pistas.
Acho fundamental pro lado esportivo o ajuste da relação de marchas, que pode ser uma coisa bem individual e que pode até fazer a diferença tecnica em algumas pistas entre um piloto e outro, já sobre o limite de RPM, não preciso nem falar que é legal ver o som robusto do Turbo de volta e aqueles assobios, porém se isso tivesse unido a um motor com giros mais altos poderiamos ter sons bem mais atrativos tanto no autodromo como na tv, sim, eu sou um defensor ferrenho da era V10, e continuo achando que é a melhor opção esportiva pra categoria.

Outra coisa que me deixou um pouco preocupado foi a falta de ultrapassagens e a grande diferença entre os blocos (É só olhar a tabela de tempos ao final da corrida que vc postou) você nota uma diferença de quase 4 segundos entre um carro e outro ao final da corrida, o que é um indício das dificuldades que as equipes vem enfrentando pra se adequar ao regulamento, que normalmente causa equilíbrio, porém em muitos casos também aumenta a diferença, e eu temo pela segunda, que fere e praticamente mata todas as excelentes mudanças esportivas da categoria nos ultimos 4 ou 5 anos, com a volta do Kers, e a adição de zonas de ultrapassagem, que queira ou não tinham deixados as corridas muito mais legais e equilibradas.

Eu já não via um domínio tão grande da RBR na ultima temporada, vale lembrar que o Vettal não ganhou todas as corridas. e quem em várias pistas a RBR nao possuia o melhor carro. Pra resumir, até ano passado, tinhamos Red Bull, Mercedes, Ferrari e até a Lotus podendo arrancar vitórias.

O que podemos ver, não estamos nem perto de ter quatro carros com possibilidade de vitória no grid, portanto, apesar de ser a primeira corrida, até o momento as mudanças foram um tiro no pé.

Acho que não havia necessidade desse extremismo, talves apenas o novo limite aerodinâmico imposto aos carros, junto ao que já se havia feito nos anos anteriores, causasse um equilibrio de forças novamente, visto que a aerodinamica era o forte da RBR.

Essa é minha humilde opinião.

Anônimo disse...



' - Algum desavisado perguntará: Mas o Hamilton não largou na pole? Sim, largou. Só que em "tempos turbinados" seu carro não aguentou mais de cinco voltas. Acontece e acontecerá com frequência nesta temporada...'

Não entendi patavinas. Sim, largou na pole. ' largar na pole não quer dizer que vencerá a corrida. Tudo pode acontecer até um canguru passar na frente do pole na hora da largada ', dirá outro desavisado. O Mercedes do GH-1 é tão diferente do Mercedes do Niquinho ? Lembro que o campeão mundial contratado a peso de ouro é GH-1. Se quis dizer que ele é 'pé pesado', vacilou. " Parecia estar com 5 cilindros, aí resolvi abandonar e preservar o motor...", disse GH-1.

Esqueceu-se do maravilhoso Zaca em sua poderosa Williams, supercotado aqui e em toda mídia pindoramense.


Bom diiiiia, Marcelonso ! Tava sumido...



M.C.

Marcelonso disse...

MC,

Se vc não entendeu explico: Eu quis dizer que nos tempos atuais a quebra será uma constante, não tem nada haver com Hamilton. Não viaja...

Marcelonso disse...

Davi,

Agradeço sua participação nos comentários. Enriquecedores!

grande abraço e volte sempre;


Ron Groo disse...

Gostei da corrida apesar da regrinha...
Tomara que seja a tônica do ano.

Anselmo Coyote disse...

A Red Bull patrocinando o Fluminense seria perfeito. Em 2013 ambas as equipes ganharam no tapetão. Este ano a primeira já está lá novamente, desta vez tentando legalizar uma fraude.

E o Ricardinho da Red Bull, hein? Começou mal, mal até demais. Pela corrida? Não. Ele fez o que qualquer piloto faria - pegou um canhão e mostrou p/todos o que todos já sabiam, que com um canhão qualquer um pode ganhar com os pés nas costas.

Mas foi mal politicamente em relação ao queridinho da equipe. Imaginem o piti que o Seb está dando (choro de rir).

Mas alegria de pobre (a minha e a do garoto Ricciardo) dura pouco. Ou a FIA equaliza a bagaça, como no ano passado para a RBR ganhar tudo de novo ou o Newey resolve a coisa na prancheta. A segunda alternativa seria a melhor, mas o pobre Ricardinho terá seu brilho apagado com vários "multi-21" e "faster than you".

Mas o que está feito está feito. O garoto esfregou a "real" na cara do Tiãozinho que vivia posando de genial. Bem feito.

Abs.