29 de março de 2015

GP da Malásia - Pitacos da corrida

Dessa vez não foi a chuva que trouxe surpresas em Sepang. Foi a Ferrari...

Ainda que a Ferrari não tenha a melhor máquina do grid, neste domingo, os italianos comprovaram que um pouco de sorte, com uma boa dose de inteligência, somada ao talento de um piloto como Vettel, é possível derrotar a toda poderosa Mercedes.

Por falar na Mercedes, a equipe alemã atirou no próprio pé por duas vezes.

A primeira aconteceu logo no início da prova, após a entrada do safety car provocado por Ericsson.

Ao invés de manter um piloto na pista enquanto outro realizava a troca de pneus, os alemães optaram por estratégias idênticas.
Resultado, Rosberg perdeu tempo esperando a troca de Hamilton...

Enquanto os dois carros prateados permaneciam nos boxes, Vettel seguia na pista abrindo vantagem...

O segundo erro capital dos alemães aconteceu na última parada de seus pilotos.

No momento em que deveriam manter os dois carros na mesma estratégia de pneus, optaram pela diversificação. Composto macio para Rosberg e duro para Hamilton...

Para Rosberg era a estratégia correta, mas não para Hamilton. Tanto que o piloto reclamou com seu engenheiro após o pitstop. Ficou claro que seria impossível descontar a diferença construída por Sebastian Vettel calçando pneus duros. Desgraça de uns sorte de outros, alguém diria...

Aproveitando a oportunidade que se apresentou, Sebastian Vettel seguiu firme para ser o primeiro piloto a receber a quadriculada em terras malaias. O jovem tedesco conquistou a sua primeira vitória em sua nova casa, a 40ª da carreira. A sua frente em números de vitórias estão apenas Senna (41), Prost (51) e Schumacher (91). E tem gente que duvida do talento desse garoto...

O casamento de Sebastian Vettel e a Ferrari não poderia ter começado de maneira melhor. Um pódio em Melbourne e uma vitória na Malásia. De quebra, o jovem alemão tirou a equipe italiana da seca que já durava 34 GPs. Foi uma vitória emblemática.

Por fim é preciso dizer, o que assistimos hoje não acontecerá com a frequência que gostaríamos ao longo do campeonato. A Mercedes continua muito forte, não se engane. Hoje foi uma situação pontual.

De todo modo, serviu para mostrar que a Ferrari é sem dúvida alguma a segunda força no grid.

8 comentários:

Ron Groo disse...

Já começo achar que pode sim acontecer outras vezes...
Basta ver Raikkonen que largou mal, caiu bastante, furou pneu, voltou a cair e ainda chegou em 4...
O carro rosso é bom.

Thomas disse...

Queira ou não a Ferrari ressuscitou. Agora é esperar pelo próximo GP, para certificarmos de que a F1 deste ano, não terá aquela monotonia do ano passado.

Anônimo disse...

Bem... Bom... Tá bem. O Mengão das pistas voltou a vencer após 33 corridas, ou seja, desde 2013 ! Parabéns... Para béns ! Hoje é o seu dia, que dia mais fe li iz !
Agora, sabicumé, né ?
' Precisamos de público. O Grobope mundial está ralim, ralim... Então, façamos a Mercedoca errar, com aspas, entendem ?, para o adversário, o mais querido e nosso amigão, voltar a vencer '! Bom, não adianta, máFIA. Só os tontos comemorarão. A última troca, pneus duros ! Duuuuros , foi demais para a minha kaxuleta ! Esperava os médios... GH-2 ficou sem chance arguma ! Estava eu, com um olho aberto e outro fechado, um sono danado, perdi a Suéllen mas vi o teatrinho da F1 voltar !
Que tragicomédia romana ! Quer dizer, tragédia carameliana ! Eurípedes, Rubs ?
E ainda ver um alemão dar uma de caipira no pódium...

A vontade do Penélope de correr, ai, ai... Ordens são ordens, pimpolho.




M.C.

Net Esportes disse...

