- As maiores mudanças no regulamento na história da F-1 introduzidas nesta temporada tinham como objetivo nivelar, equilibrar, equalizar a disputa, não é verdade?
- Pois bem, a categoria mudou e continuou exatamente como estava. O que temíamos aconteceu. O dominio acachapante apenas mudou de cor, antes era azul, agora é prateado. A Mercedes está a quilometros da concorrência. Parece outra categoria, assim como em Le Mans, onde Audi e Toyota disputam uma categoria a parte fazendo miséria com os demais carros na pista.
- A entrada do safety car, provocada por Valteri Bottas, em dia iluminado, no fim das contas, acabou mascarando um pouco a superioridade da Mercedes. Ainda assim Rosberg recebeu a bandeira com a vantagem de 26s7 a frente da concorrência. O que convenhamos, não é pouco.
- Algum desavisado perguntará: Mas o Hamilton não largou na pole? Sim, largou. Só que em "tempos turbinados" seu carro não aguentou mais de cinco voltas. Acontece e acontecerá com frequência nesta temporada...
- A FIA pra variar fez mais uma das suas. Muitas horas depois, desclassificou Daniel Riccardo do segundo posto, por irregularidade no fluxo de combustível da Red Bull. Os rubro-taurinos vão recorrer é obvio. Mas não vai dar em nada.
- Como resultado todos os pilotos abaixo sobem uma posição. Ou seja, o pódio que você assistiu, não valeu. E vejam só, a Red Bull termina fora da zona pontos. Isso não acontecia desde o GP da Itália de 2012. Sim, porque Ricardão era o único carro que restava, após o abandono de Vettel...
- O surpreendente novato, Kevin Magnussen passou para a segunda posição e Jenson Button para o terceiro. Sim, Riccardo terá que entregar o troféu recebido a Magnussen. Como são as coisas, ano passado a McLaren não levou um troféuzinho sequer pra casa. Começa o ano levando dois...
- Na Wiliams, Valtteri Bottas foi surpreendente. O moleque guiou muito. E mesmo punido com cinco posições na largada e um pneu furado após bater no muro, terminou na quinta posição. Diria que foi o nome da corrida. É, Massa não terá aquela vida fácil que se imagina na Williams. E por falar no brasileiro, ele foi abalroado na traseira por Koba-san na primeira curva e ficou fora da corrida
- Pelas bandas da Ferrari, Alonso terá mais um ano duro pela frente. Apesar desta ter sido apenas a primeira corrida da temporada, duvido muito que o espanhol possa lutar pelo campeonato. Nem ele, nem Raikkonen...
- Finda a corrida inaugural realizada em Albert Park, algumas coisas aconteceram e outras não. O dominio avassalador da Mercedes se confirmou. A McLaren e principalmente a Williams renasceram. Mas é bom que se diga, não lutarão pelo campeonato. A Ferrari ficou na mesma e a Lotus será o fiasco da temporada.
- Por outro lado, a quebradeira generalizada dos novos carros que se imaginava, não aconteceu. Vinte e dois carros largaram e quinze chegaram ao final.
- Na próxima corrida, teremos a oportunidade de comprovar se tudo o que vimos até agora foi pontual ou será regra. Na minha modesta opinião será regra.
Abaixo a classificação,
1 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:32:58.710 | 56 voltas | |
2 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES | +26.777 | ||
3 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN MERCEDES | +30.027 | ||
4 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI | +35.284 | ||
5 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | +47.639 | ||
6 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | +50.718 | ||
7 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | +57.675 | ||
8 | 25 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TORO ROSSO RENAULT | +1:00.441 | ||
9 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT | +1:03.585 | ||
10 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | +1:25.916 | ||
11 | 99 | ADRIAN SUTIL | ALE | SAUBER FERRARI | +1 volta | ||
12 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI | +1 volta | ||
13 | 4 | MAX CHILTON | ING | MARUSSIA FERRARI | +2 voltas | ||
17 | JULES BIANCHI | FRA | MARUSSIA FERRARI | +8 voltas | |||
8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS RENAULT | NC | |||
13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS RENAULT | NC | |||
9 | MARCUS ERICSSON | SUE | CATERHAM RENAULT | NC | |||
1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | NC | |||
44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | NC | |||
19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | NC | |||
10 | KAMUI KOBAYASHI | JAP | CATERHAM RENAULT | NC | |||
DSC | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | NC | ||
MELHOR VOLTA | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:32.478 | volta 19 | ||
RECORDE | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT RB7 | 1:23.529 | 26/03/2011 | ||
MELHOR VOLTA | MICHAEL SCHUMACHER | ALE | FERRARI F2004 | 1:24.125 | 07/03/2004 |
8 comentários:
A FIA passou o final de semana toda alertando a RED Bull sobre o problema. Ela quis pagar pra ver. Se deu mal!
Pois é, mas o equipamento da FIA também apresentou inconsistência, dai o rolo.
abs
Compartilho da sua opinião, não tenho nada contra os motores turbo, e sim contra um pacote de mudanças exagerado (apesar de antecipado desde 2012, não podemos esquecer que de lá pra cá, a maioria das equipes que brigavam por vitórias utilizavam motores Renault, RBR e Lotus, contra Mercedes e Ferrari, obviamente retardando a produção do motor Renault devido a ter que focar entre o campeonato em disputa e o que viria a ser disputado apenas 2 anos a frente). Ou seja, domínio bem esperado e já antecipado por muitos especialistas da Mercedes, se é apenas pra trocar a equipe dominante, não vejo sentido.
