4 de novembro de 2014

Amyr Klink em Itajai


Reprodução: Portal O Sol Diário

Evento integrado à Marejada 2014, o Le Salon – Salão Náutico Internacional de Itajaí, traz dentro da programação no Pavilhão do Centreventos a exposição "Linha D’Água", do velejador Amyr Klink.

A mostra reúne 30 fotografias do acervo do navegador, que, além de ter realizado mais de 40 viagens oceânicas, tornou-se referência nacional quando se fala em consumo consciente, especialmente da água. O projeto Linha D’Água em Itajaí foi viabilizado através da Lei Rouanet.

O Projeto Linha D’água

Quantos litros de água você gasta por dia? A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que cada pessoa gaste, somando suas atividades domésticas e de higiene, de 50 a 100 litros diários. O mundialmente respeitado navegador brasileiro passou 100 dias num barco a remo consumindo 2,7 litros de água por dia, e garante que foi suficiente.

Estas e outras curiosidades fazem da exposição um programa imperdível. "Linha D’Água" é dividida em três módulos, que remetem aos três barcos usados por Amyr Klink em algumas de suas principais expedições: barco a remo I.A.T., Paratii e Paratii II.

Ao todo são 30 fotos das expedições do velejador, dispostas em painéis que também contém textos sobre as viagens. Todo o material expositivo é montado em base sustentável, seguindo assim os princípios do projeto, de estimular a reflexão sobre consumo consciente.

Os visitantes da exposição, patrocinada pela Volvo, vão poder conhecer de perto o barco original I.A.T., com o qual Amyr realizou a travessia do Atlântico Sul a remo. Em 2014, completam-se 30 anos da viagem. Ela durou 100 dias e até hoje, Amyr é o único homem do mundo a realizar esta façanha.

Ele estará em Itajaí no dia 7 de novembro, para uma palestra gratuita às 17h. Na palestra, Amyr Klink fala sobre as estratégias ligadas ao consumo d'água, mostrando que planejamento, precisão e consciência são fundamentais.

Ao longo de 30 anos, já tem em seu currículo mais de 2,5 mil palestras, no Brasil e exterior. A palestra vai acontecer no Auditório do Centreventos, com entrada franca, mas para participar é preciso imprimir um "vale-palestra", já disponível no site dcolor.art.br/ingressos.

Serviço

Exposição Linha D´Água 

Quando:
 5 a 10 de novembro
Onde: Centreventos Itajaí (Avenida Beira-rio, 303, Centro)
Quanto: gratuito

Palestra com Amyr Klink

Quando:
 7 de novembro, 17h
Onde: Auditório do Centreventos (Avenida Beira-rio, 303, Centro)
Quanto: gratuito, mediante retirada de vale-ingresso no site dcolor.art.br/ingressos

Um comentário:

Anônimo disse...

Não. desculpe-me, Marcelonso. Desculpe-me Amir Klink mas tentar colocar na nossa conta o problema da água, sinceramente.
Todos nós, se temos ou tivemos pais responsáveis, sabemos que devemos poupar água desde criancinha. Eu falo a verdade. Já desperdicei água várias vezes. Uma das vezes numa guerra de água com uma mangueira num calor de 45° e uma ex-namorada, lá, me zoando, quando lavava o carro. Pronto, molhei ela todinha... E ela pegou um balde cheio d´água e jogou em mim ! Que pecaaaado mortal ! Não somos robôs. Ficou na minha memória. Vivemos disso. De momentos felizes. E infelizes. O que acontece são governantes irresponsáveis. Maus administradores. A superpopulação nas grandes cidades de países subdesenvolvidos. Nunca houve a seca que está acontecendo no sudeste ? Sabe onde ocorre os choques das frentes frias( baixa pressão) com as frentes quentes( alta pressão) no Brasil ? Em cima de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro... No Paraná, escutamos sobre tornados, não ? Corredor de tornados no Brasil... Nos EUA, são filmados. São mais poderosos, é verdade. Bom, o tal do choque. Às vezes, a alta pressão é tão forte que desvia as frentes frias para o mar bem em cima da sua querida Santa Catarina. Às vezes, a pressão baixa é fortíssima e temos frio até no norte de Minas. O que ocorre no cantareira é que a falta de chuvas prolongadas NA região do sistema que fez com que os paulistanos e vizinhos sofressem com a possível total falta d'água. Ontem mesmo choveu na serra da Cantareira. Seth Rogen tomou uma chuvarada forte na cabeça em Franco da Rocha ! Os dados coletados são de mais de 100 anos justamente quando São Paulo começou a crescer desordenadamente ! O Rio de Janeiro cresceu desordenadamente. O Guandú aguenta ? Nããão ! O Guandú se tornou bastante caudaloso após a transposição das águas do rio Paraíba do Sul( que só tá pedra !), sabia ? Os vovôs pensaram nos netos e bisnetos... Todos pedem água ! Precisamos de água ! Mas os populistas são contra certas coisinhas e a favor de outras. A favor - Migração do nordeste e norte pro sul. Votos e mais votos de cabresto nas cidades grandes ! Contra - Porque nunca resolveram o problema da seca no Nordeste ? Tem deserto por aí que produz comida e até vinho ! A transposição do Rio São francisco, como está ? Sou a favor das contas de água nos prédios individualmente. Sou a favor da privatização da CEDAE( empresa de águas e esgotos daqui. Incompetentíssima comandada por um incompetente. Canos estoram com chafarizes de 20 metros ou mais todos os dias). Sou a favor da transposição do São francisco e do Amazonas e do ca..lho a quatro ! Não para expulsar os nordestinos ou nortistas e sim para um nordeste para todos os brasileiros. Um estudo que li há mais de 15 anos dizia que uma cidade com mais de 7 milhões de habitantes tende a entrar em colapso salvam-se Nova York e Tóquio. Grande Rio e Grande Sampa tem quantos moradores e trabalhadores ? Hein ? E tem a dessalinização do mar. Tecnologia ainda cara mas que muitos países já utilizam. Klink falará sobre isto ? Pergunta prá ele !
Na minha conta, não. Não está faltando água no mundo. Só falta em países subdesenvolvidos governados por incomPTentes populistas e aí esquerdóides melancias se manisfestam.
Suéllen ! Liga a jacuzzi !


M.C.