A diferença será assim, com erros da Mercedes, com corridas atípicas como dias de chuva ou outros fatores. A Mercedes segue forte, mas a Ferrari mostrou que se eles vacilarem ela passa por cima!

Rubs disse...

Monsieur Marcelonsô, o casamento Vetélico-Ferrariano indica que o primogênito herdeiro está definido. Só preciso de mais uns seis GPs para formar a opinião de que o conjunto técnico piloto-carro foi determinante para a vitória ou se a mesma se deveu a fatores fortuitos.

M.C. A CVC-Ecclestone contratou uma empresa de consultoria para aumentar a arrecadação do esporte: a Joseph Dirteus Lobbying.

TW disse...

Vettel foi cirúrgico na corrida de ontem, sem falhas, assim como a Ferrari - quem diria.

E é bom você deixar isso claro; a situação de ontem não coloca a Ferrari como equipe capaz de brigar, em todas as provas, com a Mercedes. Foi algo mais pontual, embora a melhora da Scuderia seja notória e ela figure como a segunda força hoje dentro da F1.

Anônimo disse...

O Zeh Dizseu !
Perfeito para o momento !

Caro Rubs, o teatrinho da F1 precisa dele ! Tio Bernie necessita do apoio da super consultoria de um homem só, um super homem !, porque, comprar os engenheiros e mecânicos da Mercedoca não é tarefa nada fácil. Fazê-los jogar contra a própria equipa, como aquela enorme cagada pneumática vista no domingo, realmente...
A consultoria já está em pleno vapor e dentro do lava jato ! Morô ?
Digo. O encontro se deu em Cuba.
Mafiosíssimo encontro. Tio Bernie e o senhor Dizseu. Tipo filme de gangsters mesmo ! À meia noite, em ponto. Dizem que um velho senil, barbudo, com charuto na boca e um treiningui da Ardidas presenciou o encontro. Disseram que o encontro se deu num porto.
Porto de Mari El... Marcado com um ponto vermelho numa imensa letra E de um misterioso autidor de sigla enigmática para o povo de Cuba !
' Após o B, o N e o D. Antes do S. Cumpanhero, E, de ixquerda...', disse um sorturno barbudinho baixinho, o temível Novededo !, após ler pausadamente um bilhete com estes dizeres com letras garrafais porque ler não é o forte dele, com um Zeh Dizseu atento. Os dois, saindo de um jatinho - do Aique ? - que permaneceu com os motores ligados o tempo todo e, ambos, amigos do barbudão, o mafioso de treiningui Ardidas....
Um horror !
Tio Bernie foi com a máFIA em peso, num avião cargo porque não é vacilão. E levou também uma turma de Caramello com a cara do feia do Comendador do Império Cavallino num estandarte tipo do império romano...
Parecia escola de samba descendo do cargo mas, tudo bem.
Tudo correu bem, Rubs.
Vinho, churrasco( Novededo levou a melhor carne de um frigorífico daqui ! Tonni, o Rhamos, estava lá para entreter a rapeize ! O nosso Sinatra !), charutos e muita mulher pelada.


M.C.

Rubs disse...

Adorei o enredo, M.C. Tens talento para roteirista. Aliás, ouvi dizer que os gringos se inspiraram em Dirteus e na besta 999-fingers para compor a personagem de Frank Underwood. Depois do "mais curandeiros", inventaram o "mais drogados da pátria educadora". Mais votos, M.C. Contragolpe.
http://bit.ly/1GIQo2D
Aqui no Arraial, tá quase igual. Roubaram o controle do meu ar condicionado. Pode? Teria de fazer licitação para comprar outro. Pode? Preço: 300 mirréis. Comprei um universal pode 30... com dinheiro do bolso. Por quanto não terá saído cada bloco construído pelo Reuni? Engana-se quem pensa que o único abismo do mundo é a Petropó.
Nixon foi um escoteiro mirim, evangélico, que gravou umas fofocas sem autorização e foi posto para correr.
Vamos inaugurar o "mais pilotos" com a nova carga tributária. Viva!