13 de outubro de 2014

Volvo Ocean Race - Largada


Reprodução: Portal O Sol Diário


Considerada a Fórmula 1 dos mares, a Volvo Ocean Race começou de verdade neste sábado em Alicante, na Espanha. A largada das sete equipes ocorreu às 9h (horário de Brasília) em clima de alegria, impulsionada pela forte presença da torcida e a típica emoção da despedida. Horas antes dos times partirem, o público já lotava a Vila da Regata. O clima era de festa, com muita cor espalhada pela área de 40 mil metros quadrados que recebeu a largada da competição.
Quando o desfile dos velejadores começou, os olhares se voltaram para o corredor montado pela segurança para a passagem dos atletas, em mais um momento de despedida. A primeira equipe a cruzar a multidão foi a Vestas, da Dinamarca. Na sequência, vieram os queridinhos da torcida, os meninos do barco espanhol Mapfre. Depois passaram Alvimedica, da Turquia e EUA, Dongfeng, da China, Brunel, da Holanda, Abu Dhabi e SCA, da Suécia. Muitos velejadores fizeram questão de desfilar com os filhos, como o atleta Gerd-Jan Poortman, da Brunel.
As equipes de apoio também foram saudadas pela torcida e logo que todos chegaram aos barcos começou uma série de entrevistas. Telões espalhados pela Vila da Regata transmitiam cada detalhe, inclusive um dos momentos mais emocionantes. Ao lado das embarcações, se viam os últimos beijos nas esposas antes da partida e os abraços apertados nos filhos. Caroline Fonseca, mulher do atleta catarinense, ficou com o marido em Alicante nos últimos dias e vai reencontrá-lo na maioria das paradas da regata.
Em alto-mar
Embora a largada estivesse marcada para as 14h no horário local (9h no Brasil), os barcos saíram do porto cerca de duas horas antes. Isso porque primeiro houve uma prova de exibição, para que o público pudesse acompanhar um pouco do desempenho do barco. No horário inicialmente previsto, todos já estavam longe da costa e largaram rumo ao Atlântico Sul. O trecho entre Alicante, na Espanha, até a Cidade do Cabo, na África do Sul, é de quase 12 mil quilômetros e deve ser percorrido em 25 dias. No caminho são esperados ventos fortes, especialmente na passagem por Gibraltar.
— Eu acho que a saída de Gibraltar deve ser bastante complicada. Acredito que a estratégia das equipes será evitar que um barco se desgarre da flotilha. Normalmente, quem sai primeiro tem a vantagem de entrar no vento antes, abrindo vantagem para os demais. A regata pode ser definida nesse trecho —, avaliou Bochecha.
A partir de agora, quem chegar primeiro em cada uma das paradas marca menos e não mais pontos. Portanto, o vencedor de uma etapa recebe um, o segundo colocado, dois pontos, o terceiro, três, e assim até o sétimo barco. Dessa forma, vai vencer a regata de volta ao mundo quem chegar a Gotemburgo, na Suécia, com o menor número de pontos somados.

A primeira etapa
Entre Alicante e Cidade do Cabo, os competidores percorrerão aproximadamente 12 mil quilômetros pelo Mediterrâneo e o Atlântico. Em uma conta simples, o trajeto representa 17% de toda a competição. A previsão é de, pelo menos, 23 dias de travessia.
O desgaste pelas mais de 550 horas de velejada gera uma perda média diária de 6 mil calorias por atleta. E não há nada de luxo a bordo, pois o peso da embarcação faz a diferença na navegação: cada velejador leva apenas uma bolsa com pouca roupa e produtos de higiene pessoal e mais nada.

7 comentários:

Anônimo disse...

Quando começam a ter o mesmo casco, mesma vela, como em certas categorias automobilísticas, a mesma 'bolha', o mesmo motor... iiiihhhh, a grana tá curta, a vida tá dura mas um tiro só não vai me derrubar, não !
Esperava os catamarãs mas tudo bem, sou exigente e adoro tecnologia.
Tô torcendo pelas mulheres já que na política daquiiii, quero vê-las longe da presidência. Uma já dançou.
Pô, 163 m² ? Tremenda planta de um 3 quartos !

Antes que eu me esqueça porque você se esqueceu.


HAAAAAAAAMILTON !

Nada sobre o afobadinho Penélope e sua fritada de pneu.


Dil máááá !
Dilma, Dilma, Dilma Dilma band...

Lobão deixou. Causa nobre.




M.C.

Anônimo disse...

Marcelonso, já passaram pelas Colunas de Hércules. Já estão no Atlântico.


M.C.( o seu repórter na Volvo Ocean Race )

Anônimo disse...

Team Alvimedica na frente seguido pelo team Vestas( seriam eles - a tripulação - virgens ? Eu, hein ?) mas todos muito próximos em termos náuticos. Team Sca, das mulheres que não são vestais, acho, em último. Engraçado, estão muito, muito próximos da costa africana( Marrocos ?) e indo para as Canárias, presumo, porém, os portugas - grandes navegadores das antigas, o pá - ensinaram que é preciso se afastar da corrente de Bengala indo na direção do nosso país para pegar a corrente do Brasil que é de 'descida'... Aaaaah, entendi. Eles estão na corrente das Canárias, que 'desce'...

Maneiro, mermão ! Que tal fazermos um grupo e pegarmos um barcão desses na próxima Volvo Ocean ? Eu, você, Seth Rogen e seu alter ego, Rubs Cascata. TW e Thomas, O Sumido. Juanh, que quer um mundo melhor... qualquer coisa, a gente joga ele nas Falklands.
Se o pau comer, a gente desvia para Ipa ou para uma praia catarinense qualquer. Antes, deixamos Seth Cascata Rubs Rogen em Franco da Rocha, deve ter uma subida qualquer até lá indo pela foz do Paraíba do Sul. Vamos ganhar um monte de gatas chegando com um barcão desses, hein ?, Marcelonso...




M.C.( o seu reposter na Volvo Ocean)

Thomas disse...

Hahahahahaaa...tô nessa... hahahahaa...

Marcelonso disse...

Só falta batizar a embarcação agora!


abs

Anônimo disse...

SEPÑV
Olê-Olê-Olá...

... eeeu chego lááááá !

Se Essa Polla Não Viráááá( SEPÑV ), abreviado, para dar um ar de coisa séria, entendem ?
Óh, lá. SCA... Alvimedica... Dongfeng... Tem HSBC, RBR, TAM... BNDES( HA...), SEPÑV !

Bom, bem embaixo da abreviação( ou abreviatura) da frase, o ' Olê, Olê, Olá '. Os brasileiros logo entenderão. Alguns portugas, também.

Talvez fique conhecido por Olê- Olê-Olá. Vai pegar. ' O Olê-Olê-Olá virou... em direção à costa do pernambucana. Foi visto com algumas moçoilas que embarcaram em Fernando de Noronha. Seth Rogen, o nosso grande timoneiro, e cozinheiro, por mau comportamento a bordo, é visto na gávea do Olê-Olê-Olá pedindo socorro ! Seu capitão, um blablazeiro sem razão, diz que pretende voltar a regata após duas semanas em Porto de Galinhas'.
E assim, o SEPÑV Olê-Olê-Olá, conhecerá os sete mares.

Esses barcões não têm gávea mas o nosso terá. Questão de economia. Usaremos astrolábios... Nada de GPSs.
E de madeira... Carvalho. O problema será invadir o Jardim Botânico... Tem muita madeira boa lá.


M.C.

Thomas disse...

...hahhaha... esse M.C. é um figuraço... hahahahaa...