Acredito que para os que estavam se revirando no sofá com as vitórias do Vettel, não vão ficar muitos anos mais sem ve-las, ou quem sabe corridas, pois surpreendemente o Ricciardo mostrou que o CARRO do Newey pra variar é excelente, deve ser o que possui maior pressão aerodinâmica e assim que o motor Renault estiver tinindo novamente, estará na briga.
De positivo pra mim ficou apenas ver que a Williams está com um ótimo carro, com bom ritmo de corrida o que pode ser bem importante, que pode render algumas vitórias pro Massinha, e quem sabe a disputa pelo título, caso Hamilton e Rosberg se matem?! Vale torcer né! hehe
De negativo limitações sem nexo esportivamente ao meu ponto de vista impostas pela FIA, limite de 15000 RPM e o cambio com a mesma relação de marchas pra todas as pistas.
Acho fundamental pro lado esportivo o ajuste da relação de marchas, que pode ser uma coisa bem individual e que pode até fazer a diferença tecnica em algumas pistas entre um piloto e outro, já sobre o limite de RPM, não preciso nem falar que é legal ver o som robusto do Turbo de volta e aqueles assobios, porém se isso tivesse unido a um motor com giros mais altos poderiamos ter sons bem mais atrativos tanto no autodromo como na tv, sim, eu sou um defensor ferrenho da era V10, e continuo achando que é a melhor opção esportiva pra categoria.
Outra coisa que me deixou um pouco preocupado foi a falta de ultrapassagens e a grande diferença entre os blocos (É só olhar a tabela de tempos ao final da corrida que vc postou) você nota uma diferença de quase 4 segundos entre um carro e outro ao final da corrida, o que é um indício das dificuldades que as equipes vem enfrentando pra se adequar ao regulamento, que normalmente causa equilíbrio, porém em muitos casos também aumenta a diferença, e eu temo pela segunda, que fere e praticamente mata todas as excelentes mudanças esportivas da categoria nos ultimos 4 ou 5 anos, com a volta do Kers, e a adição de zonas de ultrapassagem, que queira ou não tinham deixados as corridas muito mais legais e equilibradas.
Eu já não via um domínio tão grande da RBR na ultima temporada, vale lembrar que o Vettal não ganhou todas as corridas. e quem em várias pistas a RBR nao possuia o melhor carro. Pra resumir, até ano passado, tinhamos Red Bull, Mercedes, Ferrari e até a Lotus podendo arrancar vitórias.
O que podemos ver, não estamos nem perto de ter quatro carros com possibilidade de vitória no grid, portanto, apesar de ser a primeira corrida, até o momento as mudanças foram um tiro no pé.
Acho que não havia necessidade desse extremismo, talves apenas o novo limite aerodinâmico imposto aos carros, junto ao que já se havia feito nos anos anteriores, causasse um equilibrio de forças novamente, visto que a aerodinamica era o forte da RBR.
Essa é minha humilde opinião.
' - Algum desavisado perguntará: Mas o Hamilton não largou na pole? Sim, largou. Só que em "tempos turbinados" seu carro não aguentou mais de cinco voltas. Acontece e acontecerá com frequência nesta temporada...'
Não entendi patavinas. Sim, largou na pole. ' largar na pole não quer dizer que vencerá a corrida. Tudo pode acontecer até um canguru passar na frente do pole na hora da largada ', dirá outro desavisado. O Mercedes do GH-1 é tão diferente do Mercedes do Niquinho ? Lembro que o campeão mundial contratado a peso de ouro é GH-1. Se quis dizer que ele é 'pé pesado', vacilou. " Parecia estar com 5 cilindros, aí resolvi abandonar e preservar o motor...", disse GH-1.
Esqueceu-se do maravilhoso Zaca em sua poderosa Williams, supercotado aqui e em toda mídia pindoramense.
Bom diiiiia, Marcelonso ! Tava sumido...
M.C.
MC,
Se vc não entendeu explico: Eu quis dizer que nos tempos atuais a quebra será uma constante, não tem nada haver com Hamilton. Não viaja...
Davi,
Agradeço sua participação nos comentários. Enriquecedores!
grande abraço e volte sempre;
Gostei da corrida apesar da regrinha...
Tomara que seja a tônica do ano.
A Red Bull patrocinando o Fluminense seria perfeito. Em 2013 ambas as equipes ganharam no tapetão. Este ano a primeira já está lá novamente, desta vez tentando legalizar uma fraude.
E o Ricardinho da Red Bull, hein? Começou mal, mal até demais. Pela corrida? Não. Ele fez o que qualquer piloto faria - pegou um canhão e mostrou p/todos o que todos já sabiam, que com um canhão qualquer um pode ganhar com os pés nas costas.
Mas foi mal politicamente em relação ao queridinho da equipe. Imaginem o piti que o Seb está dando (choro de rir).
Mas alegria de pobre (a minha e a do garoto Ricciardo) dura pouco. Ou a FIA equaliza a bagaça, como no ano passado para a RBR ganhar tudo de novo ou o Newey resolve a coisa na prancheta. A segunda alternativa seria a melhor, mas o pobre Ricardinho terá seu brilho apagado com vários "multi-21" e "faster than you".
Mas o que está feito está feito. O garoto esfregou a "real" na cara do Tiãozinho que vivia posando de genial. Bem feito.
Abs.
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