15 de julho de 2015

No Túnel do Tempo - Alfa Romeo

A equipe Alfa Romeo tem uma história curiosa na F1.

Nos primórdios da categoria, mesmo após conquistar dois titulos seguidos - Nino Farina (1950) e Juan Manuel Fangio (1951) a equipe se retirou da F-1, em 1952.

Nove anos depois, os italianos decidem regressar a categoria máxima do esporte a motor, dessa vez apenas fornecendo motores para algumas escuderias, entre elas a Cooper. No entanto, os propulsores não eram competitivos, e assim durante praticamente uma década, os italianos foram relegados ao segundo plano. Sem obter resultados positivos, a Alfa Romeo novamente se retira da categoria.

Até que em 1976 regressa novamente ao esporte, dessa vez fornecendo motor exclusivamente para a Brabham. Dois anos depois, a parceria renderia o vice-campeonato de construtores aos italianos.

Conquista essa que motiva a Alfa Romeo a voltar como equipe no ano seguinte, em 1979. No entanto, a escuderia não conseguiu somar nenhum ponto em sua temporada de regresso...

Os italianos insistiram por mais seis temporadas, no entanto, os bons resultados jamais apareceram e sem eles decidem então abandonar a ideia de equipe própria na F-1, ao final da temporada 1985.

Ainda assim a Alfa Romeo permaneceu por mais três anos fornecendo motores para modesta equipe Osella, sem sucesso. A publicidade negativa gerada pela falta de resultados, fez com que os italianos resolvessem deixar a categoria de forma definitiva, em 1988.


O modelo que ilustra o post é o Alfa Romeo 177 - utilizado na temporada 1979. Projeto totalmente italiano - chassi, motor e piloto.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a 'aula', Marcelonso, só que, em 1978, a Brabham- ALFA Romeo foi terceira no mundial. Ferrari foi segunda nos construtores. Mesmo assim, excelente resultado. 1979 foi péssimo para a equipa devido uma tremenda rasteira que a FIA deu na Brabham em 1978. Gordon Murray, o gênio roqueiro, criou o BT46b 'fan car' que voou no GP da Suécia de 1978, com Lauda. Estamos falando do ano que quem dominou foram as lobas Lotus mesmo com a morte do sueco voador ! Aí, minha querida Itajaí, perdemos mais uma grande evolução na categoria e ganhamos um inimigo de grande potencial mortífero para a categoria elite do esporte a motor !
O nosso maldoso dirigente favorito, Tio Bernie !
Que tem como seu parceiro número um, Seth Rogen. Mas esta é outra história.


http://www.carmagblog.co.za/wp-content/uploads/2012/09/Brabham-BT46B.jpg

O treco, o ventilador, sugava o ar que passava debaixo do carro.
Loucuuuura para a época !
Eu não disse, pro Rubs Cascata, que roqueiro tem que ser selvagem ? Seu Gordon era ! Iéééééé ! Criou isso aí quando escutava Zé De Lepelin !

http://pluto.jhuapl.edu/Multimedia/Science-Photos/pics/nh-plutosurface.png

Primeira foto de Plutão. Tem montanhas maiores que as do Brasil !
Mais um vexame... Mais de 3 mil metros. Pico da neblina tem 2993 metros.

Ai, ai...



M.C.

Ron Groo disse...

Il cuore no bico... Se tivesse ficado desde sempre, sem ter abandonado nunca, rivalizaria com a Ferrari

Juanh disse...

Hermoso 177 de Alfa Romeo; ese coche apareció en 1977, luego de dos años de test debutó en la F1, ya acompañado por el nuevo Alfa Romeo 179.
Abrazo!